Depois de se transformar na capital mundial do surfe feminino por duas semanas com o Billabong Girls Pro Itacaré (BA), agora é o WQS masculino que volta ao Brasil para a estréia do Gatorade Surf Classic em São Francisco do Sul (SC).
Será o primeiro evento da Association of Surfing Professionals (ASP) realizado no litoral Norte catarinense.
A prova começa na quinta-feira (6/9) e vai até domingo (9/9) na praia da Saudade, ou Prainha, como é mais conhecida.
O Gatorade Surf Classic 2007 vale como vigésima sétima etapa do circuito WQS e distribui U$ 75 mil em prêmios.
A vitória no Sul vale 1500 pontos no ranking WQS e fecha a série mais importante na corrida pelas 15 vagas para o WCT 2008.
Ela foi iniciada em julho com vitória do paranaense Jihad Kohdr na África do Sul. Depois, passou pelos Estados Unidos, onde o joinvillense Jean da Silva, local da Prainha, levou o Brasil até as semifinais do US Open of Surfing.
Da Califórnia, o circuito foi para o outro lado do mundo. O cearense Heitor Alves repetiu o resultado de Jean da Silva no 6 estrelas do Japão.
Aí começou a forte ?perna européia? e o cearense Heitor Alves chegou ainda mais perto do título no 5 estrelas de Newquay, Inglaterra. Heitor terminou como vice-campeão na final contra o norte-americano Ben Bourgeois.
Na seqüência, mais dois brasileiros foram até as semifinais nas duas provas da França. O primeiro foi Jihad Kohdr em Lacanau.
Já no último final de semana o gaúcho Rodrigo Dornelles também conquistou um importante terceiro lugar na única etapa nível Super Series do WQS 2007 em Hossegor.
Com estes resultados, Jihad Kohdr, Heitor Alves e Rodrigo Dornelles se tornaram os primeiros brasileiros a ultrapassar a barreira dos 10 mil pontos no ranking e estão bem próximos de confirmarem seus nomes na lista definitiva dos 15 indicados para o WCT.
Nesta semana, todos estão em Portugal disputando a última prova nível 6 estrelas de 2500 pontos da ?perna européia?, que termina domingo em Ericeira.
Na mesma data do Gatorade Surf Classic, está marcada também uma etapa nível 4 estrelas na Espanha, mas os brasileiros voltam em massa para disputar em casa os mesmos 1500 pontos em São Francisco do Sul.
A expectativa é de que cerca de 90 surfistas participem da estréia da região norte de Santa Catarina no calendário do circuito mundial e outra etapa já está confirmada para inaugurar a ?perna brasileira? de fim-de-ano em outubro na praia Brava de Itajaí (SC).
O Maresia Surf International está marcado para os dias 15 a 21 de outubro. Na semana seguinte, entre os dias 23 e 28 de outubro, rola a segunda edição do Onbongo Pro Surfing na praia de Itamambuca, Ubatuba (SP).
Estes dois eventos têm nível 6 estrelas, valem 2500 pontos e são os últimos importantes antes das duas etapas do Hawaii, que fecham a temporada e a lista dos 15 surfistas que ascendem à elite mundial do WCT em 2008.
No momento, quatro brasileiros fazem parte deste grupo: Jihad Kohdr em sétimo lugar, Rodrigo Dornelles em oitavo, Heitor Alves em nono e o catarinense Neco Padaratz em décimo primeiro.
Jean da Silva saiu da lista no Super Series Rip Curl Pro da França, mas pode retornar agora em Portugal ou na semana que vem, em casa, no Gatorade Surf Classic 2007.