Billabong Eco Festival

Santiago faz a festa

0

Santiago Muniz domina Billabong Eco Festival no Jardim de Alah, Salvador (BA). Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

O catarinense Santiago Muniz fez a festa na categoria Pro Junior do Billabong Eco Festival no Jardim de Alah, Salvador (BA).

 

Clique aqui para ver as fotos

 

Nesta quarta-feira, em ondas de 1,5 metros de face e formação regular, Santiago investiu forte nas direitas para derrotar todos os adversários que enfrentou e herdar o título conquistado pelo irmão Alejo em 2009.

Na final, o atleta residente em Bombinhas não deu chance alguma ao paulista Caio Ibelli e venceu pelo placar de 14.17 a 6.70 pontos.

 

“Estou muito feliz e até estava pensando nisso, que meu irmão ganhou, quem sabe eu poderia ganhar um dia também e ele chegou, nossa estou muito feliz mesmo”, vibrou Santiago Muniz em depoimento concedido à assessoria de imprensa da ASP South America.

 

Miguel Pupo é o novo campeão sul-americano da categoria. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

“Estou amarradão, graças a Deus consegui fazer um bom resultado, conquistar uma vitória que vinha buscando havia muito tempo. Tive baterias muito difíceis hoje (quarta-feira), contra os caras que estão na cabeça do ranking, mas hoje era o meu dia”, conclui o atleta, que faturou US$ 4 mil pela vitória.

 

Nas semifinais, Ibelli e Santiago conseguiram parar dois atletas que vinham destruindo no Jardim de Alah.

O paulista passou pelo potiguar John Max por 12.33 a 9.60 pontos, enquanto Santiago anulou o paranaense Peterson Crisanto, derrotado por 12.83 a 7.63.

Crisanto vinha apostando nas direitas e surfando longe dos adversários nas baterias anteriores, mas Santiago optou por surfar ao lado do paranaense e conseguiu comandar as ações na bateria.

 

“Eu optei em ficar do lado deles no mar, para não deixar eles soltos. Deu certo na semifinal contra o Peterson (Crisanto) que vinha quebrando o campeonato todo. Na final, o Caio (Ibelli) escolheu o lado esquerdo, mas decidi ir pro direito e surfei sozinho no início da bateria, pegando boas ondas para fazer uma boa vantagem. Aí, o Caio veio para o meu lado, mas não achou as ondas para virar e o título ficou pra mim”, contou Santiago Muniz.

 

O campeão dedicou a vitória no Billabong apresenta Surf Eco Festival para a sua avó, Maria Helena, e o seu tio, Domingo, que faleceram recentemente este ano.

 

##

Caio Ibelli decola para conquistar o vice na Bahia e garantir vaga no Mundial Sub-20. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

Caio Ibelli também ficou feliz pela bela campanha nas ondas baianas. “Foi bom. Acho que o Sant (Santiago Muniz) merece, ele quebrou na final e eu infelizmente não achei as ondas para surfar na maré seca”, contou Caio Ibelli.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

“Eu escolhi as esquerdas onde tinha vencido as outras baterias, só que o mar mudou e quando fui pras direitas já era tarde. Mas tudo bem, foi ótimo o resultado, me classifiquei pro Mundial e foi um dia perfeito. O time ficou muito forte, irado, só amigos e estou louco pra ir lá pra Bali representar o Brasil e a América do Sul na primeira etapa do Mundial”.

 

Miguel campeão O título sul-americano ficou com o paulista Miguel Pupo. Mesmo derrotado nas oitavas pelo catarinense Cauê Wood, Miguel garantiu a primeira posição na temporada.

 

Finalistas da etapa no Jardim de Alah. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

“Cheguei aqui tranquilo, com três etapas vencidas, o trabalho já estava bem feito, então eu pude até me dar o luxo de perder nas oitavas e ainda ser campeão”, disse Miguel Pupo.

 

“Agora é ir pro Mundial, o time ficou muito bom, acho que é um dos melhores que o Brasil já teve, com grandes nomes da nova geração e certamente serão grandes as chances do Brasil faturar mais um título”.

 

Medina abre mão da vaga Como o paulista Gabriel Medina abriu mão de disputar o Mundial porque a primeira etapa na Indonésia vai coincidir com o WQS 6 estrelas em Santa Catarina, Pupo conseguiu a classificação por estar os 100 melhores do circuito mundial.

Melhor para o capixaba Krystian Kimmerson, que perdeu logo na estreia na Bahia e herdou a quarta vaga no time sul-americano que disputa o World Tour Junior na Indonésia e Austrália.

 

“Treinei muito o ano todo pra conseguir essa vaga. Perdi ontem (terça-feira) quando não podia, mas Deus me abençoou e vamos com tudo lá pra Bali e pra Austrália, com essa galera do Brasil que vai quebrar tudo lá, podem esperar”, prometeu.

 

Também estão classificados o catarinense Alejo Muniz pelo WQS, o paranaense Peterson Crisanto e os paulistas Caio Ibelli e Jessé Mendes pelo Pro Junior.

 

##

Peterson Crisanto fica em terceiro na Bahia e vence Azul Air Show. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

Peterson chegou ao Billabong Eco Festival fora da lista dos quatro e terminou como vice-campeão sul-americano.

 

Clique aqui para ver as fotos

 

“Fiquei um pouco decepcionado com minha performance na semifinal com o Santiago, mas estou feliz pelo vice-campeonato no circuito e também por conseguir minha vaga pro Mundial. O time está muito bom, muito forte e com certeza vamos representar bem o Brasil lá em Bali (de 2 a 12 de outubro)”.

O Billabong Eco Festival segue nesta quinta-feira, agora com as categorias femininas (Pro Junior e WQS 4 etrelas).

 

Uma chamada acontece às 10 horas desta quinta para avaliação das condições do mar no Jardim de Alah.

 

John Max chega à semifinal e também descola terceiro. Foto: Daniel Smorigo/ ASP South America.

Resultado da categoria Pro Junior

1 Santiago Muniz (SC)
2 Caio Ibelli (SP)
3 Peterson Crisanto (PR)
3 John Max (RN)
5 Ian Gouveia (PE)
5 Samuel Igo (PB)
5 Cauê Wood (SC)
5 Yan Guimarães (RJ)
9 Marco Fernandez (BA)
9 Rafael Teixeira (ES)
9 Miguel Pupo (SP)
9 Jessé Mendes (SP)
9 Yuri Gonçalves (SC)
9 Tamaê Bettero (SP)
9 Marco Aurélio (SP)
9 Diego Michereff (SC)

 

Equipe sul-americana no Mundial

 

Alejo Muniz (classificado pelo WQS)

Miguel Pupo (classificado pelo WQS)

Caio Ibelli (classificado pelo Pro Junior)

Jessé Mendes (classificado pelo Pro Junior)

Peterson Crisanto (classificado pelo Pro Junior)

Krystian Kymmerson (classificado pelo Pro Junior)

Guillermo Satt (convidado pela ASP South America)