Workshop de fotografia

Sebastian encerra com bons resultados

0

Os locais fizeram a mala na praia de Itaúna, Saquarema (RJ) no último final de semana (8 e 9/11). As ondas quebraram perfeitas em ondulações com pouco mais de meio metro, além de muito sol.

Cenário ideal para que os alunos do curso Fotografia de Surfe Dentro e Fora D’Água pudessem pôr em prática as dicas do mestre da fotografia de surf, Sebastian Rojas.

Entre profissionais e aprendizes de diversas cidades do país, 17 fotógrafos estiveram atentos aos ensinamentos. “Parece um sonho estar nesse pico com um profissional como ele. As dicas e toques fizeram todo o diferencial e não foi nada maçante, mas sim como um bate-papo”, diz André Rios, um dos alunos do curso.

“Tentei passar o máximo da minha experiência, do meu trabalho e como se faz a coisa. Em diferentes luzes, as condições do mar dentro e fora d’água, sempre de acordo com as ondas que estão quebrando no dia”, explica Sebastian, que é fotógrafo exclusivo da revista Fluir há mais de 20 anos.

Para o local da praia do Tombo, litoral paulista, o mais gratificante foi interagir com pessoas unidas no mesmo propósito. “Para mim foi enriquecedor a troca de experiências e de conhecimentos, vi que ainda tenho muito que aprender”, conta Guto de Oliveira Castro, que aproveitou a caída e também conseguiu boas fotos de ação.

“Mais uma experiência edificante para mim, nunca imaginava que daria aula para tanta gente, todos envolvidos no esporte e na fotografia, uma vivência nova e praticamente exclusiva”, conta Sebá.

Para ele, o mais gratificante foi perceber que conseguiu despertar uma semente duradoura em seus alunos. “Muitos têm potencial para serem bons, isso só vai depender deles”, explica o mestre.

“Entre os profissionais existem muitos segredos, mas não dá para segurar por muito tempo. Dominar certos macetes do photoshop pode transformar um trivial em algo sensacional, mas isso vai depender da persistência de cada um e quanto maior a experiência, mais confiança os veículos terão em seu trabalho”, explica Sebastian.

Atualmente, os profissionais de fotografia têm a tecnologia ao seu favor, o que facilita muito a eficiência do trabalho como, por exemplo, as câmeras digitais que corrigem as falhas. Mas não adianta ter o equipamento e não saber como usá-lo.

“Aprendi com o Sebastian que, mesmo sem um equipamento de ponta consegue-se pôr em prática os seus ensinamentos”, diz o fotógrafo paulista Alexandre Janotti.

No entanto, segundo Rojas, quatro dias foroam insuficientes para que pudesse dedicar atenção aos seus súditos. “Aulas particulares seriam mais produtivas para que os alunos rendessem mais. Talvez uma semana de workshop com seminários seria ideal para que eles aprendessem coisas que levariam mais tempo”, diz o professor.

Segundo o idealizador do workshop Alan Simas, devido ao sucesso do curso já existe turma fechada para 2009.

“Participei do curso que ele fez em Curitiba e adorei a metodologia de ensino do Sebastian, então consegui trazer para o Rio e foi um sucesso. Já temos em nosso portal um formulário para que novos fotógrafos façam um pré-cadastro para o próximo ano”, diz Simas.

Para obter mais informações acesse o site Foto do Surf.

O curso Fotografia de Surfe Dentro e Fora D’Água conta com apoio do Shopping Barra Garden, Twoface e Croma.

Na galeria de fotos acima você confere o trabalho realizado pelos alunos do curso.