Seleção desfila em Maresias

Equipe brasileira, ISA World Junior Surfing Championships 2006, praia de Maresias, São Sebastião (SP)

Equipe brasileira, Mundial Sub-18, praia de Maresias, São Sebastião (SP). Foto: Daniele Serafim.
A cerimônia de abertura da quarta edição do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championship, principal competição para surfistas de até 18 aos de idade do mundo rolou neste sábado (6/5) em Maresias, São Sebastião (SP).

 

Este ano, o evento será disputado por 200 atletas de 26 países na briga pelas medalhas de ouro, prata, bronze e cobre, para o quarto colocada na final de cada uma das três categorias: Júnior Masculino, Júnior Feminino, e Mirim Masculino.

 

Na cerimônia de abertura, todas as 26 delegações se apresentam uniformizadas e com suas bandeiras nacionais num desfile como nos Jogos Olímpicos. Um dos destaques do desfile é a Cerimônia das Areias, que são trazidas por cada país e representa a união dos povos pelo surfe.

 

Fernado Aguerre, presidente da International Surfing Association (IAS), Juca Barros, presidente da CBS e o prefeito de São Sebastião, Juan Manoel Pon Garcia, deram as boas-vindas a todos os competidores.

 

A principal disputa é para definir o país campeão. Todos os cerca de 200 competidores estréiam no domingo e ninguém é eliminado na primeira apresentação. O evento inédito no Brasil vai até o dia 14 de maio nas ondas de Maresias.

 

?É um prazer receber as equipes aqui no Brasil e esperamos pela boa vontade de Netuno para que o campeonato seja realizado em boas ondas. Todos os competidores estão empolgados, existe todo um clima de festa aqui em Maresias e certamente teremos um grande evento durante esta semana aqui em São Sebastião?, acredita Juca de Barros, presidente da Confederação Brasileira de Surf (CBS).

 

?Importante destacar que conseguimos trazer este evento para o Brasil graças à confiança do Fernando Aguerre, presidente da ISA, no trabalho desenvolvido pela CBS, além do Álfio Lagnado, da Quiksilver Brasil, da Prefeitura de São Sebastião e também contamos com o importante apoio da Federação Paulista de Surf (FPS), na pessoa do seu presidente, Silvério da Silva?, complementa o presidente Juca de Barros.

 

?Esse evento reúne toda a comunidade mundial do surfe, como nenhum outro evento do nosso esporte no mundo. Em um planeta com muita violência e problemas, a Cerimônia das Areias da ISA simboliza nosso desejo, como surfistas, para um mundo de paz. Vamos esperar que os lideres mundiais compreendam essa nossa mensagem?, disse Fernando Aguerre, presidente da ISA.  

 

Já a estréia oficial do Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships está marcada para as 8 horas de domingo, com todos os representantes dos 26 países fazendo suas primeiras apresentações dentro d’água no primeiro dia da competição que prossegue até o próximo domingo.

 

O Brasil, os Estados Unidos e o Havaí, venceram as três primeiras edições deste evento, respectivamente na África do Sul em 2003, no Tahiti em 2004 e nos Estados Unidos em 2005.

 

A equipe brasileira é comandada pelo técnico Otoney Xavier e o ?Parreira? do surfe vêm realizando dois treinos diários desde segunda-feira para tentar o segundo título mundial competindo em casa.

 

O time verde-amarelo só foi definido no último domingo e é formado pelos paulistas Dodô Veiga, Wladimir Perez e Wiggolly Dantas, além do baiano Franklin Serpa na categoria Júnior Masculino, pelo catarinense Alejo Muniz, o paulista Nathan Brandi, o carioca André Pastori e o potiguar Johnny Max na Mirim e pelas catarinenses Suzã Leal e Chantalla Furlanetto, a paraibana Diana Cristina e a pernambucana Monik Santos na Júnior Feminina.

 

?As condições do mar em Maresias não estão muito boas e isso tem prejudicado um pouco, pois os atletas não conseguem fazer mais de uma manobra, já que a maioria das ondas fecha rapidamente. Estamos confiantes em realizar um bom trabalho. Nosso objetivo é o título e temos bons atletas que podem brigar por vitórias nas três categorias?, acredita Otoney.

 

As equipes do Havaí, Austrália, Estados Unidos e África do Sul, também vêm com força total para buscar o título no Brasil. Outra atração do evento é a participação de países sem muita tradição no surfe, como Alemanha, Itália, República Dominicana, Canadá, Guatemala, Barbados, Jamaica e até Suécia, que será representada por um único atleta, Freddie Meadows.

 

?Lá só dá onda umas três vezes por ano e o que predomina são esportes de inverno, como snowboard. Para surfar tenho que ir para outros países, principalmente a França?, contou Meadows, que visita o Brasil pela primeira vez.

 

O Quiksilver ISA World Junior Surfing Championships 2006 é uma realização da International Surfing Association (ISA) com patrocinio da Quiksilver e organização da Confederação Brasileira de Surf (CBS). Apoio: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de São Sebastião, Federação Paulista de Surf, Associação de Surf de São Sebastião e Revista Fluir, com a Mormaii vestindo a equipe brasileira.

Exit mobile version