Santa Catarina sedia dois eventos do Circuito Mundial

Joaquina

Praia da Joaquina é a sede principal do Santa Catarina Pro, etapa brasileira do WCT. Foto: Felipe Fernandes.
Após quase dois meses de intervalo, o ASP World Championship Tour (WCT) 2003 volta a ser disputado nesta semana, com o período de realização do Boost Mobile Pro começando nesta quinta-feira e indo até o dia 13 em Lower Trestles, na Califórnia, Estados Unidos.

 

Depois haverá uma folga causada pelo cancelamento da etapa de Portugal e na seqüência ocorrerão mais duas provas na França e na Espanha, última parada antes da ?perna brasileira? de fim-de-ano do Circuito Mundial, que terá apenas dois eventos, mas oferecerão a premiação máxima prevista.

 

A ASP South America ainda estava negociando para confirmar uma prova do World Qualifying Series (WQS) visando preencher a lacuna deixada pelo cancelamento do Petrobras Open Surf, mas não obteve sucesso.

 

Mesmo assim, a passagem do Circuito Mundial pelo Brasil será decisiva, com um total de US$ 370 mil dólares sendo disputados pelos melhores surfistas do planeta entre os dias 27 de outubro e 09 de novembro em Santa Catarina.

 

A etapa do WCT será móvel em todo o Estado, mas sua sede principal é a praia da Joaquina. Já o 6 estrelas Onbongo Pro Surfing vai ser novamente realizado na praia Mole, também em Florianópolis.

 

?Todos os nossos esforços e contatos feitos desde o mês de maio junto a outras grandes empresas no intuito de captar investimentos para cobrir a cota principal do evento que pretendíamos realizar nos dias 23 a 26 de outubro foram por água abaixo, na hora decisiva, em função da perspectiva de uma nova alta do dólar?, lamentou Roberto Perdigão, diretor-regional da ASP na América do Sul.

 

Onbongo WQS rola na praia Mole. Foto: Felipe Fernandes.
?Com este quase sazonal aquecimento no mercado da moeda norte-americana entre os meses de setembro a dezembro, a maior preocupação das empresas interessadas é quanto ao fato deste acréscimo vir a inchar o orçamento total do evento, em função de itens importantes do evento que são definidos em dólares. Desta forma, estando a apenas 50 dias do seu início e sem nenhuma outra opção viável para poder bater o martelo e efetivar tão importante evento os nossos atletas, somos obrigados a informar a todos o seu cancelamento de forma oficial?, confirmou Perdigão.

 

Para compensar, o dirigente já anunciou as primeiras novidades para o ano que vem.

?Deus tira com uma mão, mas dá com a outra. E para compensar esta perda que tivemos agora, estamos confirmando a realização de uma etapa do WQS com nível 2 estrelas em Punta Hermosa, no Peru, nos dias 12 a 14 de fevereiro, logo após o Hang Loose Pro Contest de Fernando de Noronha (PE).

 

Também já é certa a volta do Reef Classic, que deve acontecer antes do Hang Loose, numa reedição da ?perna sul-americana? de início de temporada, que já foi composta com eventos subseqüentes disputados na Argentina, Uruguai, Brasil e Peru?, lembra Perdigão.

 

?Também temos outros projetos circulando no mercado para a realização de novas etapas do WQS, bem como do WLT (Mundial de Longboard) e do Mundial Pro Junior para o ano que vem. Nosso objetivo maior é restabelecer a perna brasileira com um mínimo de quatro eventos. Além disso, estamos buscando patrocinadores para promover provas do WQS Feminino, já que a categoria vem crescendo bastante no Brasil e queremos poder contribuir para que o nosso País consiga ter mais representantes na elite mundial feminina?, contou Roberto Perdigão.

 

Confira como ficou o calendário das principais provas masculinas do Circuito Mundial até o final do ano:

 

Setembro 04 – 13 ? Boost Mobile Pro ? 7a etapa do WCT ? Lower Trestles, Califórnia (EUA).

 

Setembro 30 – 11 Outubro ? Quiksilver Pro France ? 8a etapa do WCT ? Móvel na South West Coast – França

 

Outubro 12 – 24 ? Billabong Pro ? 9a etapa do WCT ? Mundaka, Euskadi – Espanha

 

Outubro 27 – 04 Novembro ? Santa Catarina Pro ? 10a etapa do WCT ? Móvel em Santa Catarina, com sede principal na praia da Joaquina

 

Novembro 05 – 09 ? Onbongo Pro Surfing ? 38a etapa do WQS – 6 estrelas ? praia Mole, Florianópolis (SC)

 

Novembro 11 – 23 ? Vans Hawaiian Pro ? 40a etapa do WQS ? 6 estrelas ? Alli Beach Park de Haleiwa, Ilha de Oahu ? Hawaii

 

Novembro 24 – 07 Dez ? Rip Curl Cup ? 11a etapa do WCT ? Sunset Beach ? Ilha de Oahu ? Hawaii

 

Dezembro 08 – 20 ? X-Box Pipeline Masters ? Banzai Pipeline ? Ilha de Oahu – Hawaii

Exit mobile version