Silvana Lima avança para quartas-de-final do Roxy Pro. Foto: ASP World Tour / Tostee. |
A bicampeã brasileira e a defensora do título do Roxy Pro derrotaram duas campeãs mundiais nas oitavas-de-final, única atração do dia em Duranbah Beach.
As ondas continuaram baixando e o Quiksilver Pro foi logo adiado, já que a previsão é de que entre um novo swell nos próximos dias para a sequência das provas.
Em ondas irregulares de 1 metro, Silvana Lima ganhou sua primeira bateria no WCT e figura
Silvana atende imprensa depois da vitória sobre a peruana Sofia Mulanovich, campeã mundial de 2004. Foto: ASP World Tour.com / Tostee. |
A cearense passou pela peruana Sofia Mulanovich e enfrenta a havaiana Rochelle Ballard nas quartas-de-final na Austrália.
A campeã mundial 2004 derrotou as duas brasileiras na primeira fase classificatória do Roxy Pro, com Silvana Lima ficando em segundo lugar e também avançando direto para oitavas-de-final.
A catarinense Jacqueline Silva terminou em último na bateria e também na repescagem, quando acabou eliminada da competição.
O novo confronto sul-americano ocorreu numa hora não muito boa do mar, com poucas ondas abrindo. A maior nota da bateria foi a 6,67 que Silvana Lima ganhou com batidas e rasgadas executadas com bastante pressão.
Na onda seguinte, tirou 4,83 já tentando os aéreos e foi o suficiente para confirmar a vitória por 11,50 x 10,37 pontos. A peruana tentou tudo para reverter o resultado, mas as ondas não tinham potencial e o máximo que conseguiu foi uma nota 6,5 numa esquerda que proporcionou quatro manobras antes de fechar.
?Queria muito um bom resultado neste ano, mas nunca vou bem aqui na Gold Coast. Eu sempre perco cedo, então para mim ficou tudo igual?, lamentou Sofia Mulanovich, que elogiou a bicampeã brasileira estreante na elite mundial do WCT.
?Estava muito difícil de achar boas ondas e a Silvana tem um surf insano. Estou realmente muito cansada de perder aqui. Estou muito chateada comigo só quero voltar para casa para treinar mais e mais?, falou a única sul-americana campeã mundial da história da ASP.
Quando defendia o título, ela também foi derrotada nas oitavas-de-final, só que pela jovem australiana Stephanie Gilmore, que ganhou a triagem e faturou o título do Roxy Pro no ano passado com apenas 17 anos.
Neste ano, ela já recebeu o wildcard direto dos organizadores e nos últimos segundos perdeu a bateria mais emocionante do ano, numa virada espetacular da atual campeã mundial Chelsea Georgeson na primeira fase.
Clique aqui para ver a galeria de fotos do Roxy Pro
##
Stephanie Gilmore leva a melhor sobre Chelsea Georgeson. Foto: ASP World Tour.com / Tostee. |
Dessa vez, também somou mais pontos ? 16,34 ? nas duas melhores ondas, superando a recordista Layne Beachley.
A hexacampeã mundial marcou imbatíveis 17,50 pontos em sua estréia no Roxy Pro e na terça-feira despachou a sul-africana Heather Clark com 15,66 pontos, computando uma nota 8,33, ultrapassada por Stephanie Gilmore.
Estrutura da prova em Duranbah, Gold Coast, Austrália. Foto: ASP World Tour.com / Tostee. |
?Quando o evento foi confirmado em DBah, minha confiança diminuiu um pouco, porque sei que esta é uma das ondas favoritos da Chels. Mas, ela não conseguiu achar boas ondas?, ressaltou Stephanie Gilmore.
“Sabia que seria difícil ganhar dela aqui, então só pensei em pegar duas ondas boas e consegui. Mas a Chels surfa muito e é sempre dificil disputar uma bateria contra ela?, falou Gilmore.
Agora, todas as atenções estão em cima de Stephanie Gilmore e Silvana Lima, mas Layne Beachley tem muita experiência e seu último título mundial foi conquistado com uma vitória no Roxy Pro da Gold Coast em 2003.
Ela já lembrou disso em algumas entrevistas lá em Queensland e confessou estar confiante em tentar repetir o feito neste ano.
Quartas-de-final – A hexacampeã mundial abre as quartas-de-final enfrentando a havaiana Megan Abubo. Na segunda bateria, Stephanie Gilmore tem uma nova disputa 100% australiana, agora contra Samantha Cornish.
A cearense Silvana Lima pega a havaiana Rochelle Ballard na terceira bateria e a última vaga no primeiro pódio da temporada será disputada pelas australianas Trudy Todd e Melanie Redman-Carr. A vencedora deste confronto será a próxima adversária de quem passar da bateria da brasileira Silvana Lima.
Depois da última bateria do dia foi realizada a Sansung Expression Session. A catarinense Jacqueline Silva pegou a melhor onda, enquanto a australiana Keala Kennelly fez a manobra mais inovadora. Cada uma embolsou US$ 1.5 mil.
Uma nova chamada ocorre às 7 horas na Austrália, mas a expectativa é de que a quarta-feira seja um dia sem competições na Gold Coast, já que a previsão indica que as ondas continuarão pequenas. Um novo swell deve chegar à região de Queensland nos próximos dias.
Acompanhe as disputas ao vivo no site ASPWorldtour.com
Clique aqui para ver a galeria de fotos do Roxy Pro
Roxy Pro ? Oitavas-de-final
1 Megan Abubo (Haw) 13.50 x Jessi Miley-Dyer (Aus) 11.00
2 Layne Beachley (Aus) 15.66 x Heather Clark (Afr) 10.83
3 Samantha Cornish (Aus) 12.77 x Keala Kennelly (Haw) 11.83
4 Stephanie Gilmore (Aus) 16.34 x Chelsea Georgeson (Aus) 7.90
5 Silvana Lima (Bra) 11.50 x Sofia Mulanovich (Per) 10.37
6 Rochelle Ballard (Haw) 12.20 x Claire Bevilacqua (Aus) 10.67
7 Trudy Todd (Aus) 10.33 x Rebecca Woods (Aus) 6.23
8 Melanie Redman (Aus) 14.83 x Julia Christian (EUA) 13.87
Roxy Pro ? Quartas-de-final
1 Megan Abubo (Haw) x Layne Beachley (Aus)
2 Samantha Cornish (Aus) x Stephanie Gilmore (Aus)
3 Silvana Lima (Bra) x Rochelle Ballard (Haw)
4 Trudy Todd (Aus) x Melanie Redman-Carr (Aus)