A Waves Promoções, em parceria com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil (ABIT), realizaram nesta quarta-feira (27/02) o Segundo Seminário de Surfwear e Skatewear.
O objetivo do evento, que é gratuito e reuniu cerca de 118 pessoas, é colaborar na profissionalização do mercado, trazendo profissionais que possam acrescentar conhecimentos às pessoas do setor.
“Nunca tivemos apoio de nenhuma entidade e agora, com o Cômite do Surf (que faz parte da ABIT), queremos profissionalizar ainda mais esse mercado. Daremos destaque às exportações e pretendemos realizar cada vez mais seminários para todos os setores envolvidos”, explica Cecília Castro de Andrade, diretora da Waves Promoções.
A palestra foi dividida em duas partes. Na parte da manhã aconteceu a primeira parte do Seminário Verão 2003 – Sport Street Surfwear ? Promostil Paris, apresentado por Norberto Arena, presidente da Arena Bureaux de Estilo.
Arena mostrou um conceito generalizado sobre as tendências do mundo fashion.
Ele explicou como acontece a programação das coleções de cada estação, que começam a ser planejadas cerca de 36 meses antes de serem comercializadas.
O processo começa com o Fabril Pesado, responsável por averiguar a disponibilidade de matérias primas (natural, animal e sintético).
Com 16 meses, da-se início ao processo de comercialização, com a escolha das anelinas, corantes, fios e fibras, e o desenvolvimento da estratégia de marketing. Com seis meses, as coleções partem para os salões manufaturados e somente três meses antes, eles chegam ao varejo mundial e às pronta-entregas.
Segundo Arena, 50% da coleção deve ser composta por peças básicas; 25% pelo branco e preto; e 25% por peças promocionais – que servem com um termômetro para a aprovação de peças pilotos da coleção seguinte.
“Não lançar peças promocionais é um grande risco, pois não se sabe o que será o básico da próxima coleção”, explica Arena.
Já à tarde, na segunda parte do evento, a palestra foi centralizada nas tendências dos mercado surfwear, streetwear e moda praia.
A última palestra foi de Adriana Petruci, que falou sobre a Nova Lei de Etiquetas, que começará a vigorar em 12 abril deste ano e segue um novo padrão imposto pelo Inmetro.
O instituto fiscalizará se nas etiquetas estarão nome/razão social, CNPJ, país de origem, modos para conservação, entre outros detalhes.
Participaram diversos empresários do setor, bem como estilistas, gerentes de marketing, diretores, gerentes de produção, designers e responsáveis por produtos, como Maria Ângela Costa (Hot Girls), Mônica Alvez (Mônica Alvez), Eugênia Bolonha (Oficina Têxtil), entre outros.
Para obter mais informações sobre a nova lei de etiquetas, visite o site www.abnt.org.br .