#A equipe paulista venceu por diferença de um ponto a segunda etapa do Circuito Brasileiro Amador, encerrada no último domingo (15/04), na praia de Icaraí, em Fortaleza (CE).
Buscando o oitavo título nacional, os surfistas de São Paulo marcaram 123 pontos, contra 122 de Santa Catarina e agora estão empatados no ranking.
Na etapa de abertura, um final de semana antes, na Baía de Maracaípe, em Pernambuco, o resultado foi inverso. A surpresa nesta etapa foi o desempenho dos donos da casa, que chegaram muito perto da vitória, somando 121 pontos.
Os cearenses faturaram quatro das sete categorias. Na Open, com Duda Carneiro; na Mirim, com Martins Bernardo; na Iniciantes, com Pablo Paulino, uma das maiores promessas do surf nacional e na Feminino, com Rafaela Bahia.
O guarujaense Amaro Matos, atual campeão brasileiro profissional de longboard, foi o melhor no pranchão e assumiu a liderança do ranking. Ainda nesta categoria, os paulistas mostraram sua força, com o terceiro lugar do santista Almir Salazar e o quarto lugar do também guarujaense Paulo Kid.
Almir, um dos mais experientes surfistas do Brasil, mostrou que está disposto a levar a sério o título nacional. Além do pranchão, teve fôlego de sobra para fazer a final da Master, ficando em terceiro. O vencedor foi o atual campeão brasileiro, o catarinense Saulo Lyra.
“Foi um bom resultado. Fui o vencedor da primeira etapa, em Pernambuco, e estou na briga direta pelo título. É claro que gostaria de ter vencido no Ceará, para ficar mais tranqüilo, mas o importante é estar na final”, disse Almir. Aos 42 anos de idade, ele disputa o Circuito Brasileiro pela primeira vez, incentivado principalmente pelos patrocinadores. Grande nome do surf paulista profissional na década de 80, quando foi tetra-campeão estadual, uma marca ainda não igualada, ele nunca parou de competir. Chegou a ser campeão português, quando morou na Europa, nos anos 90.
Outro destaque foi o guarujaense Adriano Mineirinho, que chegou novamente a duas finais. Ele foi vice-campeão tanto na Iniciantes, em que é o atual campeão nacional, quanto na Mirim.
“Meu objetivo é ser bicampeão da Iniciantes, mas também vou com tudo na Mirim”, afirmou Mineirinho, um dos maiores talentos da novíssima geração nacional.
A equipe paulista também comemorou os bons desempenhos do ubatubense Hizunomê Bettero (4º colocado na Mirim), dos guarujaenses Júnior Faria (3º colocado na Iniciantes) e Claudinha Gonçalves (3ª colocada no Feminino).
“Este resultado nos animou muito e mostra que o trabalho que desenvolvemos em nossos circuitos estaduais dá resultados muito positivos”, disse Sílvio da Silva, presidente da Federação Paulista.
O Circuito Brasileiro tem seqüência no início de maio, com as etapas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A definição do ranking será em agosto, com as disputas no Rio de Janeiro e litoral paulista (provavelmente Ubatuba).