O seminário Gestão Costeira e Surf Sustentável – Diálogos pós-Rio+20 aconteceu na última quinta-feira na Universidade Metodista – Pólo Itanhaém, litoral Sul paulista.
A atividade fez parte das ações do Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias, realizado em setembro na cidade desde 2001.
Para oferecer informações técnicas sobre o tema, o evento contou com a participação da chefe regional do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) Ingrid Maria Furlan Oberg.
Sua palestra abordou o tema: Desafios e oportunidades para a sustentabilidade nas cidades costeiras.
O evento também contou com a apresentação do processo coletivo realizado pelo Fórum Brasileiro de Surf e Sustentabilidade (F.B.S.S).
Durante a Rio+20, o órgão lançou a Carta das 21 Responsabilidades dos Surfistas. O documento foi construído a partir dos Encontros Livres – Surfando na Rio+20 realizados em sete estados do litoral brasileiro.
Para fortalecer o debate voltado para o surf, o seminário ainda contou com a presença do biólogo e pesquisador doutorando em ecologia vegetal pela Universidade de São Paulo (USP), Olidan Pocius. O doutor trouxe seus conhecimentos sobre a dinâmica da vegetação costeira e sua importância para a formação das ondas.
Neste sábado, acontece mais uma ação pelo Dia Mundial da Limpeza em Rios e Praias. Um encontro marcardo para as 9:00 horas reúne a população para uma limpeza nas praias dos Pescadores, Cibratel e Gaivotas.
Clique aqui para se inscrever. Para saber mais, envie uma mensagem para joaomalavolta@ecosurfi.org ou telefone para (0xx13) 3426-8138.