ASP Pro Junior

Seletivas confirmadas no Brasil

Adriano de Souza, campeão mundial do ASP Pro Junior em 2003, Austrália

Adriano de Souza, campeão mundial do ASP Pro Junior em 2003 na Austrália. Foto: Steve Robertson / ASP Images.

A ASP South America confirmou as duas seletivas sul-americanas para o Mundial Pro Junior, marcadas em seu calendário nos próximos finais de semana.

 

O Mormaii Pro Junior começa nesta sexta-feira (28/8) em Garopaba (SC), onde fica a sede da empresa que estreia na categoria para surfistas de até 20 anos de idade.

 

A praia da Ferrugem foi o palco escolhido para abrir a corrida por vagas para a decisão dos títulos mundiais na Austrália. De Garopaba, todos partem para a Ilha de São Francisco do Sul, ao Norte de Santa Catarina.

 

O suporte financeiro para esta etapa saiu na última hora, garantido por iniciativa da ASP South America, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul e outros apoiadores decididos em levar adiante o projeto.

“A Mormaii e as cidades de Garopaba e São Francisco do Sul, estão demonstrando seu comprometimento com o esporte, patrocinando estas etapas seletivas e proporcionando uma oportunidade única para que toda esta nova geração de atletas, que brota de Norte a Sul do nosso continente, possa vir um dia a sonhar com o Dream Tour da ASP”, destaca Roberto Perdigão, da ASP South America, escritório regional da ASP na América do Sul, sobre a importância da categoria cuja lista de campeões tem nomes como Andy Irons, Joel Parkinson, Adriano de Souza e Jordy Smith, estrelas do ASP World Tour.

A Billabong anunciou na tarde da última sexta-feira que estava adiando a etapa de São Francisco do Sul, marcada para rolar entre os dias 5 e 7 de setembro, final de semana seguinte ao do Mormaii Pro Junior em Garopaba, que acontece entre 28 e 30 de agosto na praia da Ferrugem.

 

“Em decorrência de alguns contratempos, a Billabong Brasil optou por adiar a etapa, no intuito de nos resguardarmos”, escreveu em nome da empresa, Karoline Lopes, coordenadora de imprensa da Billabong Brasil, por e-mail.

 

“Iremos reavaliar a locação e as parcerias ideais para a realização deste evento no próximo mês de outubro. Ressaltamos ainda, que não medimos esforços para viabilizá-lo, mas, diante da atual situação, não temos como avançar de forma segura para todos os envolvidos, inclusive atletas. Em breve, comunicaremos novidades sobre a seletiva sul americana que classificará os melhores atletas para a disputa do Billabong World Junior em janeiro na Austrália”, completou Karoline Lopes no mesmo e-mail.

A ASP South America esclarece que não existem mais datas disponíveis no calendário deste ano e garantiu a premiação total para a que o evento possa ser realizado juntamente com a verba da Prefeitura de São Francisco do Sul já aprovada e alguns apoiadores, ou até um novo patrocinador.

 

Perdigão ressalta que o fundamental nesse momento é a confirmação do evento, que só foi possível com a importante participação de outras pessoas.

 

“Tudo graças à agilidade da Jamille Machado, Secretária de Turismo de São Francisco do Sul, do Jiuliani Possamai, presidente da Associação de Surf de São Francisco do Sul e do Fred Leite, presidente da Federação Catarinense de Surf. Mesmo pegos de surpresa, a ASP South America e os organizadores locais da etapa se mobilizaram imediatamente para viabilizar este plano B que estamos colocando em prática”, diz Perdigão.

O melhor é que os principais surfistas sub-20 da América do Sul estarão se apresentando nestas duas semanas em Santa Catarina. O Mormaii Pro Junior estreia na sexta-feira e vai até domingo na praia da Ferrugem, em Garopaba.

 

Já a segunda batalha pelas quatro vagas masculinas e as duas femininas no time sul-americano que vai para o Mundial Pro Junior da ASP na Austrália, será travada no feriadão de 7 de setembro em São Chico, na mesma Prainha que nos dois últimos anos recebeu um público impressionante no WQS que era realizado nesta data.

“É grande a expectativa e a ansiedade de todo o enorme contingente de atletas que fazem parte da nova geração do surf brasileiro e sul-americano, pelo início destas seletivas para o mundial da categoria sub-20, que acontece no início de janeiro na Austrália”, diz Perdigão, sobre a competição que o Brasil já conquistou quatro títulos, com o cearense Pablo Paulino em 2004 e 2007, o paulista Adriano de Souza em 2003 e o carioca Pedro Henrique em 2000.

 

Também esteve na decisão deste ano, com o potiguar Jadson André sendo vice-campeão na final contra o havaiano Kai Barger.

As seletivas da ASP South America também decidem o título sul-americano profissional sub-20 do masculino e feminino da temporada. No ano passado, os campeões foram o paulista Alex Ribeiro e a paraibana Diana Cristina.

 

Com a indefinição da Billabong, é importante que pelo menos estas duas provas seguidas sejam realizadas.

 

“Independente de qualquer coisa, a etapa de São Chico está mais do que confirmada. A ASP South America vai arcar com a premiação que os atletas têm direito, o aspecto técnico e o padrão de organização também vão se manter inalterados, já que todos estão mobilizados para que tenhamos um grande evento, com transmissão via web e tudo mais”, complementa Perdigão.

 

Exit mobile version