Surf City

Santos sempre Santos

Santos(SP)

Santos tem muita história no surf brasileiro e o Waves exibe um pouco de sua tradição nesta reportagem especial. Foto: Aleko Stergiou.

Na última segunda-feira curti uma surf trip diferente. Com uma certa nostalgia, desci a serra no sentido Santos, berço do surf paulista e famosa pelo esquadrão que o time do Santos tinha na década de 60 e 70, com o maior astro do futebol de todos os tempos, o rei Pelé. E logo cedo, enquanto dirigia pela rodovia dos Imigrantes, uma lua enorme se punha no horizonte.

 

Clique aqui para ver as fotos de ação

 

Clique aqui para ver as fotos do ambiente surf

 

Clique aqui para ver as fotos de pontos turísticos

 

Clique aqui para ver o vídeo

 

Apesar de ser a praia mais próxima dos paulistanos, Santos passa despercebido em relação ao litoral Norte, especialmente por causa das ondas. Mas, graças à uma uma obra fantástica erguida no Quebra?Mar, Santos está com cara de um pico gringo, totalmente organizado, limpo e seguro, o que vem atraindo um público diferente: crianças, mulheres, senhores e aposentados passeiam tranquilamente pelo deck do surf, uma arquibancada em que as pessoas podem ver de perto as performances dos surfistas.

 

“Eu amo o Quebra-Mar, aprendi a surfar aqui e o pico ficou muito legal agora com essa reforma. Outras pessoas antigamente não vinham aqui por falta de segurança. Havia o problema de viciados e sujeira. Isso agora acabou e o Quebra-Mar está seguro e limpo. É prazeroso às vezes olhar para o deck e ver várias pessoas assistindo o surf, tá demais”, diz o air surfer Wellington Gringo.

 

O surf rolou o dia todo e apesar de ter diminuído um pouco o swell, as ondas estavam boas e um festival de aéreos e manobras rolou no Quebra e vários surfistas conhecidos  participaram da sessão de fotos: Gringo, Cortez, Andrew Serrano, Giovanni, Picuruta, Leco, Metrinho, Renato Wanderley e mais uma boa galera, que infelizmente não sei os nomes.

 

Mas o alto astral tomou conta desse dia maravilhoso de céu azul. Foi muita nostalgia para mim, já que havia anos que eu não ia para Santos e tive vários flashbacks da minha infância e adolescência.

Picuruta Salazar, um dos ícones do surf santista e brasileiro, está realizado com o novo movimento do Quebra-Mar.

 

“Batalhamos por quatro décadas por este espaço, um lugar reconhecido para os surfistas. Temos aqui esse projeto maravilhoso, um público diferente tem vindo checar as ondas, muitas crianças, tudo muito organizado. É um sonho realizado e estou muito feliz por fazer parte deste projeto. Aqui  tenho a escola de surf e a visibilidade tem sido maior e uma galera que nunca frequentava agora vem olhar o surf, andam de skate, tem recreação pra crianças… O surf em Santos vai evoluir bastante. Estou muito feliz?, disse Picuruta Salazar.

 

No final do dia estávamos todos cansados e amarradões por ter feito esta sessão de fotos. Quero voltar mais vezes. Santos é uma surf city muito irada. Obrigado a todos que participaram e valeu pelo suporte dado pela galera.

 

 

Exit mobile version