São Sebastião promove projeto Salva-Surf

5º Curso do Projeto Salva-Surf em Maresias, São Sebastião (SP)

5º Curso do Projeto Salva-Surf acontece em Maresias, São Sebastião (SP). Foto: Reprodução.
Direcionado aos quase 50 instrutores de escolinhas de surf e seguranças dos eventos oficiais de surf em São Sebastião, será realizado na próxima quarta e quinta-feira (dias 13 e 14) o quinto curso do projeto Salva-Surf.

 

O evento, organizado pela Associação de Surf de São Sebastião (ASSS), pelo 17º Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e pela Sobrasa – Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático, é gratuito e conta com aulas de primeiros socorros (RCP) e salvamento aquático com pranchas de surf.

 

Segundo Gedeon Gonçalves, presidente da ASSS, essa é a oportunidade para os instrutores de surf da cidade regularizarem suas atividades para continuar dando aulas. “A lei municipal de escolinhas de surf, que já foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal, obriga a todos que atuam no setor tenham certificado de primeiros-socorros para garantir segurança aos alunos”, explica.

 

Durante o curso os surfistas aprenderão a identificar uma vítima de afogamento, aproximar-se com sua prancha para resgate e outras ações importantes, além de primeiros socorros e reanimação cárdio-pulmonar (RCP). “Várias experiências com sucesso em salvamentos já foram narradas pelos surfistas após a realização do curso. Antes, a maioria não sabia o que fazer com a vítima na areia, após retirá-la do mar”, comenta Gedeon Gonçalves.

 

O curso começa na próxima quarta-feira, às 19 horas, na Videoteca Municipal (Rua da Praia, Centro), com a aula teórica ministrada pelo Capitão Carlos Smicelato, surfista e Comandante do 17° Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e diretor da Sobrasa. Na quinta, a partir das 9h30, será a vez da aula prática no Corpo de Bombeiros, na praia de Maresias, com experientes guarda-vidas surfistas.

 

“Como nas edições anteriores, pedimos que cada participante doe um agasalho e quilo de feijão, que serão revertidas ao Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião”, acrescenta Gedeon.

 

Todos os participantes receberão certificados durante uma cerimônia (data e horário a combinar com os participantes durante o curso) na sede da Associação Comercial e Industrial da Cidade, entidade apoiadora da ASSS. Para obter mais informações envie mensagem para diretoria.asss@uol.com.br ou ligue para (0xx12) 3893-1042 e 9714-6593.

 

“Ao fazerem suas inscrições e doações os surfistas ganharão camisetas do curso e parafinas”, avisa Gedeon. “Os cadastrados também receberão, em breve, o Cartão Desconto – Card ASSS, benefício que garante desconto no comércio, médicos, acompanhamento nutricional, entre outros privilégios na Cidade”, acrescenta o presidente da ASSS, ressaltando que o curso é voltado prioritariamente aos instrutores e seguranças de campeonatos da Cidade. “Os demais interessados devem entrar em contato e poderão participar se sobrarem vagas”.

 

Idealizado em 1996 por Gedeon Gonçalves e pelo tenente surfista da PM Danilo de Oliveira Godoy, o Projeto Salva-Surf já formou mais de 100 surfistas em cursos gratuitos realizados em São Sebastião.

 

“A intenção é sempre deixar o pessoal que trabalha com as escolinhas apto a salvar vidas”, ressalta Gedeon, que também comemora os 19 anos de atividades da ASSS. “Estamos sempre na atividade, com a realização de campeonatos, a formação da seleção municipal, o apoio aos grandes eventos de surf e a revelação de novos talentos”, completa.

 

O 5º Curso do Projeto Salva-Surf é uma realização da ASSS – Associação de Surf de São Sebastião-SP, 17° Grupamento de Bombeiros Salvamar Paulista e Sobrasa. Patrocínio: Casa noturna Sirena e Condominium Surfshop. Apoio: FMA Notícias Assessoria de Comunicação especializada em esportes, Alma Surf, Fundo Social de Solidariedade de São Sebastião, Associação Comercial e Industrial de São Sebastião, Desconto Card, ASCAM, Rádio Morada FM 95.5 e Federação Paulista de Surf.

 

Exit mobile version