O baiano Yagê Araújo arrepiou as ondas de Popoyo na repescagem do ISA World Surfing Games 2015, competição promovida pela International Surfing Association na Nicarágua.
Clique aqui para ver o vídeo
Clique aqui para ver as fotos
Com uma ótima leitura de onda e um surf bastante fluido, Gegê arrancou notas 8.50 e 9.10 dos juízes para registrar o maior somatório da competição até o momento, 17.60 pontos em 20 possíveis.
Depois de abrir a disputa com 7.00 pontos, o atleta de Itacaré trabalhou duro para ampliar vantagem e foi valorizado pelos juízes depois de arrepiar as longas esquerdas de Popoyo.
“Fiquei um bom tempo lá de cima assistindo às baterias, olhando o mar, e percebi que as esquerdas estavam correndo e a galera deixava passar. Um amigo brasileiro que mora aqui me orientou também e isso ajudou bastante. Consegui fazer o maior somatório do evento até agora”, comemora o brasileiro.
Durante a manhã, Yagê chegou na praia com uma 5’7, mas percebeu que o mar estava maior e trocou seu equipamento. “Fui buscar uma 5’8 e coloquei uma quilha grande. A prancha ficou muito boa”, conclui o atleta.
Agora, o baiano precisa passar mais oito baterias na exaustiva repescagem para garantir vaga na finalíssima do ISA Games.
Quem também representou o Brasil nesta quarta-feira foi Renato Cardoso, carioca radicado na Nicarágua. Renato totalizou apenas 3.73 pontos e amargou o último lugar no duelo contra o chileno Camilo Hernandez (1o), o venezuelano Raul Hernandez (2o) e o suíço Stefan Vogel, eliminado em terceiro.
Já o macaense Matheus Faria, que sofreu uma contusão nos treinos no último sábado, foi derrotado por W.O na repescagem. O atleta sofreu uma distensão abdominal ao executar uma rasgada e teve de desistir do ISA Games devido às fortes dores.
Único brazuca que está livre da repescagem, o paraibano José Francisco teve folga nesta quarta-feira. Na terceira fase, o paraibano encara o norte-americano Nathaniel Curran, o uruguaio Sebastian Olarte e o equatoriano Jonathan Zambrano.
Na categoria feminina, o Brasil está sem representantes no evento.
A prova continua nesta quinta-feira, às 11 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no Waves.