A surfista americana Sarah Gerhardt, 28 anos, é conhecida pela atitude de dropar Maverick’s, na Califórnia, considerado um dos picos mais fascinantes e sinistros do planeta.
Casada com o big rider Mike Gerhardt, há quatro anos ela vive em Santa Cruz. Confira abaixo como a atleta se prepara para encarar ondas de até 15 metros.
Você sempre morou próxima a Mavericks?
Atualmente vivo em Santa Cruz, que fica uma hora ao sul de Maverick’s. Moro aqui há quatro anos com meu marido, Mike Gerhardt, que veio do North Shore, e sempre surfamos juntos em Maverick’s.
Como começou a surfar Maverick’s?
Adoro estar em contato com o oceano, independente das ondas estarem pequenas ou grandes. Ondas grandes necessitam de treinamento e foco e eu gosto disso, são um desafio. Cresci surfando em águas geladas usando neoprenes com espessura de quatro milímetros. Quando fui surfar picos como Waimea, onde a água é quente aconteceu uma transição natural. Maverick’s é a onda mais incrível e quero surfá-la sempre porque é um desafio maior do que em qualquer outro lugar.
Você não tem receio de enfrentar condições tão extremas?
Tenho medo de me machucar, mas não de morrer. Há algumas condições que não sou forte o suficiente para enfrentá-las. Eu sei quais são e não caio nesses mares.
Quais foram as maiores ondas que você já dropou?
Já surfei ondas com 15 metros de face e fui puxada de tow-in para uma onda de 13
metros. A maior onda que já peguei na remada tinha entre 10 e 12 metros.
O que você faz para lidar com o medo?
Rezo para Deus!
Onde mais costuma surfar?
Surfo na região de Santa Cruz, onde moro. Às vezes pego onda em points localizados entre a Califórnia, San Diego e San Francisco.
Quais outras garotas você destacaria no surfe de ondas grandes?
Tem uma brasileira chamada Ana Gallotti, ela foi campeã no Brasil anos atrás e vive no North Shore com o marido. Já surfamos juntas em Sunset. E tem outra brasileira também, a Joinedille do Vale, mas ela se casou com um aussie e mudou para a Austrália. Também já surfamos Sunset juntas.