Show de tubos em Noronha

Peterson Rosa, durante Hang Loose 2002. O paranaense é o brasileiro com maior número de vitórias no Hang Loose: duas conquistas

#A 17a edição do Hang Loose Pro Contest foi iniciada no Abras na última terça (29/01), mas no segundo dia o campeonato mais tradicional do surf brasileiro não saiu da Cacimba do Padre.

As ondas continuaram fortes, com as maiores das séries passando dos 2 metros em mais um dia de show de tubos e adrenalina em Fernando de Noronha (PE).

A segunda etapa importante do WQS 2002 foi reiniciada às 7 horas com a segunda fase da competição. Já os cabeças-de-chave estrearam na terceira rodada, por volta das 13 horas, com os paranaenses Peterson Rosa e Jihad Kohdr conquistando as duas primeiras vagas para as oitavas-de-final do evento, que tem prazo até domingo para ser encerrado.

O jovem Jihad Kohdr, de 18 anos, está estreando a sua primeira temporada como surfista profissional e participou da primeira bateria desta quarta na Cacimba do Padre. ?As ondas estavam grandes, mas fechando muito rápido?, contou Jihad, que despachou o surfista de Fernando de Noronha, Roberto Flor, e o maranhense Álvaro Bacana, para classificar-se atrás do norte-americano Dean Randazzo, que venceu a disputa.

Randazzo e Jihad completaram a bateria em que o tricampeão brasileiro Peterson Rosa estreou no Hang Loose Pro Contest 2002. Confirmando o favoritismo, Peterson Rosa achou bons tubos e liderou toda a disputa, com Jihad só garantindo a segunda vaga para as oitavas-de-final nos minutos finais.

Os dois surfistas são de Matinhos (PR) e Jihad é pupilo de Peterson, seu grande incentivador no início da carreira. ?Esta é a sexta vez que disputamos uma bateria juntos. Semana passada, em Florianópolis (SC), eu desempatei este duelo e agora o Peterson empatou de novo, com cada um vencendo três vezes?, contou Jihad.

Já Peterson Rosa elogiou o pupilo e confessou ter até torcido por ele no Reef Classic 2002 de Florianópolis. ?Ele já era até para estar no WCT, tem potencial para isso?, acredita o mestre.

?Espero que a gente siga junto até a final e que o Jihad continue despontando no WQS para que no que vem ele esteja disputando o WCT junto comigo?, completou Peterson Rosa. O mestre e o pupilo enfrentarão o francês Eric Rebiere e o catarinense James Santos na primeira oitava-de-final do Hang Loose Pro Contest 2002.

Em 16 anos de história, foram disputados 18 eventos do Hang Loose Pro Contest, já que em 99 e 2000 foram realizadas duas edições. Os surfistas brasileiros querem superar definitivamente os estrangeiros no número de títulos do campeonato.

No ano passado, o cearense Fábio Silva empatou esta disputa com a vitória nas ondas do Abras, mas desta vez ele não passou da sua estréia na Cacimba do Padre, sendo eliminado pelo seu conterrâneo André Silva e pelo australiano Drew Courtney.

No início da longa história do Hang Loose Pro Contest, os australianos dominaram o alto do pódio vencendo todas as quatro edições realizadas na praia da Joaquina, em Florianópolis (SC), entre 86 e 89. Já a primeira das nove vitórias brasileiras veio com Fábio Gouveia em 91, na estréia da praia das Pitangueiras, no Guarujá (SP).

Entre os 125 atletas inscritos no Hang Loose Pro Contest 2002, estão 36 surfistas estrangeiros de nove paises e oito deles já estavam na lista dos dezoito primeiros classificados para as oitavas-de-final em Fernando de Noronha (PE).

A 17a edição do Hang Loose Pro Contest tem o patrocínio da Hang Loose, Guaraná Kuat e Governo do Estado de Pernambuco e ainda conta com o apoio da Administração do arquipélago de Fernando de Noronha, Varig e das lojas de surfe Star Point, Sul Nativo, Bleat, Overboard, Surf X Press, SP Surf, Tent Beach, Hot Water, Central Surf, Wave Wizard, Uluwatu e Bali Surf Shop, com promoção da Revista Fluir.

Para mais informações, resultados e baterias on-line visite o site www.aspsurf.com.br ou www.fpsurf.com.br .

Hang Loose Pro Contest ? Galeria dos Campeões

2001 – Fernando de Noronha (PE) – Fábio Silva (CE)
2000 – Fernando de Noronha – Guilherme Herdy (RJ)
2000 – Maresias (SP) – Christiano Spirro (BA)
1999 – Maracaípe (PE) – Richard Lovett (AUS)
1999 – Maresias (SP) – Peterson Rosa (PR)
1998 – Gaibú (PE) – Armando Daltro (BA)
1997 – Maracaípe (PE)- Marcelo Nunes (RN)
1996 – Maracaípe (PE) – Fábio Silva (CE)
1995 – Pitangueiras (SP) – Peterson Rosa (PR)
1994 – Pitangueiras (SP) – Matt Hoy (AUS)
1993 – Pitangueiras (SP) – Joey Jenkins (EUA)
1992 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1991 – Pitangueiras (SP) – Nicky Wood (AUS)
1990 – Pitangueiras (SP) – Fábio Gouveia (PB)
1989 – Joaquina (SC) – Glen Winton (AUS)
1988 – Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1987 – Joaquina (SC) – Tom Carroll (AUS)
1986 – Joaquina (SC) – Dave Macaulay (AUS)

Exit mobile version