Muito sol, boas ondas e show de surfe marcaram a abertura do Circuito Catarinense de Surf Profissional, também válido pela primeira etapa do Abrasp Tour 2015 (Circuito Brasileiro de Surf Profissional), nesta quarta-feira, na paradisíaca praia da Joaquina, que não decepcionou e recebeu a elite do surfe nacional com boas ondas de 1 metro e boa formação neste primeiro dia de competições.
Aproveitando as boas condições das ondas na Joaca, o paulista Saulo Junior estreou muito bem no circuito, marcando os melhores resultados deste primeiro dia na Joaquina. Saulo achou uma bela esquerda e, com manobras fortes, arrancou dos árbitros 9,33 pontos, maior nota do campeonato até o momento, e também o maior somatório, num total de 17,33 pontos nas suas duas melhores ondas surfadas na terceira bateria do segundo round.
Destaques também para a molecada da nova geração do surf brasileiro, como o paulista Deivid Silva, que também fez bons resultados nesta quarta-feira, com 9,00 pontos na sua melhor nota e 17,00 pontos no seu melhor somatório. Entre os catarinenses, os destaques foram os atletas Matheus Navarro, Bruno Silva e Luan Wood, que fizeram uma boa apresentação nas ondas da Joaca e seguem firme na competição classificados para o terceiro round.
A Fecasurf – Federação Catarinense de Surf, sempre primando pela qualidade e organização dos eventos realizados em Santa Catarina, larga na frente mais uma vez, e atendendo a uma reivindicação dos surfistas brasileiros, disponibilizou nesta etapa de abertura do Circuito Catarinense e Brasileiro de Surf Profissional, o sistema de placa de prioridade para baterias com quatro competidores. Antes do início das baterias, os atletas se reuniram com os head judges do evento e receberam uma explicação sobre o funcionamento do sistema.
Nesta quinta-feira, as competições iniciam a partir das 7 horas, com a sétima bateria do segundo round, e a previsão indica que as ondas devem diminuir um pouco, ficando na faixa de meio metro na Joaquina.
O Circuito Catarinense de Surf Profissional 2015 é apresentado pela Prefeitura de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes, tem o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Fesporte, o apoio do Cris Hotel, a Divulgação do site Waves e jornal Drop, e a realização da Fecasurf, Associação de Surf da Joaquina e Abrasp.