Seletiva Petrobras movimenta Florianópolis

0

Adriano de Souza venceu a primeira etapa da Seletiva Petrobras. Foto: Poullenot / Divulgação Rip Curl Pro.
A segunda Seletiva Petrobras de Surfe Masculino começa a partir da próxima quinta-feira na praia Mole, em Santa Catarina.

 

Na estréia desta nova competição criada pela Petrobras, o jovem Adriano de Souza, 17 anos, levou a melhor sobre o experiente paraibano Fábio Gouveia, 35, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo.

 

O evento distribui R$ 40 mil em prêmios aos melhores colocados e mil pontos no ranking que classifica vinte surfistas para a elite nacional do SuperSurf do ano que vem.

 

?Desde o começo da minha carreira sempre vi o Fabinho surfar. Ele é um ídolo para todos nós e ganhar dele num dos melhores lugares do Brasil para campeonatos foi melhor ainda?, falou Adriano ?Mineirinho? de Souza, atual campeão mundial Pro Junior.

 

A idade de Mineirinho é quase o tempo que o surfista paraibano, que agora reside em Florianópolis, tem só de experiência no circuito mundial. Fabinho faz questão de elogiar a mais jovem promessa do surf brasileiro.

 

?Ele é um surfista que está despontando, está mexendo com o esporte no Brasil. Apesar de ser bem leve, tem o surf no pé, é rápido, surfa com bastante fluidez e consegue colocar muita pressão nas manobras?.

 

Os dois e os outros finalistas na praia de Itamambuca, o atual vice-líder do SuperSurf 2004, Odirlei Coutinho (SP), e Cristiano Guimarães (SP), mais um dos muitos surfistas que escolheram Florianópolis para morar já confirmaram presença no evento.

 

Além deles, quase toda a elite que compõe a atual divisão principal do Circuito Brasileiro Profissional competirá na praia Mole.

 

Além de decisivo na formação da lista dos 20 surfistas que completam o grupo do SuperSurf no ano que vem, em Florianópolis, serão definidos os atletas que participam do Festival Petrobras de Surfe, evento especial por equipes que será promovido no final do ano no Rio de Janeiro.

 

Os dez primeiros colocados na classificação geral das duas etapas da seletiva se juntarão aos melhores colocados nas outras duas competições patrocinadas pela Petrobras no calendário brasileiro profissional: o circuito Petrobras Feminino e o Petrobras Longboard Classic, numa disputa inédita que distribuirá R$ 30 mil em prêmios nos dias 10 a 12 de dezembro.

 

Na praia Mole também será realizado um mutirão de limpeza nas areias e redondezas durante a seletiva, além de uma campanha para arrecadação de alimentos não perecíveis que serão entregues numa entidade carente da capital catarinense.

 

Cada quilo de alimento doado pelo público durante o campeonato será trocado por um cupom que dará direito a participar de um sorteio de vários brindes no último dia.

 

Os outros patrocinadores também realizam algumas ações extra-competição durante o evento. A Rip Coast Renner vai distribuir água-de-côco para a torcida e a Claro já iniciou uma promoção inédita: quem comprar um aparelho Siemens de 10 a 24 de setembro, concorrerá a 30 celulares alucinantes com o nome ?Claro Teco Padaratz?, numa edição limitada e exclusiva da Claro.

 

Além disso, os vencedores poderão realizar um sonho de participar de uma clínica de surf com um dos maiores ídolos do esporte no dia 10 de outubro em Florianópolis.

 

Também já está confirmada a festa oficial do evento para o sábado (25/9), no El Divino Café. Todos os atletas inscritos no evento, além de personalidades do esporte, imprensa e convidados, terão livre acesso e a festa também será aberta para o público em geral.

 

Ranking da Seletiva Petrobras
 

1 Adriano de Souza (SP) 1000

2 Fábio Gouveia (PB) 860

3 Odirlei Coutinho (SP) 730

4 Cristiano Guimarães (SP) 670

5 Beto Fernandes (SP) 610

5 Pablo Paulino (CE) 610

7 Tânio Barreto (AL) 555

7 Daison Pereira (RS) 555

9 Renato Galvão (SP) 500

9 Tadeu Pereira (SP) 500

9 Renan Rocha (SP) 500

9 Alexandre Almeida (RJ) 500

13 Wagner Pupo (SP) 450

13 Pedro Henrique (RJ) 450

13 Cristiano Spirro (BA) 450

13 Fábio Silva (CE) 450