Circuito Talentos

Santinho recebe etapa

Circuito Surf Talentos agita a Praia do Santinho neste fim de semana.

960x641
Circuito Surf Talentos agita a Praia do Santinho neste fim de semana. Foto: Marcio David.

 

Nos dias 2 e 3 de abril, as ondas da paradisíaca praia do Santinho, no norte da Ilha da Magia, serão mais uma vez palco do confronto entre os melhores surfistas catarinenses da nova geração, na segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016, válida também pelo 35o Campeonato de Surf Ingleses Santinho.

A competição comemora o aniversário de fundação da ASIS – Associação de Surf Ingleses e Santinho, e também o aniversário de 25 anos do Costão do Santinho Eco Resort, que sempre apoiou a associação em seus eventos, numa parceria consolidada de muitos anos.

A ASIS foi fundada em 1981 e é umas das primeiras associações do estado, se tornando um verdadeiro marco na organização do surfe catarinense e nas lutas ambientais. A entidade tradicionalmente, desde sua fundação, realiza o Campeonato de Surf Ingleses Santinho, que está na sua trigésima quinta edição, confirmando o importante trabalho de incentivo ao esporte realizado pela diretoria da ASIS, comandada por muitos anos pelo incansável Reiginaldo Ferreira, que hoje, devido ao excelente trabalho realizado na entidade, tornou-se o presidente da Fecasurf – Federação Catarinense de Surf, agora trabalhando pelo surfe catarinense.

“O surfe em nosso estado vem crescendo gradativamente em função da participação ativa das associações de surfe e das entidades ligadas ao esporte estarem trabalhando firme na realização de novas competições. Isso com certeza incentiva o esporte na sua base e na formação de novos talentos”, declarou Reiginaldo, que, juntamente com seu vice presidente Jordão Bailo Junior e a diretoria da Fecasurf, tem a importante missão de organizar e fomentar o esporte em Santa Catarina.

História de pioneirismo

Com a realização da I Copa Catarinense de Surf Lee Incosul, ano de 1983, Santa Catarina iniciava uma revolução no surf brasileiro.  Pela primeira vez no país se realizava um circuito anual, multi categorias, com os surfistas divididos por idades. Esse formato havia sido responsável pela criação de jovens campeões nos maiores centros de surf até então. Foi quando Flavio Boabaid, Roberto Perdigão e Arnaldo Spyer, criaram a Máster Promoções, que entre outros grandes eventos, resolveram realizar um circuito estadual de surf aos moldes da NSSA americana, na época, o circuito de surf amador mais bem sucedido do mundo, de onde saíram atletas com Tom Currem, Brad Gerlach, Mike Parsons, entre outras lendas.

As categorias incluídas (que tinham idades diferentes das de hoje) e seus campeões naquele ano foram os seguintes: Na categoria Sênior (acima de 18 anos) – David Husadel; na categoria Junior (abaixo de 18 anos) – David Severo; na categoria Mirim (abaixo de 15 anos) – Ícaro Cavalheiro; na Categoria Máster (acima de 25 anos) – Jordão Bailo Junior; e na categoria Feminina (sem limite de idade) – Catita.

Esse formato tem sido usado desde então, com sucesso pela maioria dos estados brasileiro até hoje, apenas com a adição de outras categorias, porém, esse formato tem limitações quanto ao numero de atletas que podem participar em cada prova, afetando consequentemente o número de surfistas ranqueados ao fim do ano, o que acaba afastando muitos prováveis candidatos a futuros campeões.

Em 2016, novos formatos vão definir o futuro do surf catarinense e as mudanças apresentadas pela Fecasurf para esse ano são apenas o início desta revolução. A principal meta da Fecasurf é adequar as categorias de base do surfe catarinense ao novo formato do surf mundial. As categorias de base serão gradativamente ampliadas, de forma a atingirmos uma fatia cada vez maior de surfistas iniciando no esporte, e dessa forma ampliar as chances da descoberta de novos campeões.

O Circuito Surf Talentos Oceano 2016 já vem com um novo formato direcionado as categorias de base que aposta na formação de novos campeões.  O formato foi bem aceito pelos atletas, e ficou muito mais competitivo, principalmente nas categorias Junior e Mirim, onde os 4 finalistas de cada categoria entram como pré-classificados na segunda fase da categoria Especial Pro/Am, tendo a chance de enfrentar os principais nomes do surfe profissional catarinense, somando mais  experiência para o futuro.

A etapa de abertura da primeira edição do Circuito Surf Talentos Oceano 2016 foi realizada na Prainha, de São Francisco do Sul, e teve lotação máxima de inscritos, com a participação de 135 surfistas de todo estado, confirmando o grande sucesso desta nova competição do surfe catarinense, principalmente na categoria Petiz, para surfistas de até 10 anos de idade, que recebeu 12 novos atletas, com idade entre 05 e 09 anos de idade, que mostraram muita atitude auxiliados pelos  pais e surfe de gente grande logo na estreia da carreira.

As inscrições para o XXXV Campeonato de Surf Ingleses Santinho, válido também pela segunda etapa do Circuito Surf Talentos Oceano 2016, estão abertas e devem ser feitas somente através de deposito bancário para a Fecasurf no Banco do Brasil, agência 5201-9, conta corrente 844759-4.

IMPORTANTE

O comprovante de depósito deve ser enviado à Fecasurf com o nome do atleta e as categorias que vai disputar, para que seja confirmada sua inscrição. Dúvidas e esclarecimentos através do fone (0xx48) 3025-1880 das 13 às 17 horas.

Exit mobile version