Seletiva Petrobras lubrifica circuito brasileiro

Guilherme Herdy - Billabong Pro Teahupoo 2004

Ex-top do WCT Guilherme Herdy disputa o evento na praia do Rio Doce. Foto: ASP World Tour/Tostee.
Depois de uma semana competindo na etapa do Mundial WQS em Fernando de Noronha (PE), muitos surfistas continuam no Nordeste para participar da estréia da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte.

 

O evento inaugura o Circuito Brasileiro de Surfe Profissional 2005 entre quinta-feira e domingo na praia de Rio Doce, em Búzios, no município de Nísia Floresta, cerca de 30 quilômetros ao Sul de Natal.

 

A expectativa é de que aproximadamente 150 surfistas participem da competição, que  distribui R$ 40 mil em prêmios e os primeiros mil pontos no ranking de acesso para o SuperSurf, a divisão principal do surfe nacional.

 

Entre os inscritos, algumas atrações são os ex-integrantes da elite mundial, como o paraibano Fábio Gouveia e o niteroiense Guilherme Herdy, além do atual campeão brasileiro Renato Galvão.

 

?É a primeira vez que eu vou para o Rio Grande do Norte, quero aproveitar para conhecer Natal e também prestigiar este evento da Petrobras?, disse o surfista de Ubatuba (SP), Renato Galvão, que não foi bem nas ondas de Fernando de Noronha.

 

?Infelizmente eu não achei as ondas na minha bateria aqui, mas estou treinando bastante e espero conseguir um bom resultado nessa semana para seguir mais confiante para a Austrália, onde vou participar de mais uma etapa do WQS. Já estive analisando o calendário e vou poder competir nas principais provas do Circuito Brasileiro, mas meu foco principal nesse ano é o Circuito Mundial, pois quero me concentrar bastante para tentar conquistar uma vaga para o WCT 2006?, contou Galvão.

 

Uma vaga na elite do surfe mundial também é o objetivo do niteroiense Guilherme Herdy, que até o ano passado fazia parte deste grupo. ?Vou correr atrás de novo, apesar de que ainda tenho uma chance de disputar várias etapas do WCT neste ano porque tem três surfistas que devem sofrer cirurgias e eu sou o segundo alternate (substituto) da lista. Por isso quero manter um ritmo de competição forte e vou para Natal participar da Seletiva Petrobras para somar alguns pontos para tentar uma vaga também no SuperSurf, pois nunca fiz parte deste grupo devido aos compromissos no Circuito Mundial?, falou Herdy.

 

A Seletiva Petrobras também será muito importante para os surfistas do Nordeste, já que há muitos anos a divisão de acesso do Circuito Brasileiro não passa pela região.

 

##

 

Talento local André Fagundes é um dos destaques da disputa. Foto: Usina Comunicação.
No Rio Grande do Norte então o último evento importante foi realizado em 91 e o Estado era um dos maiores celeiros de surfistas, como o campeão brasileiro profissional Joca Júnior e Aldemir Calunga, Danilo Costa e Fabrício Júnior, que já foram campeões brasileiros amadores, além de Marcelo Nunes, que integra o seleto grupo dos melhores surfistas do mundo que disputam o WCT.

 

Uma das maiores promessas do surfe potiguar no momento é André Fagundes, também da praia de Ponta Negra, em Natal.

 

?Meu objetivo principal em 2005 será conquistar uma das vagas para o SuperSurf. Devo continuar com o patrocinador, o que me ajudará a poder disputar todas as etapas do Brasil Tour?, disse André Fagundes.

 

O surfista da praia de Ponta Negra é apontado como um exemplo a ser seguido. Além de ser dedicado ao surf, Fagundes também divide o seu tempo com a faculdade de Engenharia Civil, cursada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

 

?É bastante difícil conciliar as duas atividades, devido ao esforço que as duas exigem, mas vou continuar conciliando. Meu objetivo hoje é chegar ao SuperSurf, mas um dia vou querer seguir também a carreira de engenheiro?, afirmou. André começou a surfar aos 8 anos. Entrar para as competições foi um pequeno passo, graças aos exemplos nas mesmas ondas onde treina, como os citados acima.

 

Além do Rio Grande do Norte, outras duas etapas da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino já estão confirmadas. A segunda será disputada entre os dias 21 e 24 de julho na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).

 

E a terceira nos dias 01 a 04 de setembro na praia Mole, em Florianópolis (SC). Em cada prova, estarão em jogo R$ 40 mil em prêmios e mil pontos no ranking que classifica 20 surfistas para a elite nacional do SuperSurf, a divisão principal do Circuito Brasileiro Profissional. Esta é a primeira vez que esta competição criada no ano passado será realizada na região Nordeste do país.

 

?Nosso objetivo é dar oportunidade para que os surfistas nordestinos também possam competir em casa, pois a maioria dos campeonatos importantes do surfe é realizada nas regiões Sul/Sudeste do país?, destaca Lúcio Pimentel, gerente de imprensa da Petrobras.

 

?O Nordeste historicamente nunca parou de revelar grandes valores e o último deles é o cearense Pablo Paulino, que acaba de conquistar o título mundial Pro Junior na Austrália. Então, resolvemos levar a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino para lá também e escolhemos o Rio Grande do Norte para sediar a competição neste ano?, contou Lúcio Pimentel.

 

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da RM Sports e esta primeira etapa tem patrocínio da Petrobras e apoio da Ecológica, Pittsburg Sanduicheria, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rádio 95 FM e Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, com organização da ABRASP (Associação Brasileira de Surf Profissional), Fesurf RN (Federação de Surf do RN), ANS (Associação Norte-Riograndense de Surf) e ASBT (Associação de Surf de Barra de Tabatinga).


 

Exit mobile version