#O surfista Sandro Neto, estudante de Educação Física na Ulbra, foi o vencedor neste domingo (18/11) da seletiva final exclusiva para gaúchos do Confronto MCD Brasileiro de Surf Universitário, na praia de Atlântida.
A competição definiu a seleção que representará o Rio Grande do Sul na grande decisão do evento, inédito no Brasil, marcado para de 12 a 15/12, em Ubatuba, no litoral paulista, onde estará em jogo uma pick up Ford Courier zero km para o campeão.
Os oito melhores do masculino e as duas do feminino garantiram as vagas depois de uma etapa com ondas de um metro e sol.
Surfista mais experiente do evento, com cinco títulos estaduais amadores no currículo, Sandro terminou o ranking como o melhor do Estado, assegurando uma passagem aérea para o Peru.
#Na disputa pela vitória ele teve como maior adversário o atual campeão gaúcho amador, Luiz Corrêa, aluno de Engenharia Ambiental, também na Ulbra. Os dois foram, sem dúvida, os melhores da competição e na primeira metade da bateria, se revezaram na frente. Faltando dez minutos, Sandro conseguiu a melhor onda da disputa – uma nota 7,0 ? e manteve a liderança até o término.
?Valeu a pena ter me dedicado o mês inteiro para este campeonato. Agora vou aproveitar essa passagem para o Peru para me aperfeiçoar. O objetivo principal é o título brasileiro e o carro?, comemorou Sandro.
?Espero conseguir um patrocínio forte para poder voltar a representar o Rio Grande no brasileiro profissional?, acrescentou o surfista, que por pouco não ficou de fora da briga pelo título gaúcho na semifinal.
Ele precisava de uma nota 4,66 e pegou a onda no último segundo da bateria, garantindo um 5,55, para superar o estudante de Odontologia na Ulbra, Paulo Vinícius, uma das revelações do evento por não competir habitualmente.
Luiz Côrrea assegurou o vice-campeonato e festejou a vitória na Lui Lui Expression Session, uma disputa especial onde vale a manobra mais radical. Ele ganhou um final de semana em Torres executando um aéreo.
#Daniel Pinto (Educação Artística/FURG) foi o 3° colocado, seguido de Marcelo Cordeiro (Educação Física/Facos). Além dos quatro finalistas e de Paulo Vinícius, a seleção gaúcha contará com Maurício Nunes (Administração/Unisinos), Luís Saraiva e Igor Lummertz, ambos do curso de Educação Física da Ulbra.
Entre as meninas, as gêmeas Gabriela e Bibiana Xavier fizeram dobradinha na etapa. Gabriela, que estuda Artes Plásticas na UFRGS, foi a vencedora e terminou em primeiro lugar no ranking. Bibiana, aluna de Pedagogia na mesma universidade, foi a vice, mas na somatória das duas etapas foi superada por Franciny Tort, estudante de Psicologia na PUC, que venceu a primeira seletiva, em Torres, e foi quinta colocada na praia de Atlântida.
Ainda na etapa, Sabrina Schwartz, que faz Desenho Industrial na Ulbra, ficou em terceiro; e Milca Severo, aluna de Arquitetura na UFRGS, terminou em quarto lugar. A competição contou ainda com a categoria Local para os surfistas de Atlântida. O campeão foi Jefferson Comaru.
Agora, o Confronto MCD Brasileiro segue para Santa Catarina, onde terá uma seletiva nos dias 24 e 25, na praia Brava, em Itajaí.