Léo Neves busca o tricampeonato consecutivo em casa a partir da próxima quarta-feira. Foto: Ricardo Macario. |
O carioca Leonardo Neves aproveitou muito bem as duas chances de decidir o título em casa para conquistar o bicampeonato brasileiro.
Ele agora briga por um inédito tri consecutivo e de novo contra os ubatubenses Renato Galvão e Odirlei Coutinho, que desta vez estão na frente no ranking das quatro etapas disputadas em Florianópolis (SC), São Sebastião (SP), Ipojuca (PE) e Ubatuba (SP).
A última etapa do SuperSurf 2004 começa nesta quarta-feira e vai até domingo na praia de Itaúna, o ?Maracanã do Surfe?, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.
Renato Galvão está novamente na briga pelo título brasileiro, inédito em sua carreira. Foto: Ricardo Macario. |
O paranaense Peterson Rosa buscava um inédito tetracampeonato e começou forte com duas boas ondas, mas Leonardo Neves arrancou uma nota 10 num tubo fantástico para conquistar seu primeiro título de campeão brasileiro.
No ano passado, a decisão foi nas poderosas ondas de Itaúna, a histórica praia que sediou os antigos Festivas de Surf de Saquarema na década de 70. É lá que o surfista vindo de Brás do Pina mora e Léo Neves comemorou em casa, diante de toda a sua torcida e familiares, o bicampeonato brasileiro no SuperSurf ainda nas semifinais, quando seus principais adversários, os mesmos Renato Galvão e Odirlei Coutinho, foram eliminados. A final foi vencida por Anselmo Correia.
Entre as mulheres, a local Tais de Almeida é um dos destaques. Foto: Nilton Santos. |
Léo Neves ainda tem chances matemáticas de conquistar um inédito tricampeonato brasileiro consecutivo, mas tem que torcer para o líder Renato Galvão perder logo em sua estréia, na quarta fase.
Já na categoria feminina a batalha envolve apenas duas candidatas, a cearense Silvana Lima e a ubatubense Suelen Naraisa, e quem chegar na frente em Saquarema escreve pela primeira vez o seu nome na ?Galeria dos Campeões Brasileiros?, feito que Galvão e Coutinho também esperam conseguir.
Foi também em Saquarema que Tita Tavares registrou mais dois recordes nos quatro anos de história do SuperSurf. Ela derrotou a paulista Cláudia Gonçalves para conquistar sua nona vitória em etapas e coroar com chave-de-ouro a conquista do seu segundo título brasileiro com 100% de aproveitamento, registrando quatro primeiros lugares nos quatro resultados computados no ranking final.
No entanto, o grande destaque feminino do SuperSurf no Rio de Janeiro é a saquaremense Taís de Almeida. Com 16 anos de idade, ela se tornou a mais jovem surfista a vencer uma etapa da ABRASP, em 2001, na Prainha, onde também foi campeã em 2002, ano que ainda somou uma vitória em casa, na praia de Itaúna, sempre em grandes ondas. Ela acaba de faturar o título da divisão de acesso do circuito brasileiro e quer festejar com mais uma vitória em casa.
Ranking Brasileiro – 4 etapas
1 Renato Galvão (SP) 2870
2 Odirlei Coutinho (SP) 2530
3 Leonardo Neves (RJ) 2270
4 Wagner Pupo (SP) 2240
4 Tânio Barreto (AL) 2240
6 Lucinho Lima (CE) 2130
7 Pedro Muller (RJ) 2120
8 Maicon Rosa (PR) 1910
9 Dunga Neto (CE) 1900
10 Jihad Kohdr (PR) 1860
Ranking Brasileiro Feminino
1 Silvana Lima (CE) 3360
2 Suelen Naraisa (SP) 3310
3 Andréa Lopes (RJ) 2680
3 Taís de Almeida (RJ) 2680
3 Juliana Guimarães (RJ) 2680