Seletiva paranaense testa novo modelo de competição

0

André Portugal faz a lição de casa e avança na Taça Lui Lui. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
O formato inovador utilizado no Lui Lui Surf Festival, válido pelo Brasileiro de Surf Universitário, agradou na primeira experiência feita neste sábado na seletiva paranaense, em Matinhos.

 

Neste modelo de campeonato, os competidores surfam duas baterias e são somadas as duas melhores ondas de cada disputa, podendo alcançar até 40 pontos.

 

“Agora, temos mais chances. Passam os atletas mais constantes”, disse o surfista André Portugal, aluno de Direito da Tuiuti, e um dos mais experientes na seletiva.

 

Gil Cordeiro acelera no pico de Matinhos. Foto: Divulgação / FMA Comunicação.
“No começo, é estranho, porque você não está competindo contra os atletas de sua bateria e sim contra todos do evento, mas é bem melhor”, comenta Gil Cordeiro, estudante de Geografia da Isulpar, e outro grande nome no evento.

 

A competição começou neste sábado com a participação de 42 surfistas na categoria Masculina, com ondas com boa formação, variando entre meio e 1 metro e muito sol, deixando a praia cheia.

 

A melhor somatória do dia ficou com Greg Cordeiro, com 12,50 pontos. O curitibano Alessandro Coelho (Tuiuti) chegou muito perto, com 12,35 pontos. Caio Tavares (Open) terminou com 12,25.

 

André Portugal não chegou na casa dos 12 pontos, terminando com 11,50. A diferença entre o primeiro colocado e o oitavo foi de apenas 2,6 pontos, prometendo uma disputa acirrada para este domingo, quando serão definidos os oito semifinalistas.
       
A decepção ficou por conta do vencedor da seletiva no ano passado, Clóvis Salgueiro (Fapipar), que somou apenas 4,75 pontos. A competição recomeça neste domingo às 8 horas.

 

Além das disputa masculinas, entram no mar a final feminina, o tag team – entre faculdades, uma das grandes atrações do evento – e a expression session, bateria sem regras onde vale a melhor manobra.
       
Nas disputas individuais, os surfistas brigam por quatro vagas na categoria masculina e duas na feminina para a grande final do Brasileiro, marcada para o início de dezembro, na praia de Maresias, em São Sebastião (SP).

 

O campeão brasileiro masculino ganha um automóvel Renault. Já na seletiva, os melhores nas duas categorias ganharão passagens aéreas da TAM para qualquer lugar do Brasil. Um sortudo do público da areia também voltará para a casa com uma passagem da TAM, que será sorteada.
       
O Lui Lui Surf Festival terá mais seis etapas, indo do Rio Grande do Sul até Pernambuco. A próxima seletiva será disputada nos dias 27 e 28, na praia gaúcha de Torres. No final de semana seguinte (dias 4 e 5 de outubro) será a vez da disputa na praia Brava, em Itajaí (SC).

 

Os paulistas competem nos dias 11 e 12 na Riviera de São Lourenço, em Bertioga. Depois, nos dias 25 e 26, é a vez dos baianos mostrarem talento, com a seletiva na praia de Stella Maris, em Salvador.

 

Em Pernambuco, na Baía de Maracaípe, o Circuito está marcado para os dias 1 e 2 de novembro e fechando as disputas regionais, Rio de Janeiro, dias 15 e 16, na Prainha.

 

O Lui Lui Surf Festival – Circuito Brasileiro de Surf Universitário 2003 tem apresentação da TAM, com o patrocínio da Renault e Billabong. Co-patrocínio da Sundown Sport. Apoio: Bully’s, Billabong Girls, Bennett Foam, Storm Rider Surfboards e VeniceMag. Realização: Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf (Ibrasurf). Supervisão: Confederação Brasileira de Surf e Associação de Surf Universitário do Paraná, com apoio institucional do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Ministério dos Esportes.
 
8 melhores na primeira fase

 

1 Gil Cordeiro 12,50
2 Alessandro Coelho 12,35
3 Caio Tavares 12,25
4 André Portugal 11,50
5 Luciano Uergo 11,25
6 Amaury Maia 10,40
7 Anderson Silva 10,10
8 José Ledesma  9,90