Thomas Hermes vence categoria Júnior na praia Grande. Foto: Daniel Smorigo. |
Com a vitória na disputa entre equipes, os catarinenses conquistaram o tetracampeonato brasileiro e comemoram bastante.
Nas categorias individuais, quatro atletas já haviam garantido o título. O catarinense Thomas Hermes, na categoria Open, o paulista Jefferson Silva, na Júnior, e a paraibana Diana Cristina, na Feminino Júnior, já chegaram ao litoral paranaense como campeões do brasileiro amador.
Hermes chegou à Ilha do Mel com o título Open garantido por antecipação. Foto: Daniel Smorigo. |
O paulista Wiggolly Dantas confirmou o título na Mirim no último sábado, após a derrota do baiano Franklin Serpa, único adversário que ameaçava a sua conquista.
A badalada galeria de campeões do principal circuito de surf amador do País foi completada neste domingo.
Numa disputa acirrada pelo título, a pernambucana Monik Santos ficou à frente da carioca Gabriela Teixeira na etapa e superou a rival por apenas nove pontos de diferença no ranking final.
O último campeão nacional a ser definido foi o paulista Matheus Toledo, que ficou em segundo na etapa e ultrapassou seu companheiro de equipe Miguel Pupo.
As disputas pelas vitórias na etapa também foram intensas. Na Feminino Júnior, as paranaenses Nathalie Martins e Bruna Schimitz fizeram dobradinha no pódio.
Com uma boa onda surfada de backside, Nathalie arrancou nota 7.00 dos juízes e garantiu a vitória, deixando para trás Bruna, Gabriela Teixeira (RJ) e Luana Coutinho (SP).
O paulista Miguel Pupo levou a melhor na Mirim, batendo seus companheiros de equipe Magno Pacheco (2o) e Fabrício Caraça (4o), além do catarinense Alejo Muniz, terceiro colocado.
As meninas voltaram a entrar em cena na praia Grande. Com uma virada nos últimos instantes da bateria, a catarinense Gabriela Leite conseguiu sua primeira vitória no brasileiro amador. O vice ficou com a pernambucana Monik Santos, seguida pela carioca Gabriela Teixeira e a paulista Luana Coutinho.
Na Júnior, o catarinense Thomas Hermes derrotou seus conterrâneos Alejo Muniz (2o) e Giancarlo Zampieri (4o), com o paulista Fabrício Caraça ficando em terceiro lugar.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do Maresia Brasileiro na Ilha do Mel.
##
Miguel Pupo, campeão da categoria Mirim na etapa. Foto: Daniel Smorigo. |
O paranaense Peterson Crisanto, o “Urso”, levou o público ao delírio com uma belíssima vitória na Iniciante. Na final, Peterson levou a melhor sobre os paulistas Matheus Toledo e Nathan Brandi, além do catarinense Cauê Wood. Foi a primeira vitória de “Urso” no brasileiro amador.
Peterson Crisanto fez uma bela apresentação na categoria Iniciante. Foto: Daniel Smorigo. |
A categoria Open foi vencida pelo carioca Eduardo Rolins, que pegou duas boas esquerdas na bateria para superar os catarinenses Thomas Hermes (2o) e Gustavo Schilickman (4o), além do baiano Bruno Galini, terceiro colocado.
Além de definir os campeões da temporada, a quarta e última etapa serviu para confirmar os nomes dos integrantes da equipe brasileira no ISA World Junior Surfing Championships, mundial para atletas com até 18 anos que acontece de 9 a 16 de outubro em Huntington Beach, Califórnia (EUA).
Na categoria Júnior, foram classificados Jefferson Silva (SP), Thomas Hermes (SC) e Alejo Muniz (SC). O cearense Pablo Paulino, atual campeão mundial Pro Junior, foi convidado pela Confederação Brasileira de Surf.
A Mirim conta com Wiggolly Dantas (SP), Franklin Serpa (BA), Johnny Max (RN) e Miguel Pupo (SP). Na Feminino Júnior, defendem a bandeira verde-amarela as atletas Diana Cristina (PB), Luana Coutinho (SP), Gabriela Teixeira (RJ) e Nathalie Martins (PR).
O circuito é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBS) e tem supervisão do Ministério do Esporte e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB). O patrocínio é da Maresia Boardtech, com divulgação do site Waves.Terra e revista Fluir.
Além da Maresia, a etapa paranaense contou com os patrocínios da Prefeitura Municipal de Paranaguá e Fundação Municipal de Turismo (FUMTUR) e Paraná Esporte.
A realização ficou por conta da Federação Paranaense de Surf (FPS), com apoio da Gretta Silk, Associação de Surf de Paranaguá (ASPGUA), Associação dos Surfistas de Cristo do Paraná (ASCPR), R Gutierres Surf Shop, Governo do Paraná, VI Fiberglass, Paraná Esporte, pranchas Wave Star, Saturno Tecnologia, Ligados & Sarados e Maxi Mundial.
Clique aqui e confira a galeria de fotos do Maresia Brasileiro na Ilha do Mel.
##
Resultados
Open
1 Eduardo Rolins (RJ)
2 Thomas Hermes (SC)
3 Bruno Galini (BA)
4 Gustavo Schilickman (SC)
Júnior
1 Thomas Hermes (SC)
2 Alejo Muniz (SC)
3 Fabrício Caraça (SP)
4 Giancarlo Zampieri (SC)
Mirim
Eduardo Rolins, vencedor na categoria Open. Foto: Daniel Smorigo. |
1 Miguel Pupo (SP)
2 Magno Pacheco (SP)
3 Alejo Muniz (SC)
4 Fabrício Caraça (SP)
Iniciante
1 Peterson Crisanto (PR)
2 Matheus Toledo (SP)
3 Nathan Brandi (SP)
4 Cauê Wood (SC)
Feminino Open
1 Gabriela Leite (SC)
2 Monik Santos (PE)
3 Gabriela Teixeira (RJ)
4 Luana Coutinho (SP)
Feminino Júnior
1 Nathalie Martins (PR)
2 Bruna Schimitz (PR)
3 Gabriela Teixeira (RJ)
4 Luana Coutinho (SP)
Equipes
1 Santa Catarina
2 São Paulo
3 Paraná
4 Bahia
Ranking Final
Open
1 Thomas Hermes (SC) 2900
2 Flávio Nakagima (SP) 2212
3 Alex Lima (PR) 2195
4 Bruno Galini (BA) 1895
Júnior
1 Jefferson Silva (SP) 2710
2 Thomas Hermes (SC) 2556
3 Alejo Muniz (SC) 2160
4 Jadson André (RN) 2043
Mirim
1 Wiggolly Dantas (SP) 2556
2 Franklin Serpa (BA) 2466
3 Miguel Pupo (SP) 2330
4 Johnny Max (RN) 2312
Iniciante
1 Matheus Toledo (SP) 2431
2 Miguel Pupo (SP) 2366
3 Cauê Wood (SC) 2260
4 Wesley Moraes (SP) 2260
Feminino Open
1 Monik Santos (PE) 2629
2 Gabriela Teixeira (RJ) 2620
3 Diana Cristina (PB) 2385
4 Bruna Schimitz (PR) 2122
Feminino Júnior
1 Diana Cristina (PB) 2900
2 Luana Coutinho (SP) 2529
3 Gabriela Teixeira (RJ) 2476
4 Bruna Schimitz (PR) 2358
Equipes
1 Santa Catarina 3556
2 São Paulo 3510
3 Bahia 3268
4 Paraná 2924
Clique aqui e confira a galeria de fotos do Maresia Brasileiro na Ilha do Mel.