Santos em festa

Carlos Bahia, Domingo, 3º Santos Surf Festival, Quebra-Mar, Santos (SP)

Carlos Bahia vence a Expression Session de melhor hang five. Foto: Ivan Storti/www.fotosport.com.br.

Carlos Bahia, Eduardo Bagé e Alex Leco foram os vencedores da Expression Session disputada na abertura do 3º Santos Surf Festival neste domingo (21/1), no Quebra-Mar de Santos (SP).

 

Confira no site http://www.e-surf.com.br/, imagens ao vivo do Quebra-mar com câmera interativa.


O evento comemora o Dia Municipal do Surf e os melhores longboarders do país marcam presença.


Apesar da chuva, público prestiga disputas. Foto: Ivan Storti/www.fotosport.com.br.

Picuruta Salazar, representante do surf santista e ídolo nacional, Carlos Bahia, atual campeão brasileiro profissional, Danilo Rodrigo, Jaime Viúdes, Alex Leco, Jeremias Mica, Eduardo Bagé, Roger Barros e Robledo Oliveira são atletas da elite nacional que marcaram presença. 

Atletas “da antiga”, como Bruzzi, Neco Carbone, Carlos Argento, Homero e Santana entre outros, estiveram presentes.

 

Nem mesmo a chuva, em certos momentos, bem forte, atrapalhou a festa. A cerimônia de abertura foi cancelada e os atletas se apresentaram em baterias de expression session.

 

Carlos Bahia, de São Sebastião, levou na manobra ?Hang Five?, quando o surfista vai até o bico da prancha com um dos pés. Na sequência, o vencedor foi Eduardo Bagé, com o melhor ?Hang Ten?, o bico com os dois pés. Completando a festa, Alex Leco, de São Sebastião, levou o prêmio de manobra mais radical, com uma batida de back side muito forte.

 

?Um evento feito em homenagem ao Dia do Surf e para enaltecer toda a cultura gerada por este esporte tinha de começar com apresentações deste nível. A chuva inibiu o público, mas quem esteve presente, gostou do que viu?, comenta o idealizador do Santos Surf Festival, Diniz Iozzi, o Pardhal.

 

Apesar do tempo ruim, a programação teve início e segue até o outro domingo (dia 28), no Quebra-Mar. Muitos turistas visitaram a estrutura e conferiram o Museu do Surf, com um acervo de 150 pranchas, contando toda a evolução do esporte.

##

Picuruta Salazar é o maior representante santista. Foto: Ivan Storti/www.fotosport.com.br.

A mostra ficará aberta todos os dias, a partir das 8h e os visitantes também podem assistir a filmes, conhecer de perto vários pioneiros e aprender a surfar com Picuruta Salazar. Tudo gratuitamente.

Confira no site http://www.e-surf.com.br/, imagens ao vivo do Quebra-mar com câmera interativa.

?Todos os dias teremos o sorteio de uma prancha de surf, aberto a todos interessados. Basta ir a uma das surf shops conveniadas e retirar o cupom?, afirmou Pardhal.

Exposição de pranchas atrai turistas. Foto: Ivan Storti/www.fotosport.com.br.

Segundo ele, há muito o que comemorar. “Quando se fala em surf em Santos, estamos resgatando a história da modalidade no Brasil?, frisou.

 

?Foi na praia do Gonzaga que a primeira onda foi surfada, na década de 30. Temos o primeiro surf club do País. Este evento quer mostrar toda esta história e influenciar a nova geração para formarmos profissionais de qualidade?, reforçou o idealizador do evento.

 

Maior representante do surf da cidade, Picuruta Salazar recepcionou os competidores e o público em geral como se estivesse em sua própria casa e aproveitou para se divertir entre os amigos.

?Este evento é merecido. Santos é a primeira cidade a ter surf e queremos envolver todos, inclusive os turistas. Contar toda essa história e estimular o surgimento de novos talentos, mostrando que o surf é um dos esportes mais fortes no Brasil?, argumentou.

 

O 3º Santos Surf Festival segue nesta segunda-feira, com uma programação para lá de variada e recheada. Logo às 8 horas no Quebra-Mar começa o Campeonato de Longboard, reunindo os melhores atletas do País. Eles disputarão um prêmio de R$ 5 mil. O dia estará reservado para as duas fases iniciais dos profissionais, com as finais previstas para terça-feira.


##

Atletas da elite nacional marcam presença. Foto: Ivan Storti/www.fotosport.com.br.

Ainda no Quebra-Mar, será realizado o Dia do PM surfista, com a reunião de soldados e oficias de várias partes do Estado, a partir das 10h30, e a presença do comandante do 6º BPMI, tenente coronel Del Bel e o comandante do CPI6, tenente coronel Geraldi.

Confira no site http://www.e-surf.com.br/, imagens ao vivo do Quebra-mar com câmera interativa.

Na ocasião o 6º BPMI será homenageado pelo serviço prestado à comunidade, em especial na região do Quebra-Mar. Além disso, os visitantes podem aproveitar todas as atrações, inclusive área destinada a crianças.

Picuruta tenta o título na categoria profissional a partir desta segunda-feira. Foto: Ivan Storti.


Na Prefeitura –
O grande momento do dia será às 17h30, no Salão Esmeraldo Tarquínio, no Paço Municipal, com a homenagem da Prefeitura Municipal aos pioneiros do surf, em função do Dia do Surf, criado pela Lei nº 2.172, de autoria do vereador Fábio Nunes, o Fabião.

 

O prefeito João Paulo Tavares Papa entregará placa alusiva a Miguel Sealy, conhecido no meio do surf como o Miguel Alemão, Armando ?Nando? Gouveia, Marcelo Pardal, Luiz Carlos Frigério e Petito Canebley (in memorian) por criarem o ?Big Kahuna?, o primeiro surf club do Brasil, na década de 60.

 

O 3º Santos Surf Festival tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Santos, com os co-patrocínios de VI Fiberglass, Surfstore, Sthill, Hot Water e Hawaii Surf Point. Apoios de Silver Surf, Ripwave e Natural Art. Homologação da Federação Paulista de Surf e da Associação Santos de Surf e divulgação da FMA Notícias.

Vencedores da Expression Session

Carlos Bahia – melhor hang five 
Eduardo Bagé – melhor hang ten
Alex Leco – manobra mais radical

Exit mobile version