Shapers interagem em Santos

Encontro de fabricantes de pranchas, Santos (SP)

Fabricantes de pranchas interagem em Santos (SP). Foto: Divulgação FMA Notícias.
Com o objetivo de dimensionar o potencial do segmento em todos os aspectos e traçar rumos para o futuro, fabricantes de pranchas e afins foram convidados para uma reunião na última sexta-feira (2/12), em Santos.

A iniciativa partiu do presidente da Associação Santos de Surf, Diniz Iozzi, o Pardhal, e contou com o apoio da VI Fiberglass, que patrocinou o almoço na churrascaria Tertúlia, e a supervisão da Federação Paulista de Surf.


A idéia foi fazer um ?raio-x? desta importante área do surf, um dos esportes mais praticados no Brasil. Mais de 20 empresas estiveram representadas no evento e várias idéias começaram a surgir.

Num clima de total descontração, houve interação entre os profissionais e também foi realizada uma pesquisa para traçar o perfil do segmento. Entre as perguntas feitas estavam: a capacidade de fabricação atual e a total; quantas pessoas são empregadas e envolvidas no processo; e quais as três principais dificuldades que enfrentam no cotidiano da profissão.


?O fundamental é que eles entendam que são concorrentes e nunca inimigos. Pode existir troca de informações, ajuda mútua?, comentou Pardhal, explicando porque realizou a ação. ?Sou presidente de uma associação e acredito que a entidade não existe só para tocar o esporte. Temos de desenvolver a cultura, os negócios, colaborar com o que for possível e esse encontro, com certeza, vai render muitos projetos?, destacou.


?Foi dado o primeiro passo. Acredito que se todos se empenharem temos muito para crescer?, ressaltou. Fabricantes pioneiros, com mais de 40 anos de experiência na arte de fazer pranchas, estiveram presentes. Entre eles, Luiz Fernando de Oliveira e Silva, o Longarina, e Eduardo Argento, o Twin, ambos shapers desde o início dos anos 60.

 

?Comecei fazendo pranchas com madeirite e acompanhei toda a evolução?, lembra Longarina. ?Começamos na época do The Beatles. Era muito diferente, mas seguimos firmes até hoje?, recorda Dudu Argento. ?Eu já sou mais novo, comecei em 1970 e aprendi muito com esses mestres. Tenho uma gratidão enorme?, frisou Jorge Limoeiro, da Seven Seas.

 

 

##

Diniz Iozzi, o Pardhal, (à direita) foi o responsável pela iniciativa. Foto: Divulgação FMA Notícias.
Os três ficaram animados com o rumo do encontro. ?A idéia é ótima e tem tudo para dar certo. Basta entrarmos num conceito, numa só direção?, afirmou Longarina, que sempre viveu do surf.

?Cheguei a fazer 22 shapes num único dia?, revelou. ?Há muito tempo isso tinha de acontecer. É preciso mais união. O nosso mercado é desorganizado e não tem ética?, argumentou Argento.

A nova geração dos shapers também esteve presente, como os irmãos Silvio e Adriano de Oliveira, o ?Tico e o Teco?, da Silver Surf.

Os dois acabam de inaugurar uma fábrica totalmente estruturada com 200 metros quadrados de área. ?Esse encontro foi sensacional para uma aproximação maior entre todos. Tenho amigos shapers, mas nunca trocamos informações. Não há essa comunicação e agora houve esse incentivo?, disse Adriano.


No encontro também estiveram presentes o presidente da Federação Paulista de Surf, Silvio da Silva, o Silvério, e assessor do deputado Turco Loco, Paulo Anshowinhas, e a diretoria da VI Fiberglass.

?Nossa intenção é promover mais encontros como este e colaborar com o nosso mercado?, disse José Américo Potenza, diretor comercial da empresa, que vem produzindo mais de 2.500 blocos por mês e conta com escritórios em São Paulo, Guarujá, Rio de Janeiro, Goiás, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul.


?Estamos apoiando vários eventos de surf e quando o Pardhal nos propôs essa reunião, gostamos muito, porque esse é um segmento muito forte e que precisa de estrutura?, explicou Valmir José Nunes, gerente comercial da VI. ?Já presenciei uma reunião dessas na Europa que surtiu bons resultados?, complementou Walmir de Abreu Guilherme, da Byron/VI, convidado especial para o encontro.


Após o almoço, os convidados participaram de sorteio de brindes da Fico. ?Com certeza, esse foi o início e vamos promover novos encontros. O próximo já com resultados e até propostas?, disse Pardhal. O Encontro de Fabricantes de Pranchas e Afins foi organizado pela Associação Santos de Surf, com a supervisão da Federação Paulista de Surf. Patrocínio da VI Fiberglass e colaboração da FMA Notícias.


 

Exit mobile version