Santos Surf Festival segue no Quebra-Mar

Wady Mansur, Santos Surf Festival 2006, Quebra-Mar, Santos (SP)

Legend Wady Mansur mostra estilo durante freesurf no Quebra-Mar de Santos neste sábado. Foto: AL FERREIRA / Click Br.
O 2º Santos Surf Festival segue neste domingo (dia 22) no Quebra-Mar com apresentações de surfistas que fazem e fizeram a história da modalidade no Brasil.

 

Alguns dos melhores longboarders do Brasil estiveram presente no Quebra-Mar, neste sábado, e mostraram muito estilo nas ondas de cerca de meio metro que rolavam no pico. Apesar do crowd intenso o astral dentro d’água era o melhor possível. O alto astral é marca registrado dos eventos da modalidade.

 

Confira galeria de fotos.

 

Vários atletas de ?velha guarda? estarão surfando e conversando com o público presente. Neste sábado (dia 21), quando é comemorado o Dia do Surf, criado por lei de autoria do vereador Fábio Nunes, o Fabião, foi realizada a abertura oficial do evento. A solenidade, com a banda da Polícia Militar, reuniu muitos surfistas de várias gerações.

 

O carioca Eduardo Bagé pendura com segurança. Foto: AL FERREIRA / Click Br.
?Este é o primeiro evento no mundo deste gênero e tentamos realçar a cultura em todos os sentidos. O surf começou aqui em Santos e queremos criar uma indústria do surf na Cidade. Este evento é para todos. Espero que venham curtir, participar, aprender, conhecer?, disse o idealizador do Santos Surf Festival, Diniz Iozzi, o Pardhal. ?Vamos ter atividades todos os dias até sexta-feira (dia 27) e sorteio de pranchas todos os dias, às 18 horas?, acrescentou.

 

O deputado estadual Alberto Turco Loco destacou a importância do evento, lembrando que o Brasil é o segundo pais no consumo do produto surf no Mundo. ?Merecíamos um evento como este, que é do bem. O surf é um esporte que alegra, enobrece, dá empregos, abre a cabeça das pessoas. Com este evento o surf ganha cultura?, afirmou Turco Loco. O vereador Fabião fez questão de ressaltar o empenho de Pardhal para a realização do Festival. ?Nada disso estaria montado se não fosse ele correr atrás?, comentou.

 

O Santos Surf Festival reúne várias atividades ligadas ao surf todos os dias das 8 às 18 horas até sexta-feira (dia 27). Entre os destaques está o Museu do Surf, que através da exposição de 150 pranchas, conta a evolução do esporte. O local é aberto ao público e conta com monitores para explicações sobre cada equipamento e suas épocas. Mas o grande momento, sem dúvida, será a etapa de abertura do Brasileiro Profissional de Longboard, os pranchões.

 

A competição será realizada nos dias que o Quebra-Mar apresentar a melhor ondulação, provavelmente quarta e quinta-feira. Os melhores surfistas do País estarão brigando pelos primeiros mil pontos no ranking e os R$ 10 mil de premiação. O favorito é Picuruta Salazar, 45 anos, que além de surfar em casa, tem como estímulo a busca de seu 10º título brasileiro profissional. ?Tenho orgulho de ser de Santos, da terra onde tudo começou e quero muito vencer aqui?, afirmou.

 

Junto com o campeonato será realizada outra ação muito esperada, a tentativa de quebra de recorde mundial de permanência do maior número de surfistas numa mesma onda, para superar a marca atual de 42 pessoas. A programação contará com várias demonstrações nas ondas. Na terça-feira, por exemplo, será o dia da polícia militar surfando. ?Serão 68 policiais militares nas ondas. Na segunda-feira, faremos a integração social com crianças portadoras de necessidades especiais aprendendo a surfar?, contou Pardhal.

 

O 2º Santos Surf Festival tem o patrocínio de VI Fiberglass Foam e Sabesp, com o apoio da Prefeitura Municipal de Santos, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Turco Loco e a colaboração do Caderno de Esportes de A Tribuna. Incentivadores culturais: Silver Surf, Sthill, Rip Wave, Surf Store, Classic Longboards, Hot Water, Zampol e Hawaii Surf Point. Realização da Federação Paulista de Surf, com homologação da Associação Santos de Surf e divulgação da FMA Notícias.

Exit mobile version