Seminário reforça profissionalização do setor

4ºSeminário de Surfwear e Skatewear

Diversos empresários e profissionais do segmento prestigiaram o evento. Foto: Daniella Velloso.
O grupo Waves, em parceria com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e Confecção (ABIT), realizou na última quarta-feira (23/10), seminário sobre “Marketing de relacionamento na conquista e manutenção de clientes” e “Aspectos jurídicos da relação empresa e representante”.

 

Diversos empresários, representantes e profissionais do setor prestigiaram o evento, realizado na sede da ABIT, em São Paulo.

 

Na primeira palestra, o tema abordado foi o marketing de relacionamento, conquista e manutenção de clientes.

 

Gustavo Carrer Azevedo, consultor de marketing do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foi o primeiro palestrante a entrar em ação. Num clima descontraído, ele falou sobre as melhores maneiras de conquistar e manter clientes.

 

“Os produtos ficaram muito parecidos. Atualmente, é complicado criar um diferencial forte utilizando somente o produto. Em todos setores da sociedade, o mercado está muito competitivo e a mídia de massa perdeu a eficiência”, disse Azevedo.

 

O consultor alertou sobre o fato de que reter clientes já conquistados é muito mais barato do que adquirir novos.

 

“É preciso tratar muito bem os melhores clientes e analisar quanto custa atrair novos parceiros, observando o lucro que eles podem proporcionar. O cliente tem que deixar um lucro de pelo menos o valor que foi empregado na sua aquisição”, sugeriu Azevedo.

 

A idéia é tornar essa aquisição mais barata, fazendo com que o cliente compre durante mais tempo ou gaste mais. “É fundamental tornar a relação mais lucrativa e duradoura”.

 

Gustavo Carrer Azevedo abordou o marketing de relacionamentos e fidelidade dos clientes. Foto: Daniela Velloso.
“Hoje em dia as pessoas e empresas só querem ‘ficar’. As empresas têm que dar razões para que as pessoas se relacionem com elas, mantendo o diálogo constante, satisfazendo ambas às partes e identificando o ciclo de compras do consumidor. É como um namoro”, explicou utilizando como exemplo uma situação bem atual.

 

Marcelo Nomura, consultor de marketing da empresa de assessoria Total Marketing, complementou a palestra de Azevedo.

 

Para Raphael Levy, proprietário da Fico e um dos empresários presentes no evento, é importante discutir temas como os que foram abordados, pois Levy acredita que o mercado de surfwear precisa de orientação de profissionais experientes.


“Pude constatar, junto com os outros participantes, que nosso mercado não acredita na fidelidade e também em parceria. Isso acontece pela falta de profissionalismo de algumas marcas que não se preparam para o futuro, pois pensam apenas no momento e nas oportunidades”, disse Levy, mas conhecido como “Fico”.

 

Já Mônica Rentróia, assessora de imprensa da Hanna How (Lui Lui, Plasma, Étnies), gostou muito das palestras. “Essa iniciativa é muito importante para o mercado”, afirmou Rentróia.

 

A segunda palestra tratou dos aspectos jurídicos da relação entre empresa e representante. Boris Hermanson, consultor jurídico do Sebrae, esclareceu diversas dúvidas dos participantes.

 

Segundo ele, a princípio, é necessário deixar claro o que é representação comercial e a diferença entre representante e vendedor, além de frisar que não existe representação comercial sem um contrato escrito.  

 

Da esquerda para para direita: Boris Hermanson, Gustavo Carrer Azevedo, Marcelo Nomura e Regina Silvério. Foto: Daniela Velloso.
“A palestra que abordou temas jurídicos deixou muito claro que as pessoas têm pouca informação sobre a relação entre representantes comerciais e empresa. Senti também que os dois lados se armam muito no sentido de estarem preparados para uma possível ação judicial de ambas partes”, constatou Alessandro Januzzi, gerente de desenvolvimento de produtos da Billabong do Brasil.


“Esses seminários são importantíssimo, pois acredito que o nosso mercado precisa de parceiros como a ABIT. Precisamos lidar cada vez mais com profissionais qualificados, inclusive, para mostrar que podemos trocar muitas informações e idéias, pois ao contrário do que muitos dizem, nosso mercado também busca profissionalismo e seriedade. O surfwear já é referência para muitos outros segmentos”, acrescentou Januzzi.

 

“Os seminários tiveram temas excelentes para nosso segmento. A palestra sobre representação comercial abordou aspectos muito importantes e latentes de nossos departamentos comerciais de uma forma muito profissional. O palestrante foi objetivo e era profundo conhecedor do assunto”, afirmou José Alcalay, licenciado das marcas Smith e Rietveld no Brasil.


De acordo com Alcalay, a idéia de realizar seminários periodicamente é extremamente válida e vem de encontro com a necessidade do mercado em encontrar caminhos alternativos para enfrentar o novo panorama de negócios que surge no Brasil.

 

Ricardo Banana, estrategista da Atoll Shoes, também considera as reuniões importantes para o desenvolvimento do segmento.

 

“Tenho participado ativamente dos encontros oferecidos pela ABIT e a Waves Promoções e acho muito importante esclarecer o mercado”, afirma Banana.

 

Outro assunto abordado foi as ações disponíveis aos empresários para aumentar as exportações no setor. Por intermédio do Comitê de Surfwear e Skatewear da ABIT foi possível, pela primeira vez, ter um pavilhão brasileiro na Action Sports Retailers (ASR Trade Show), na Califórnia, Estados Unidos.


Convite do evento. Foto: Divulgação.
Regina Silvério, da Texbrasil, falou sobre os “Encontro de Negócios”  programados para ajudar no crescimento do mercado surfwear.

 

Os eventos serão realizados pela ABIT e Sebrae, com apoio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e Federal Express Corporation (Fedex).

 

O primeiro encontro acontece entre os dias 05 e 07/11 e contará com 15 compradores internacionais vindos da França, Espanha, Portugal, Itália, Inglaterra, México e Chile.

 

As vagas para este encontro já foram preenchidas. Mas em março do ano que vem haverá uma nova reunião com compradores dos Estados Unidos.

 

Para obter mais informações sobre os Encontros de Negócios, clique aqui

 




 

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