Altas ondas, sol, praia lotada e aquele show de bodyboarding protagonizados pelos melhores atletas do Rio de Janeiro, lotaram o canto esquerdo da praia de Costa Azul. Assim foi a terceira etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding, que aconteceu no último fim de semana (15 e 16/10), em Rio das Ostras.
O público riostrense acompanhou as disputas eletrizantes, viradas sensacionais nos últimos segundos e manobras radicais, que arrancaram excelentes notas dos juízes, como por exemplo, o 9,27 de um ARS quase perfeito da cabofriense Izabel Fonseca, destaque no sábado (15/10).
A principal categoria do evento, a Profissional Masculino, foi pra água em busca dos 1000 pontos para o ranking e a premiação oferecida. O grande campeão foi o atleta Israel Salas. Baiano, radicado no Espírito Santo. Israel fez uma final sensacional contra o seu xará Israel Eduardo, de Rio das Ostras. Mesmo conhecendo o pico, Israel Eduardo não conseguiu superar as manobras de Israel Salas, que levantou o público, mesmo “jogando” fora de casa. Salas começou com 6,67 e logo marcou um 7,17. Israel Eduardo não se achou nas primeiras ondas, mas na quarta chance conseguiu um 6,43 e entrou na briga. O riostrense ainda conseguiu um 7,10, mas o capixaba deu o troco logo na de trás, com um aéreo sensacional que rendeu 8,50, garantindo o caneco. Os terceiros colocados foram o cearense Isaias Ravic e Lúcio Santana, que, com os 730 pontos conquistados, saiu de Rio das Ostras como novo líder do ranking estadual, faltando apenas duas etapas.
Principal candidata a conquistar mais uma vez a coroa do Rio, a capixaba Maira Viana, atual tricampeã estadual, venceu mais uma vez e colocou nove dedos na taça. Agora, só um desastre seria capaz de tirar o tetracampeonato da capixaba. Na final, Maira venceu a carioca Gabriela Gouveia. A “guarda Gaby”, como é chamada, entrou na água disposta a parar a sequência de vitória de Maira Viana, quase conseguiu, mas não foi desta vez. As terceiras colocadas foram a niteroiense Mariana Mota e a carioca Nicole Calheiros.
Entre os amadores, Sócrates Santana, o mais novo bicampeão mundial Pro Junior, aterrissou de Portugal e fez uma conexão direta para mais uma vitória. O carioca mais uma vez passou por cima de todos e deixou seus adversários precisando de mais de 9 pontos para superá-lo na final. Com o resultado, Sócraters vence sua terceira etapa consecutiva e segue invicto na competição. O vice da etapa foi o riostrense Lucas Oliveira, o “feijão”. O terceiro colocado foi o vice-líder do ranking, Thiago Barros, e na quarta colocação o também riostrense Kala da Hora.
A Open Feminino chegou na terceira etapa com Nívea Borghi e Victória Moraes empatadas na liderança do ranking, no entanto, alheia a essa disputa, a riostrense Kamila Silva fez o seu surfe e achou as melhores ondas da bateria. A segunda colocada foi a capixaba Nívea Borghi, que agora é a líder do ranking. Victória Moraes foi a terceira colocada e segue apenas 130 pontos atrás da líder do ranking. Fechando o pódio, ficou a cabofriense Izabel Fonseca.
A categoria de base mais uma vez mostrou que está com tudo. Luan Tavares venceu mais uma vez. O macaense segue firme em busca do bicampeonato estadual e faturou a terceira vitória em três etapas, invicto na competição. O segundo colocado desta vez foi o carioca Carlos Matheus. Em terceiro lugar, o atleta de Barra de São João, Gabriel Elizeu, e na quarta Igor Almeida, do Rio de Janeiro.
Próxima parada – A próxima etapa do Circuito Estadual está marcada para Itacoatiara, Niterói. O evento ainda não está 100% confirmado e a Federação deve anunciar na próxima semana.