O surf na Baixada Santista, litoral de São Paulo, é privilegiado. A região que fomenta grandes nomes e conta com ótimas praias para a sua prática, recebe também um apoio fundamental para seu crescimento.
À frente do Sistema A Tribuna de Comunicação, afiliada a Rede Globo, Roberto Clemente Santini é um dos principais articuladores para que a arte de deslizar sobre as ondas ganhe notoriedade.
Apaixonado pelo mar, ele não mede esforços para ver o surf estampado nas páginas do jornal, nas ondas do rádio e na televisão.
?Nós acompanhamos todos os eventos e campeonatos da região, e também no Litoral Norte?, descreve Santini.
O empresário, de 45 anos de idade, começou a encarar as ondas ainda garoto, numa época em que o surf não era bem visto.
?Comecei a pegar onda há muitos anos, antes da cordinha chegar. Nessa época era proibido surfar em Santos e tínhamos que caminhar até a praia de Itararé, em São Vicente?, relembra o santista.
Seu envolvimento com o esporte, aliado ao trabalho no grupo A Tribuna, permitiu a criação de um dos campeonatos mais importantes da Baixada Santista.
?O Circuito A Tribuna de Surf Colegial é um projeto meu. Estamos há 12 anos fazendo a ligação entre o surf e educação. Isso é fundamental, pois os jovens precisam estudar e praticar esporte. No passado, a visão do surf era muito negativa. O circuito contribui nessa mudança?, fala com orgulho.
A competição, diferente das outras, só permite a participação de quem está matriculado em alguma instituição de ensino. ?É um campeonato que só pode se inscrever com a assinatura do professor de educação física e do diretor da escola?, avisa.
Santini também deu outro passo importante. Há cinco anos, ele iniciou uma onda de homenagens. Para a próxima etapa da competição, que será nos dias 29 e 30 de setembro, na praia do Tombo, Guarujá (SP), novos nomes já estão escalados.
?Nesta edição, chamarei duas pessoas que fizeram os primeiros campeonatos na região. O Nobregão (Antônio Jorge Pereira de Nóbrega) e o Jacuí (Fábio Antonio Boturão Ventriglia). Acho esse reconhecimento muito importante, principalmente para esta nova geração. Assim, eles conhecem os pioneiros. Isso é muito bacana?.
##
Além de investir 12 anos consecutivos em um circuito próprio, o Grupo A Tribuna sempre apoiou o surf.
?No final da década de 80, fizemos dois campeonatos brasileiros. O Tribuna Niasi, na praia de Pitangueiras, no Canto do Maluf, onde o Picuruta ganhou e depois, o Tribuna Costa Sudeste?, comenta Santini.
?Nós tivemos uma das primeiras páginas de jornal inteiras de surf, com o jornalista Murilo. Ganhamos até um troféu da ASP de melhor cobertura. Na época, fomos representados pelo Piu Pereira, no Hawaii?.
Para Santini, o investimento no esporte proporciona o seu desenvolvimento. ?Eu tenho a seguinte visão. Se cada empresário brasileiro puxar a sardinha para a modalidade que ele tem afinidade, o esporte brasileiro poderia estar com uma estrutura melhor?, ensina o empresário.
Roberto Clemente Santini é um esportista nato. Voltado principalmente para os esportes náuticos, ele acumula várias experiências no mar. De velejador a mergulhador, o empresário aceita qualquer desafio.
Recentemente, ele encarou as ondas pesadas de Maresias. Orientado pelo big rider Romeu Bruno, Santini iniciou em junho a prática do tow-in. ?O Romeu Bruno foi muito profissional. Ele é simpático, mas na hora de explicar é bem sério, concentrado no que ele está falando?, comenta Santini.
Seu interesse pela modalidade se deu no ano passado. ?No mês de outubro, eu estava em Maresias e vi um pessoal praticando. Já tinha visto na televisão, mas nunca ao vivo. Foi aí que fiquei interessado. Como eu gosto de experimentar tudo que é esporte náutico, fiz o curso?. Depois da primeira aula, Santini encarou outra sessão, a convite do Romeu Andreatta, da revista Alma Surf.
O investimento do Sistema A Tribuna de Comunicação vai além do surf. A região também é beneficiada com o desenvolvimento de outros esportes. Só na cidade de Santos, diversos eventos congregam e estimulam crianças, jovens e adultos a entrarem na vida esportiva.
?Nós estamos envolvidos com vários esportes como os 10km da Tribuna FM, que neste ano participaram 12,5 mil pessoas e é realizada desde 1986. Depois também a meia maratona de Praia Grande, os 8km feminino no Guarujá e o Desafio da Mata Atlântica?, relata Roberto Santini.
Além das provas de corridas, outras modalidades preenchem o calendário da empresa, como campeonatos de futebol de salão, handball, tênis e tamboréu.