O fim de semana vai ser de surf na maior parte do litoral brasileiro. As condições devem ser regulares, sem nada de especial, mas tudo indica que será suficiente para movimentar o esqueleto de quem passou a semana trabalhando e pensando nas ondas. Confira o resumo abaixo:
Região Sul – A ondulação predomina de leste com ondas de 1 metro que perdem força aos poucos, mas mantém condições consistentes. O vento predomina de nordeste fraco a moderado no sábado e pode soprar de noroeste na manhã de domingo, quando uma ondulação de sudeste ganha força aos poucos e atua em conjunto com a de leste. O tempo segue parcialmente nublado, com sol aparecendo entre algumas nuvens, sem chuva. Só no domingo, no Rio Grande do Sul, é que a nebulosidade aumenta e pode haver pancadas de chuva à tarde e à noite.
Região Sudeste – As ondulações entram de sudeste e de sul neste fim de semana, mas enquanto a ondulação de sudeste perde força, a de sul ganha pressão e passa a predominar. Nas praias de São Paulo e Rio de Janeiro, as ondas quebram com cerca de 1 metro e devem favorecer os picos que recebem das duas direções. O vento sopra fraco a moderado de leste no sábado e fica bem fraco de noroeste na manhã de domingo, quando pode rolar o momento de mar mais liso. No Espírito Santo, a situação é um pouco diferente: a ondulação ganha força de sudeste no sábado, com ondas de 1 metro e vento moderado de sudeste. No domingo, as ondas perdem força aos poucos e o vento sopra fraco a moderado de sudoeste. O tempo na região Sudeste melhora gradativamente ao longo do fim de semana, com sol entre cada vez menos nuvens em São Paulo e Rio de Janeiro, sem chuva. Só no Espírito Santo é que a previsão ainda é de tempo nublado, com possibilidade de chuva no sábado, mas melhora no domingo.
Regiões Norte e Nordeste – A ondulação predomina de leste entre a Bahia e o Sergipe no sábado, com cerca de meio metro. No domingo, uma pequena ondulação de sul atua em conjunto com a de leste e favorece um número maior de praias nesses dois estados, porém o tamanho não deve passar muito de meio metro. Em Alagoas, as ondas seguem de sudeste na maior parte do fim de semana, onde a ondulação de sul atinge a costa no final de tarde, mas deve predominar só na segunda-feira. No Pernambuco, as ondas seguem pequenas de sudeste, mas uma ondulação de nordeste ganha pressão e atua em conjunto. Na Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, a ondulação predomina de nordeste e ganha um pouco de pressão no sábado, com mais de meio metro, depois as ondas perdem força aos poucos a partir de domingo. No Maranhão e no Pará, a ondulação de nordeste segue estável, com cerca de meio metro no sábado e ganha pressão na tarde de domingo.
Clique aqui e confira as condições do mar em todo o Brasil.