Santos inicia nova era no surf profissional

0

Diretoria da Associação Santos de Surf. Foto: Marcos A. Araújo.

Na última segunda-feira, 14 de março, foi realizada a assembléia de fundação da Associação Santos de Surf, no salão do Estrela de Ouro Futebol Clube, localizado na Ponta da Praia.

 

Diversas pessoas compareceram ao local e aprovaram por unanimidade o estatuto e a nova diretoria, que será presidida por Diniz Iozzi, o Pardhal.
 
Um dos maiores incentivadores do surf santista e brasileiro, Pardhal aposta na simplicidade aliada à transparência.

 

Leitura do estatuto durante assembléia de fundação. Foto: Marcos A. Araújo.

“Não queremos fazer nada mirabolante, acho que a simplicidade é a base. Todos estão se doando um pouco e com dedicação e honestidade poderemos continuar a história que Santos teve, tem e terá. Na realidade estamos assumindo um bastão que alguns já carregaram e trouxeram até aqui e pretendemos continuar”, prometeu.
 
Na vice-presidência está Maurício Duarte. Atual campão santista, Duarte, 26 anos, aposta na composição da diretoria.

 

“A associação está unindo o passado do surf de Santos, que é glorioso, memorável e histórico, com o presente, que somos nós. O

Diversas pessoas ligadas ao surf santista marcaram presença no evento. Foto: Marcos A. Araújo.
que está acontecendo aqui é uma coisa séria, fundada por pessoas que têm experiência, como o Pardhal e o Almir, e por pessoas novas que estão com disposição para tornar esse esporte cada vez mais aceito pela sociedade”.
 
Quem cuidará das finanças da entidade será o veterano Almir Salazar. “Eu até fiquei surpreso pelo convite. Essa associação estava abandonada a um bom tempo e agora iremos contribuir para que o surf volte a crescer na cidade”, comentou Almir.

 

“Nos anos 80, quando o surf santista estava começando, ajudei a fundar uma associação. Depois surgiu a Federação Paulista e no final dos anos 90 o surf santista ficou abandonado”, lembrou o único tetra campeão paulista.
 
Marcelo Morais, proprietário das lojas Surf Store, que resgatou no ano passado o circuito santista, parabenizou a iniciativa. “Todos estão de parabéns. Esse encontro é um marco e início de uma renovação no surf santista. Ano passado fizemos o circuito santista no intuito de que isso acontecesse. Graças a Deus, o Pardhal tomou a frente. Vai ter muita luta, muitas barreiras a serem vencidas, mas daqui para frente o surf será bem representado”.
 
Atuando como surfista profissional desde 98, Marcos Quito abraçou a idéia e deseja batalhar para que haja estrutura para o desenvolvimento e manutenção dos atletas.

“Queremos levar os surfistas santistas para os pódios do Brasil, pois na realidade não tem mais nenhum. Iremos trabalhar para buscar condições para que os atletas, tanto amadores como profissionais, tenham condições de correr os campeonatos”, comentou Quito, que encerrou a carreira no ano passado.
 
Mas a associação não será somente competição, como avisou Pardhal. “O propósito da associação não é só fomentar o esporte, a competição em si, mas poder interagir em todos os meios que compõe o surf, seja indústria, comércio, cultura, social, preservação ecológica. Tudo que envolve o surf nos interessa”.
 
A diretoria eleita ficou formada por Diniz Iozzi como diretor-presidente, Maurício Duarte, atual campeão santista, será o vice, Marcos Quito, o diretor executivo, o tetra campeão paulista, Almir Salazar, diretor financeiro, Marcio Fernandes, diretor técnico, Luciano Menudo, diretor social e Herbert Passos Neto, diretor de marketing.