Surfing Games

Seletiva rola em Mariscal

0
960x640

Equipes perfiladas para o hino nacional na abertura do Surfing Games Interassociações. Foto: Basílio Ruy.

 

Um evento único e grandioso para o surfe dará a largada nesse próximo final de semana, 30 de julho, na praia de Mariscal, em Bombinhas (SC), litoral norte catarinense. O Sicred e Guaraçaí apresenta a Seletiva Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2016, que também homenageará Mateos Beine de Souza, surfista e ex-presidente da ABS (Associação Bombinhas de Surf), que faleceu em 2015.

 

Essa seletiva classificará quatro associações para se juntarem as 12 equipes que já integram a elite do Surfing Games. No total, 16 equipes disputaram o título de melhor associação desta temporada no circuito principal, com datas e locais ainda a definir.

O objetivo desse sistema de competição, é treinar os atletas e associações catarinenses para competições por equipes. A dinâmica do evento segue os mesmos padrões adotados no Circuito Brasileiro de Surf Amador e o Mundial Amador da categoria, o ISA World Surfing Games.

 

960x640

Cerimônia das areias rola anualmente na abertura do Surfing Games Interassociações. Foto: Basílio Ruy.

 

Abertura – A expectativa para seletiva em Mariscal é com boas ondas, num local de extrema beleza e com excelentes condições de surf no litoral norte catarinense. “Essa é uma competição destinada também a ajudar a estruturação de todas as associações do estado, já que exigirá trabalho e organização dos dirigentes de forma a participar efetivamente deste circuito”, declarou Aurélio Ramos, promotor e um dos idealizadores da competição.

O objetivo da Fecasurf – Federação Catarinense de Surf -, é complementar com esse circuito um sistema de competição fora do usual que entidade realiza. Uma maneira de oferecer aos associados atividades e treinamentos diferenciados, visando garantir sempre a evolução e o crescimento do surf em Santa Catarina. Também é uma forma de intercâmbio entre as associações dos mais diferentes pontos do litoral, de trocarem experiências e interagirem no processo de evolução de suas instituições.

O Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2016 é um circuito catarinense de equipes, composto por três etapas no tour oficial. A ideia original é sempre levar uma etapa para o litoral norte, outra na capital e uma terceira etapa no litoral sul, definindo a associação campeã da temporada.

960x640

A vice-campeã mundial em 2002, Jaqueline Silva, foi uma das representantes da equipe ASJ, campeã de 2015 do Surfing Games. Foto: Basílio Ruy.

 

Ranking final da temporada 2015

1 ASJ (Joaquina)
2 AFS (São Francisco do Sul)
3 ASB (Barra do Sul)
4 ASM (Matadeiro)
5 ASG (Garopaba)
6 ASBC (Balneário Camboriú)
7 ASI (Imbituba)
8 AIS (Itapoá)
9 ASIS (Ingleses e Santinho)
10 ASPR (Praia do Rosa)
11 ASESUL (Extremo Sul da Ilha)
12 ASPI (Praias de Itajaí)
13 ABS (Bombinhas)
14 ASPM (Praia Mole)
15 ASMP (Moro das Pedras)

 

Regras e pontuação por equipes – (Para um melhor entendimento de como funciona o circuito, segue as regras do Vida Marinha Surfing Games Interassociações 2016).

Cada surfista vai acumular pontos para suas equipes de acordo com as suas colocações das disputas nas baterias em cada fase.

Exemplo: Primeiro lugar: 04 pontos; Segundo lugar: 03 pontos; Terceiro lugar: 02 pontos; Quarto lugar: 01 pontos.

1. Cada associação vai acumular pontos para sua equipe de acordo com o cumprimento dos seguintes quesitos esportivos:

a- As equipes que se inscreverem completas, começam a competição com 10 pontos de bonificação;

b- As equipes que se apresentarem no evento com as bandeiras de sua cidade e sua associação,terão 10 pontos de bonificação. Atenção! Agora é obrigatório cada entidade ter a bandeira do município, mesmo que a cidade possua mais de uma associação na disputa;

c- As equipes que se apresentarem na cerimônia de abertura do evento (hino nacional e cerimônia das areias) uniformizadas (no mínimo, camiseta com logotipo da associação e federação), terão 10 pontos de bonificação;

d- Ao final do evento, a soma da pontuação de todas as colocações dos atletas será adicionada à pontuação por quesitos esportivos e determinará a associação campeã da competição.
e- A associação campeã da temporada será definida pela soma das três etapas, sem descarte. Se houver algum empate, serão somados os dois melhores resultados. Se persistir o empate, parte para o melhor resultado. Se mesmo assim continuar empate, serão considerados os pontos feitos pelos atletas em cada etapa.

f- Cada entidade deverá trazer um recipiente estilizado contendo a areia de sua respectiva praia para o cerimonial de abertura.
g- De acordo com o que foi aprovado em assembleia geral da Fecasurf em 2014, o circuito terá o sistema de acesso e rebaixamento entre as equipes. As 12 (doze) entidades melhores colocadas, serão mantidas no grupo de elite para a edição do ano posterior. As equipes que ficarem abaixo dessa colocação, terão que disputar uma seletiva no primeiro semestre do mesmo ano do circuito. Nesse evento, subirão para o grupo de elite do Interassociações, as 04 (quatro) melhores equipes da seletiva disputada.