A cidade de São Sebastião promoverá entre os dias 16 e 22 de março de 2002, o II Festival Nacional de Cinema e Vídeo Ambiental (ECOCINE). O prefeito Paulo Julião e o cineasta João Batista de Andrade, que presidirá o evento, fizeram o anúncio oficial do lançamento na presença de Hamilton Nobre Casara, presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), durante a inauguração da sede da Estação Ecológica Tupinambás.
Poderão participar vídeos e filmes brasileiros, documentários ou de ficção, produzidos a partir de 99 com qualidade profissional (Beta, 16 ou 35 mm), que abordem temas ligados direta ou indiretamente às questões ambientais, incluindo a relação sócio-econômica e cultural entre o homem e a natureza.
As obras inscritas serão classificadas pela duração, em curtas (até 25 minutos), médias (de 25 a 60 minutos) e longas (acima de 60 minutos). As cópias deverão ser feitas no formato VHS NTSC e as obras selecionadas também devem ter cópias na bitola original.
As inscrições estarão abertas de 14/01 a 14/02 de 2002, com seleção até 24/02, por um júri de conhecimento cinematográfico e ambiental, composto por dois convidados da região e um cineasta paulista.
O prazo limite para a entrega dos trabalhos é o dia 10/03. As melhores obras (filmes ou vídeo) ganharão prêmios e troféus, além de um prêmio especial do júri para qualquer bitola, suporte ou duração. O júri oficial será composto por cinco membros.
Para obter mais informações, entre em contato com Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Sebastião no telefone (0xx12) 451 2018. Ou envie uma mensagem para depcom@iconet.com.br.