#O Instituto Sea Shepherd Brasil está oferecendo uma recompensa no valor de R$ 1 mil para quem documentar agressão a animais marinhos.
A mais nova Campanha do Instituto Sea Shepherd Brasil “Chega de Impunidade! Queremos os agressores da vida marinha na cadeia!”, tem como objetivo incentivar os voluntários a documentar e registrar agressões contra os animais marinhos no Brasil.
A recompensa será oferecida para os indivíduos ou organizações que apresentarem a maior riqueza em provas, bem como boas imagens em vídeo registrando agressões aos animais marinhos.
As imagens serão analisadas pelo Grupo de Apoio Jurídico da Sea Shepherd e deverão fornecer provas suficientes para punir os responsáveis. A campanha é válida para o período que vai de 01/01 de 2002 a 01/01 de 2003.
Confiram algumas atividades e agressões aos animais marinhos no Brasil:
– Embarcações nacionais e estrangeiras pescando em áreas não autorizadas e utilizando-se de práticas ilegais;
– Captura de cetáceos (golfinhos e baleias) em redes de pesca;
– Comercialização de carne de golfinho e baleia para consumo humano;
– Uso de carne de golfinho e baleia como iscas para pescar tubarão;
– Captura de tartarugas e aves em linhas de espinhel;
Se você ou sua Organização tem interesse em promover uma ação contra atividades ilegais no litoral brasileiro, confira o roteiro abaixo:
1) Identifique a agressão e o descumprimento da lei;
2) Planeje uma ação direta;
3) Solicite ajuda a algum órgão governamental (IBAMA, Marinha, Guarda Costeira, Patrulha Ambiental, Fundações etc);
4) Execute a ação;
5) Flagre a agressão e registre-a com fotografia e vídeo;
6) Consiga testemunhas (nome, CPF, endereço);
7) Solicite ao orgão governamental mais próximo um auto de infração ou relatório ambiental (este documento deve constar, por exemplo, a quantidade de pescado, peso, tipo de pescado, ocorrência ou não de morte de animais, tipo de pesca, localização exata da embarcação, nome do agressor ou empresa);
8) Contate advogados e promotores e ingresse com uma ação civil pública contra o agressor.
Para obter mais informações, contate a Sea Shepherd Brasil pelo telefone (0xx51) 3331-3290 ou pelo e-mail seashepherd@seashepherd.org.br, com Daniel Fracasso, diretor de comunicação.