Saulo Lyra, Amaro Matos, Adriano Mineirinho e equipe catarinense são campeões brasileiros

Adriano Minerinho

#Nas categorias individuais, a etapa definiu três títulos. O catarinense Saulo Lyra festejou o bicampeonato Master (acima de 35 anos) na areia. Depois de perder na semifinal, ele viu o paulista Almir Salazar, único que poderia ultrapassa-lo no ranking ficar em 3º lugar, ficando sem chance de barrá-lo na quinta etapa do Brasileiro Amador, encerrada no último domingo (26/08), na praia do Tombo, Guarujá.

O paulista Adriano Mineirinho também comemorou o bicampeonato na categoria Iniciantes (até 14 anos) ainda no sábado. No Longboard, o também paulista Amaro Matos garantiu mais um título nacional (foi campeão profissional em 2000) ao ficar em 2º lugar nesta etapa.

Os surfistas catarinenses garantiram, por antecipação, o título por equipes do Circuito Brasileiro Amador. Esta foi a quarta conquista em cinco etapas nesta temporada. No domingo, a equipe já comemorava o tão sonhado título antes mesmo das finais. No resultado final, os vencedores somaram 135 pontos contra 119 dos paulistas, sete vezes campeões nacionais.

“Este título é resultado de um trabalho de base que estamos fazendo há muitos anos. Estávamos sempre batendo na trave, mas agora alcançamos nosso objetivo. Em 98, brigamos pelo 3º lugar. Em 99, fomos vice. No ano passado, ficamos novamente em 2º, mas brigando pelo título. O segredo do sucesso é a união que os atletas têm. Todos são amigos. Há quatro anos, a maioria nem se conhecia, cada um de uma cidade, uma praia diferente. Hoje, todos são muito unidos”, disse Jordão Bailo, técnico da equipe.

Entre as meninas, Cláudia Gonçalves esteve muito próxima do título, mas teve a festa adiada por causa do desempenho de duas revelações vindas do Espírito Santo.

Ela comemoraria o caneco com o 2º lugar, colocação que estava garantindo (atrás de Adriana Miranda, a grande revelação da etapa), mas foi superada nos últimos segundos por Yris Pereira, deixando a decisão para a 6ª e última etapa, que será disputada a partir desta sexta-feira (dia 31/08), na praia do Arpoador, no Rio de Janeiro.

A competição teve ondas variando entre meio e um metro e reuniu 201 surfistas de 13 estados. Um dos destaques foi o paranaense Jihad Khodr, que garantiu a melhor nota do evento, 9,40, e chegou em duas finais. Na Júnior, ficou em 4º lugar, poupando energias para a Open, em que teve uma disputa acirrada contra o catarinense Marcelo Coutinho.

No final, o surfista de Santa Catarina levou a melhor. Os catarinenses também festejaram o excelente desempenho na Mirim, com vitória de Willian Cardoso, o 2º lugar Jean da Silva (que deu um passo importante na conquista para o título) e o 3º de Tiago Bianchini.

Os paulistas, por sua vez, comemoraram as vitórias de Hizunomê Bettero, na Júnior; Paulo Matos, na Master; Ricardo Silva, na Iniciantes; e Marcelinho do Tombo, no Longboard.

No Longboard, inclusive, o domínio foi total dos surfistas de São Paulo, com Amaro Matos em 2º lugar, Paulo Kid em 3º, e Jaime Viúdes em 4º.

Na Iniciantes, os surfistas de São Paulo também mostraram força. Além da vitória de Ricardo Silva, Mineirinho foi o 2º colocado na etapa e Júnior Faria terminou na 4ª colocação, atrás do catarinense Gustavo Schilickman.

Os títulos em aberto prometem disputas acirradas na 6ª etapa no Rio de Janeiro. Na Open, dois cearenses estão na frente – Duda Carneiro e Adilton Mariano, mas tem o vencedor desta etapa, Marcelo Coutinho, e o vice- Jihad Khodr, com excelentes chances.

Entre os juniores, Adilton, que atualmente mora no Rio de Janeiro, e Jihad aparecem novamente na lista dos cotados, mas o grande favorito é o catarinense Fernando Moura, o “Fanta”.

Na Mirim, a disputa está entre quatro competidores: Jean da Silva, o cearense Martins Bernardes, e os paulistas Hizunomê Bettero e Adriano Mineirinho, que podem faturar dois títulos numa única temporada.

Confira o ranking do Brasileiro Amador na página da Federação Paulista de Surf: http://www.fpsurf.com.br/circuito/a2001/cba/cba05/.

Exit mobile version