Amigos e companheiros de viagens desde a infância, os catarinenses Lucas Vicente e Tainá Hinckel foram os protagonistas do CBSurf Tour Hang Loose Japan Trials, que definiu nesta quinta-feira (27), na Praia Grande, em Ubatuba, a seleção brasileira para o Mundial Júnior, da International Surfing Association (ISA), em setembro, no Japão. Cada um venceu duas categorias, tanto a sub16 quanto a sub18.
Na sub14 masculina, Diego Aguiar foi o vencedor, fazendo a festa da torcida local. Por equipes, com quatro vitórias em cinco categorias, Santa Catarina levou a melhor, superando os donos da casa. Após essa disputa, válida pela terceira etapa do ranking e realizada pela Federação Paulista de Surf, o Brasil será representado por Matias Ramos (CE), Eduardo Motta (SP), Deivison Santos (PE) e Raoni Ribeiro (CE) na sub18, Daniel Templar (RJ), Mateus Sena (RN), Lucas Vicente (SC) e Daniel Adisaka (SP) na sub16.
Entre as meninas, Letícia Cavalcante (CE) e Luara Thompson (RJ) asseguraram vagas na sub18 feminina e Tainá Hinckel (SC) e Carol Bonelli (RJ), na sub16 feminina. Vale destacar que Tainá e Carol foram primeira e segunda colocadas nas duas categorias, tanto na etapa quanto no ranking, mas pelo regulamento só podem competir em uma faixa etária. A surfista catarinense foi a única a ter 100% de aproveitamento, na sub16 e também teve uma nota 10 no evento.
As maiores somatórias do evento foram de Lucas Vicente, 17,55 na final sub16 e 17,25 no round 2 da sub18 – foi o único atleta a chegar na casa dos 17 pontos, de 20 possiveis. “Foi irado, estou amarradão. Muita gente falou que eu não ia conseguir me classificar para o Mundial depois da segunda etapa, mas creio em Deus que é dono das causas dos impossíveis”, desabafou.
“Acreditei até o fim e fiz barba, cabelo e bigode. Agora quero representar muito bem o Brasil e Santa Catarina e trazer esse título”, comemorou Lucas, também vibrando com o grande desempenho da amiga Tainá. “A gente viaja juntos desde os sete anos e estou muito feliz por ela também”, disse.
Tainá vibrou da mesma forma por ela e pelo companheiro de viagens em competições e também por conseguir o objetivo traçado de garantir três vitórias na sub16. “Não tenho palavras. Deus abençoou muito. As ondas estavam difíceis, mas surfei bem. E fiquei feliz em vencer as três etapas na sub16”, falou. “Foi muito legal o Lucas também garantir a vaga. Somos muito amigos, bem parceiros e, se Deus quiser, vamos conquistar os títulos juntos”, completou.
Resultados completos da etapa no site da Federação Paulista de Surf.
Resultados da etapa
Sub 18 Masculina
1 Lucas Vicente-SC
2 Deivison Santos-PE
3 David Soares-SC
4 Daniel Adisaka-SP
Sub 18 Feminina
1 Tainá Hinckel-SC
2 Carol Bonelli-RJ
3 Kiane Cristina-SP
4 Louisie Frumento-SP
Sub 16 Masculina
1 Lucas Vicente-SC
2 Hidierferson Júnior-SC
3 Mateus Sena-RN
4 Daniel Templar-RJ
Sub 16 Feminina
1 Tainá Hinckel-SC
2 Carol Bonelli-RJ
3 Lanai Henrique-SC
4 Pâmella Mel-SP
Sub 14 Masculina
1 Diego Aguiar-SP
2 Cauã Costa-CE
3 Cauã Gonçalves-SP
4 Caio Costa-SP
Times
1 Santa Catarina
2 São Paulo
3 Rio de Janeiro
4 Ceará