Depois de passar por sete países, o circuito mundial retorna ao Brasil para o Buzios Bodyboarding 2009, décima primeira etapa do IBA (International Bodyboarding Association) World Tour.
O evento acontece entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro na praia de Geribá, Búzios (RJ), e distribui 1000 pontos no ranking mundial mais US$ 35 mil de premiação.
O ranking final é composto pela somatória dos três melhores resultados em eventos Grand Slam e os dois melhores nas etapas internacionais.
Entre os homens, sete competidores ainda possuem chances de conquistar o troféu: os havaianos Jeff Hubbard e Mike Stewart, os australianos Dave Wincester e Ryan Hardy, o brasileiro Guilherme Tâmega, além do francês Pierre Louis Costes e de Amaury Laverhne, das Ilhas Reunião.
A situação mais confortável até o momento é do líder Jeff Hubbard. O havaiano é o único que depende de si mesmo para ser campeão. Caso vença no Brasil e faça uma final em Confital, Ilhas Canárias, Jeff garante o título da temporada independente de qualquer resultado de seus adversários.
Em seguida aparece o australiano Dave Winchester. O aussie tem boas chances de ser campeão, mas precisa trocar um resultado internacional para diminuir a diferença para Jeff. A última chance de Dave acontece no evento brasileiro. Caso vença no Brasil, ele precisa fazer uma final em Confital e torcer para que Jeff não chegue à semi no evento das Ilhas Canárias. Agora, caso não troque pontos em Búzios suas chances caem bastante.
Ryan Hardy, também da Austrália, mesmo na terceira posição tem melhores chances do que Dave de conquistar o título. O australiano não tem bons resultados em eventos internacionais e por isso troca mais pontos em Búzios. Portanto, a etapa brasileira pode colocá-lo de vez na corrida pelo título.
Caso vença no Brasil, o aussie diminui uma vantagem de quase 600 pontos para apenas 90 em relação ao líder Jeff Hubbard. Com estas pontuações, os dois decidiriam palmo a palmo o tour mundial.
A lenda Mike Stewart aparece logo em seguida também com reais chances. O havaiano precisa ganhar o evento do Brasil para seguir com boas chances. Caso não troque pontos em Búzios, as chances de Mike caem muito. Para o havaiano é fundamental vencer o evento brasileiro e garantir uma vitória nas Ilhas Canárias.
Já Guilherme Tâmega, hexacampeão mundial, tem excelentes chances de título mesmo na quinta posição. O brasileiro troca mais pontos, pois tem um resultado ruim em evento Grand Slam, o que aumenta suas chances. Guilherme ainda consegue descartar uma etapa internacional caso vença em Búzios, o que aumentariam ainda mais as possibilidades do título.
As situações mais complicadas ficam por conta do francês Pierre Louis Costes e do atleta Amaury
Laverhne, de Ilhas Reunião. Os dois competidores possuem chances de título mundial, mas são obrigados a vir ao Brasil e trocar pontos. Caso não vençam a etapa de Búzios ou façam pelo menos uma final os dois não terão mais chances de títulos.
Além da competição masculina, a categoria feminina também define as atletas que brigam por título. Neymara Carvalho está com uma pequena vantagem para Eunate Aguirre e precisa trocar um segundo evento internacional para partir para as duas últimas etapas com folga na liderança.