Semifinalistas garantem vaga em mar de gala

Rodrigo Dornelles - SuperSurf 2004, Joaquina

Rodrigo Dornelles pegou um belo tubo durante as disputas deste sábado na Joaquina. Foto: Ricardo Macario.

Provando que tem santo forte desde suas primeiras edições, o SuperSurf mantém a tradição de contar com ondas de qualidade durante as etapas que realiza, e neste sábado não foi diferente.

 

Confirmando as previsões, o mar subiu durante a noite e as ondas amanheceram perfeitas com cerca de 1,5 a 2 metros na série na praia da Joaquina, Florianópolis (SC).

 

Para completar o cenário, perfeito para uma etapa de estréia do circuito brasileiro, o sol brilhou forte durante o dia e atraiu um ótimo público, que prestigiou e torceu bastante pelos atletas durante as baterias das oitavas e quartas-de-final da competição, em ambas as categorias – masculino e feminino.

 

Gilmar Silva surpreendeu a todos ao derrotar o bicampeão brasileiro Léo Neves. Foto: Ricardo Macario.

Entre os homens, quatro atletas carimbaram seus passaportes nas semifinais do evento, sendo dois gaúchos, o ex-integrante do WCT Rodrigo Dornelles e Daison Pereira.

 

Na primeira semi, Rodrigo enfrenta o paulista Gilmar Silva, que surpreendeu a todos ao derrotar o bicampeão Léo Neves nas quartas, numa disputa apertada.

 

A outra semifinal será formada por Daison e o carioca Pedro Henrique, que deu um show de aéreos em todas as vezes que entrou na água e garantiu a vaga ao derrotar o veterano Jojó de Olivença, da Bahia, também nas quartas-de-final, quando registrou 17.50 pontos, maior média do evento até o momento.

 

Daison Pereira completa o contingente gaúcho nas semifinais da etapa. Foto: Ricardo Macario.

Na categoria feminina, as semifinais serão formadas por duas atletas da nova geração, a cearense Silvana Lima e a paulista Suelen Naraisa, além das cariocas Alessandra Vieira e a tricampeã brasileira Andréa Lopes.

 

As disputas começam às 09:30 horas deste domingo na praia da Joaquina, e a primeira final do SuperSurf 2004 está marcada para as 11:30 horas.

 

Silvana Lima foi a primeira classificada para a semifinal, ao eliminar a surfista local Juliana Quint. “Estou muito contente, pois encontrei boas ondas e é muito bom começar mais um ano já no pódio”, disse Silvana, que enfrenta a local de Saquarema Alessandra Vieira na primeira semi. Para chegar lá, Alessandra derrotou sua conterrânea Taís de Almeida.

 

Pedro Henrique tirou brevê de piloto e voou para a vitória nas quartas, contra o experiente Jojó de Olivença. Foto: Ricardo Macario.
Já a tricampeã brasileira Andréa Lopes conseguiu uma tranqüila vitória sobre a ubatubense Francisca Pereira. “Estou muito feliz, pois venho de seguidas contusões e conseguir passar duas baterias no mesmo dia, iniciar a temporada no pódio neste lugar maravilhoso, com altas ondas, é demais”, falou Andréa, que pega a ubatubense Suelen Naraisa na outra semi.

 

Suelen continua mostrando que é uma das grandes promessas da nova geração feminina do Brasil. Neste sábado ela marcou um 8.17 e registrou a maior nota entre as mulheres para derrotar a niteroiense Juliana Guimarães.

 

Depois começaram as disputas para definir os semifinalistas masculinos, e a primeira bateria teve um confronto acirrado entre Dornelles e o paranaense Jihad Kohdr, definido por uma pequena diferença: 12,07 x 11,74 pontos. Jihad quase repetiu o feito que lhe deu o título do WQS em Torres, quando virou a bateria nos minutos finais.

 

Dia de sol é sempre garantia de belas imagens. Foto: Ricardo Macario.
Desta vez, ele conseguiu a prioridade quando faltavam 40 segundos para o término e precisava de 5.75 para virar. A onda veio e ele fez o que pôde, mas os juizes deram apenas 5 pontos. Dornelles, que tinha uma torcida vibrando a cada onda surfada, comemorou bastante a vitória com os amigos.

 

“Não acreditei quando cheguei aqui hoje (sábado) de manhã. O mar ontem estava pequeno e ruim e hoje tem ondas perfeitas, tubos, séries de 2 metros e consegui pegar boas ondas nas baterias. Estou muito contente por chegar nas semifinais”, falou Dornelles, que terá como adversário o guarujaense Gilmar Silva.

 

Gilmar travou um belo duelo com o bicampeão do SuperSurf Léo Neves e venceu por 15,34 contra 11,57 pontos.

 

Silvana Lima mostrou um surfe arrojado nas ondas da Joaca e já garantiu presença em mais um pódio do SuperSurf. Foto: Nilton Santos/SuperSurf.
“Foi adrenalina do começo ao fim, mas tentei fazer o meu surfe com tranqüilidade. Ele é bicampeão brasileiro, tem mais experiência e eu só me preocupei em escolher bem as ondas e fazer o que eu sei fazer”, contou Gilmar, que no ano passado foi apenas o 46o colocado no ranking final da temporada.

 

A segunda semi terá o gaúcho Daison Pereira e o carioca Pedro Henrique, outro que surpreendeu nas ondas da Joaquina. Nas quartas, Daison passou pelo paulista Beto Fernandes por uma pequena diferença de 12,40 contra 11,70 pontos.

 

Já Pedro quebrou o recorde de ponto da prova para o ex-bicampeão brasileiro Jojó de Olivença, que tinha recebido nota 9,67 – a maior do evento – num tubo espetacular na bateria anterior.

 

Um mega show da banda Nação Zumbi fechou o dia com chave-de-ouro. Foto: Ricardo Macario.
Com um estilo polido e veloz, Pedrinho abusou dos aéreos em todas as baterias que disputou e contra Jojó mostrou que também tem habilidade nos tubos. Depois de rasgar no meio da parede em uma bela direita, encaixou com maestria e andou por alguns segundos dentro do tubo, que lhe valeu nota 8,83. Na seqüência mandou um aéreo e tirou 8,67 pontos, marcando 17,50 pontos, novo recorde do SuperSurf 2004.

 

O SuperSurf 2004 é uma realização do Grupo Abril e da Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) e têm como patrocinadores principais a Volkswagen, a Skol e a TIM, além do co-patrocínio da Garnier Fructis e apoio da Suncoast by C&A. Esta primeira etapa em Santa Catarina também conta com a importante parceria da Prefeitura Municipal de Florianópolis, da Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e da Rede Atlântida FM.

 

Cronograma do domingo
 
09:30 hs – Semifinais Femininas

 

1 Silvana Lima (CE) x Alessandra Vieira (RJ)
2 Andréa Lopes (RJ) x Suelen Naraisa (SP)
 
10:30 hs – Semifinais Masculinas

 

1 Rodrigo Dornelles (RS) x Gilmar Silva (SP)
2 Daison Pereira (RS) x Pedro Henrique (RJ)
 
11:30 hs – Final Feminina
 
12:00 hs – Final Masculina
 
12:40 hs – Cerimônia de premiação no pódio

 

Exit mobile version