Bom de Bico

Santos em clima de festa

Amaro Matos, Central Surf Longboard Invitational 2007, Puerto Escondido, México

 

Amaro Matos tem energia de sobra para brilhar nas competições. Foto: Gil Hanada.

O ano de 2009 começa fervendo para os longboarders profissionais. A Abrasp acaba de confirmar que o tradicional Santos Surf Festival vale como primeira etapa do circuito brasileiro. Além disso, esse mesmo evento define o título paulista de 2008.

 

O campeonato tem uma janela de espera pelas melhores condições de surf e acontece em dois dias, entre 20 e 26 de janeiro, no Quebra-Mar de Santos. A organização avisará 48 horas antes do início da competição.
 
Esta será a quinta edição do evento, mas pela primeira vez estará valendo pontos para o ranking brasileiro. Serão distribuídos R$ 20 mil em prêmios, o que resulta em valiosos 1.500 pontos no ranking. Portanto, a briga promete ser grande para começar bem a temporada, principalmente pela definição do título paulista.

 

 

Jeremias Mica da Silva é o atual rei do Brasil. Foto: Jaime Viúdes.

Vale ressaltar a boa vontade dos organizadores, que anualmente não medem esforços para promover o evento, merecendo o reconhecimento dos atletas e do público, principalmente por valorizar o lado cultural e artístico do esporte.

 

Segundo Diniz Iozzy, o Pardhal, os longboarders brasileiros fizeram por merecer esse evento, por tudo que vêm fazendo no circuito mundial.

 

Essa foi a melhor forma de homenagear os representantes de uma modalidade que é potência internacional.

 

O Pardhal também falou da importância de Picuruta nessa empreitada, que está sempre incentivando com novas idéias para que projetos como esse aconteçam.

Jaime Viúdes e Picuruta Salazar durante Mundial na Califórnia (EUA). Foto: Arquivo pessoal Jaime.

Parece que as coisas começam a melhorar para o longboard brasileiro. Os resultados conquistados pelos atletas no exterior nos últimos anos começam a refletir aqui na terrinha, e já podemos notar um aumento no número de etapas nos circuitos brasileiro e estaduais.

 

Com o campeonato de Santos, as chances de termos um circuito com cinco etapas são grandes, uma vez que a Petrobras já confirmou suas duas etapas anuais, bem como Geraldinho Cavalcanti, que também garantiu o tradicional Pernambuco Longboard Legends.

 

O Festival de Ubatuba, apesar de ainda não termos uma confirmação, também acena positivamente com uma reedição.

 

Os atletas aguardam ansiosos por esse primeiro desafio, afinal nada melhor que um evento “2 em 1” para abrir o calendário. A comunidade do longboard agradece a todos os envolvidos que trabalham pelo crescimento da modalidade.

 

Aguardem notícias e continuem pendurados!

Exit mobile version