Irmãos Almir e Picuruta Salazar recebem homenagem do circuito A Tribuna no próximo fim de semana. Foto: Ivan Storti / FMA Notícias. |
Os irmãos Picuruta, Almir e Lequinho (in memorian) e o pai, Alexandre Salazar, o Bigode, serão destacados durante a premiação da segunda e decisiva etapa do evento.
?Deixamos para essa edição histórica lembrar da família que tanto fez pelo surf de Santos, do Estado, do Brasil. Eles são exemplos?, ressaltou o diretor-executivo de A Tribuna, Roberto Clemente Santini.
O campeonato começa nos próximos dias 4 e 5, na praia do José Menino, junto ao Quebra-Mar,
Alexandre Salazar (à esq.), pai de Picuruta, também será destacado durante o evento . Foto: Arquivo pessoal Picuruta Salazar. |
Aos 46 anos de idade e surfando desde os 12, Almir demonstrou muita alegria e emoção com a homenagem do Grupo A Tribuna. ?É um título muito importante, porque confirma que todo o nosso trabalho em prol do surf foi importante?, comentou.
?O mais legal é ver essa parceria com A Tribuna. Sempre tivemos apoio da Rádio, do Jornal da TV e agora somos homenageados?, ressaltou Almir, que é patrocinado por AntiQueda, Unimonte, S. Pro e Over Reef e, além de continuar atuando como competidor, é considerado um dos melhores shapers (aquele quem faz pranchas) do Brasil.
O atual bicampeão estadual master e único tetracampeão paulista profissional até hoje ? feito conquistado no início da década de 80 – também ficou lisonjeado com a lembrança de seu pai, hoje com 72 anos, e seu irmão Lequinho, falecido em 88.
?Ficamos bem felizes porque toda a família está sendo lembrada. Meu pai ajudou muito o surf a crescer. Ele estava sempre lá ao nosso lado?, declarou.
Seu irmão, Picuruta, também demonstrou alegria com a lembrança do Grupo A Tribuna, sobretudo em relação ao pai, que hoje mora em Santa Catarina. ?O velho Bigode fez muito pelo surf. Foi o cara que ajudou o surf a se profissionalizar em São Paulo?, comentou.
?Lembro que o meu pai sempre nos acompanhava com os nossos currículos. Era ele que ia aos jornais para sair matérias com os resultados dos campeonatos e quando íamos ao Rio, mostrava a todos que existia o surf em São Paulo?, recorda o surfista patrocinado por Fico, Unimonte, Red Bull, Surftrip, Oakley, Reef, New Advance e Vi Fiberglass.
Recordista de títulos no País e nada menos que oito vezes campeão brasileiro profissional de longboard, ele afirmou que a homenagem tem grande importância, principalmente por ser em sua Cidade e num campeonato que vem melhorando cada vez mais a imagem do esporte, por incentivar os estudos.
?Para nós é um prêmio, o reconhecimento de tudo o que fizemos e ainda fazemos pelo surf?, enalteceu o atleta, que sempre atuou no A Tribuna como uma espécie de consultor.
?Desde a criação, fiz questão de ajudar o Grupo A Tribuna, porque sei do valor que esse Circuito tem. Sempre procurei dar minha colaboração e vou estar lá acompanhando o meu filho competindo?, acrescentou o competidor, que em 2001 viu seu filho mais velho, Leco, terminar empatado em 1º lugar na categoria iniciantes. Esse ano será a vez do mais novo, Matheus, competir. O surfista de 12 anos vai representar o Colégio Lamec, onde cursa a 5ª série.
##
Escolinha – Além da homenagem, Picuruta comemora a reinauguração de sua escolinha, instalada também no Quebra-Mar, e que terá o patrocínio da Fico, Rubber Stick, New Advance, Fu.Wax e Vi Fiberglass.
“Vamos iniciar as aulas em julho, aproveitando as férias. Terems equipamentos novos e a idéia é formar novos talentos”, disse ele, que está com 44 anos de idade e surfa desde os oito.
Junto com a escolinha, ele segue competindo. Também em julho segue para o Mundial de Longboard, em Biarritz, na França. No ano passado ele foi, novamente, o melhor brasileiro e sul-americano no campeonato, também disputado na praia francesa, sendo o 5º colocado.
Almir não deixa por menos e mostra que a família Salazar tem o surf no sangue. Foto: Ivan Storti / FMA Comunicação. |
?Sou o único que participou de todas as edições deste Circuito e estou disputando mundiais desde 91?, completou o atleta, que já foi duas vezes vice-campeão mundial profissional e campeão mundial do ISA Games, em Portugal, em 98.
É a quarta vez que o Circuito A Tribuna de Surf Colegial homenageia surfistas que fazem parte da história do surf na Cidade. Em 2003, os Irmãos Carlos e Eduardo Argento, os Twin, receberam as honras.
No ano seguinte foi a vez dos irmãos Cangiano, Sérgio, Ika, Lúcio e Aldo. Já na edição passada, os irmãos John e Christian Wolthers foram lembrados, recebendo a menção.
Inscrições ? Apresentado por AntiQueda, o Circuito A Tribuna de Surf Colegial chega à sua 10a edição, ganhando o reconhecimento da Confederação Brasileira de Surf (CBS) por seu incentivo aos estudos.
As inscrições para a etapa inicial nos dias 4 e 5, seguem abertas e devem ser feitas no setor de Pesquisas de A Tribuna, à Rua General Câmara, 100, de segunda a sexta-feira, das 11 às 16h30. A taxa é de R$ 30 por atleta, com direito a camiseta alusiva ao evento.
Em disputa as categorias Iniciante (até 14 anos), Mirim (no máximo 16 anos), Júnior e Feminina (ambas para atletas com no máximo 18 anos). Há também a candidata da College Girl AntiQueda, que conta pontos para a classificação por escolas.
Os alunos devem apresentar ofício – com assinatura e carimbo do professor de Educação Física e do diretor da escola – contendo nome, data de nascimento e categoria de cada aluno. Também é preciso a cópia do RG e identidade escolar e, na falta deste documento, o atestado de matricula.
Vale destacar que no caso de falta de ondas no Quebra-Mar, as disputas serão realizadas na Praia do Tombo, em Guarujá. Mais informações pelo telefone (0xx13) 2102.7081, com Rose ou Tatiane.
O 10º Circuito A Tribuna de Surf Colegial tem a apresentação de AntiQueda e patrocínio da Sthill. Apoio do Colégio Stella Maris, Silver Surf e Teccel. Colaboração das prefeituras de Santos e Guarujá e da Confederação Brasileira de Surf. Realização de A Tribuna, com promoção e organização da Tribuna FM. Supervisão da Federação Paulista de Surf.