Rip Curl Women's Pro

Silvana destroi em Bells

0

Silvana Lima dá show na primeira fase do Rip Curl Pro Women’s. Foto: © ASP/ Steve Robertson.

A cearense Silvana Lima começou de forma brilhante a defender seu título de campeã do Rip Curl Pro Bells Beach na Austrália.

 

Quando saiu do mar, as quatro melhores ondas que surfou apareciam entre as cinco maiores notas do campeonato até ali. Isso logo depois da estreia da tricampeã mundial Stephanie Gilmore.

 

A peruana Sofia Mulanovich também foi para as oitavas-de-final, mas a paranaense Bruna Schmitz ficou no primeiro dia.

As ondas estavam pequenas na terça-feira em Bells Beach, séries de meio metro de altura, então a comissão técnica do Rip Curl Pro decidiu pelo início da categoria feminina. As previsões são do mar aumentar nos próximos dias e preferiram adiar a masculina.

 

Além de Silvana Lima, outro destaque do dia foi Chelsea Hedges, única a superar as marcas da cearense. Aumentou de 16,50 para 17,20 pontos o maior placar do campeonato, com sua melhor onda recebendo 8,93 pontos, batendo o 8,50 da maior nota da brasileira.

Silvana derrotou a australiana Jessi Miley-Dyer e a sul-africana Nikita Robb depois da outra representante do Brasil no ASP Women´s World Tour ser mandada para a repescagem por Stephanie Gilmore e a convidada australiana, Tyler Wright.

 

A paranaense Bruna Schmitz também não conseguiu somar duas ondas boas na repescagem e foi uma das duas únicas eliminadas no primeiro dia do prazo do Rip Curl Pro, que vai até 10 de abril em Bells Beach. A sul-africana Rosanne Hodge e a francesa Lee Ann Curren se classificaram nessa bateria.

Rosanne Hodge tinha sido mandada para a repescagem por Sofia Mulanovich, que passou direto para as oitavas-de-final em segundo lugar na disputa vencida pela australiana Claire Bevilacqua. Sofia e Claire voltam a se enfrentar, agora num duelo só entre elas. E a atual campeã do Rip Curl Pro, Silvana Lima, tem a sul-africana Nikita Robb de novo pelo caminho para tentar badalar o sino da vitória pelo segundo ano consecutivo em Bells.

Reforço no Brasil No masculino, o Brasil terá o reforço do jovem paulista Gabriel Medina nesta segunda etapa do ASP World Tour 2010. Ele é atleta da equipe Rip Curl, capitaneada pelo bicampeão mundial Mick Fanning, sendo um dos três convidados para competir em Bells Beach.

 

Foi escalado na nona bateria, com dois australianos, o vice-campeão mundial Joel Parkinson e Chris Davidson. Medina impressionou o mundo no ano passado, quando venceu um evento Grommets na França, com aéreos incríveis que arrancaram duas notas 10 dos juízes.

Só Kelly Slater havia conseguido pontuação máxima numa final, em Teahupoo, no Taiti. E o nove vezes campeão mundial é o cabeça-de-chave da bateria que marca a estreia do Brasil no Rip Curl Pro 2010.

 

Será do catarinense Marco Polo, o privilégio de competir com o maior colecionador de recordes da história da ASP, com o australiano Mick Campbell completando esse quinto confronto da rodada de apresentação dos 48 candidatos ao título.

O sexto é o do paulista Adriano de Souza, com o havaiano Kekoa Bacalso e o novato australiano Blake Thornton. E na disputa seguinte, o catarinense Neco Padaratz encara o líder disparado do ranking mundial, Taj Burrow, e o número 1 do WQS 2009, Daniel Ross.

 

Já o potiguar Jadson André, outra novidade do quarteto verde-amarelo de 2010, fecha a participação do Brasil na 13.a bateria, contra o australiano Tom Whitaker e o norte-americano Brett Simpson. No masculino, só o vencedor das baterias se classifica, com os dois perdedores indo para a repescagem.

Oitavas-de-final do Rip Curl Women’s Pro 2010

1 Coco Ho (Haw) x Lee Ann Curren (Fra)
2 Sally Fitzgibbons (Aus) x Carissa Moore (Haw)
3 Rebecca Woods (Aus) x Paige Hareb (Nzl)
4 Stephanie Gilmore (Aus) x Tyler Wright (Aus)
5 Silvana Lima (Bra) x Nikita Robb (Afr)
6 Chelsea Hedges (Aus) x Rosanne Hodge (Afr)
7 Melanie Bartels (Haw) x Jessi Miley-Dyer (Aus)
8 Sofia Mulanovich (Per) x Claire Bevilacqua (Aus)

Primeira fase do Rip Curl Pro 2010

 

1 Dane Reynolds (EUA), Andy Irons (Haw), Nate Yeomans (EUA)
2 Damien Hobgood (EUA), Luke Stedman (Aus), Matt Wilkinson (Aus)
3 Bobby Martinez (EUA), Jeremy Flores (Fra), Tanner Gudauskas (EUA)
4 C.J. Hobgood (EUA), Tiago Pires (Por), Travis Logie (Afr)
5 Kelly Slater (EUA), Mick Campbell (Aus), Marco Polo (Bra)
6 Adriano de Souza (Bra), Kekoa Bacalso (Haw), Blake Thornton (Aus)
7 Taj Burrow (Aus), Daniel Ross (Aus), Neco Padaratz (Bra)
8 Mick Fanning (Aus), Kai Otton (Aus) e Stuart Kennedy (Aus)
9 Joel Parkinson (Aus), Chris Davidson (Aus) e Gabriel Medina (Bra)
10 Bede Durbidge (Aus), Adrian Buchan (Aus) e Adam Robertson (Aus)
11 Jordy Smith (Afr), Patrick Gudauskas (EUA), Jay Thompson (Aus)
12 Taylor Knox (EUA), Michel Bourez (Tah), Adam Melling (Aus)
13 Tom Whitaker (Aus), Jadson André (Bra), Brett Simpson (EUA)
14 Kieren Perrow (Aus), Ben Dunn (Aus), Dusty Payne (Haw)
15 Fredrick Patacchia (Haw), Owen Wright (Aus), Drew Courtney (Aus)
16 Dean Morrison (Aus), Luke Munro (Aus), Roy Powers (Haw)