Ciclone no Sul

Séries ultrapassam 3 metros

0

 

Picos menos expostos como a Ribanceira (SC) funcionam com ondas menores, mas de melhor formação. Foto: DreamDeliver.

Terça-feira de muitas ondas em todo litoral Sul e em parte do litoral Sudeste do Brasil.

 

O ciclone avança na direção Norte e gera um potente swell de Sul que atua nas praias da região com séries que ultrapassam 3 metros em vários picos.

 

De acordo com o boletim do CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos do Clima), a altura significativa das ondas nas próximas 24 horas deve atingir 4 metros ao largo do litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

O mar está em transformação e a condição é storm na maioria dos points. Mesmo assim, para quem gosta de onda grande, tem um surf rolando em Santa Catarina e no litoral de São Paulo.

 

No Rio Grande do Sul, Paraná e Rio de Janeiro, infelizmente, o mar está over e as ondas completamente mexidas. Pode melhorar no decorrer da tarde. Vale um check.

 

Em Santa Catarina, destaque para Silveira Sul, Ibiraquera e Joaquina. A formação das ondas é apenas regular, mas rolam bombas surfáveis.  

 

Em São Paulo, os picos de São Vicente, Santos e São Sebastião oferecem condições razoáveis para quem está sem paciência de esperar o mar subir.

 

Em todo litoral Sul e Sudeste, o vento Sul ainda sopra entre fraco e moderado. Durante a tarde deve virar para Leste e amenizar. O período de pico sobe e fica próximo dos 12 segundos.

 

Para quarta-feira, tudo indica que o mar deve acertar. O swell mantém a direção e perde força gradativamente. O vento vira completamente para Leste e diminui. O período continua na casa dos 10 segundos.

 

Acompanhe mais detalhes sobre esta ondulação em nossas próximas atualizações.