Os jogos Sul-Americanos de Praia 2011 acontecem entre os dias 2 e 11 de dezembro em Manta, Equador.
A seleção brasileira invade o país com um time casca-grossa e desta vez quer voltar para casa com o título.
O Brasil conquistou o vice-campeonato mundial no ISA Masters World Surfing Championship 2011 no Panamá e este já é um incentivo para a equipe que embarca para o Equador ainda este mês.
Nas disputas da categoria Open, o Brasil está bem representado com o baiano Bruno Galini, o capixaba Rafael Teixeira e os cariocas Filipe Braz e Lucas Silveira.
Camila Cássia, que há dois anos foi vice-campeã do evento, une-se à Suelen Naraísa, atual campeã brasileira, para fechar a dupla feminina.
Entre os pranchões, Jefson da Silva e Carlos Bahia, ambos do litoral Norte paulista, defendem as cores verde e amarela e buscam chegar ao lugar mais alto do pódio.
Na modalidade Bodyboard, o carioca Francirley Barros e o capixaba Erisberto “Beto“ Abrantes representam o Brasil nas ondas equatorianas.
Para preparar todos os atletas, o baiano Gabriel Macedo e o carioca Otoney Xavier representam o time de técnicos e auxiliam a equipe na preparação física e mental.
O evento é chancelado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e reúne cerca de 1500 atletas de 15 países membros da Odesur (Organização Desportiva Sul-Americana).
Também acontecem as disputas de handebol, esqui, natação, rugby, triatlo, vôlei e futebol de praia.
Para a ISA (International Surfing Association), este evento representa mais um passo no longo caminho que pretende levar o surf às olimpíadas.
“Estamos entusiasmados para ver os surfistas integrando suas respectivas equipes e isso vai ser bom para o progresso do surf”, afirma Fernando Aguerre, presidente da entidade.
Seleção Brasileira nos Jogos Sul-Americanos de Praia
Masculino
Bruno Galini (BA)
Rafael Teixeira (ES)
Lucas Silveira (RJ)
Felipe Braz (RJ)
Feminino
Suelen Naraisa (SP)
Camisa Cassia (SP)
Bodyboard
Erisberto Abrantes (ES)
Francirley Ferreira (RJ)
Longboard
Carlos Bahia (SP)
Jefson Silva (SP)
Técnicos
Otoney Xavier (RJ)
Gabriel Macedo (BA)