A cearense Silvana Lima protagonizou um verdadeiro espetáculo ao público nesta quinta-feira, no Billabong ISA World Surfing Games.
Clique aqui para ver as fotos
Em ondas de meio metro e formação prejudicada pelo vento, Silvana fez uma apresentação sensacional na quarta fase da repescagem feminina em Playa Venao, Panamá.
Determinada a passar pela maratona e disputar a grande final, a cearense destruiu as ondas panamenhas com uma performance épica, somando notas 10 e 9.40, dando-se ao luxo de descartar 7.00 pontos.
Depois de ver a compatriota Gilvanita Ferreira ser eliminada, Silvana retornou ao outside na fase seguinte e deu outro show.
Com 8.30 e 8.64, ela não deu chance alguma à sul-africana Nikita Robb e à peruana Anali Gomez, terceira colocada.
Agora, a brasileira precisa avançar mais três baterias para disputar a grande final da competição. Seu próximo desafio é contra a sul-africana Tanika Hoffman e a francesa Alizé Arnaud, atual campeã mundial Sub-20.
Na Open, o pernambucano Ian Gouveia ficou de folga e aguarda o duelo contra o venezuelano Rafael Pereira e os aussies Michael Campbell e Thomas Woods.
Se avançar, Ian garante vaga no pódio. Em caso de derrota, o atleta tem uma nova chance contra os finalistas da repescagem.
A repescagem pegou fogo nesta quinta-feira. Logo na primeira batalha do dia, o jovem cearense Michael Rodrigues fez bonito ao somar 6.40 e 7.74.
O francês Jeremy Flores venceu a bateria com 8.90 e 8.20. Em terceiro ficou o ex-top da elite mundial Drew Courtney, seguido pelo argentino Martin Passeri.
Michael ainda disputou mais dois confrontos e mandou bem. Com 8.06 e 6.04, ele avançou atrás do peruano Gabriel Villarán, autor de 7.20 e 7.46 na bateria que marcou a eliminação do campeão pan-americano Rudá Carvalho.
Depois de estabelecer o recorde de pontos na categoria masculina (17.54) na última quarta-feira, Rudá foi infeliz na escolha de ondas e deu adeus à prova.
Outro que vinha dando show na repescagem e era apontado como favorito ao titulo era Jeremy Flores. Porém, o top da elite mundial foi surpreendido pelo argentino Santiago Muniz e o cearense Michael Rodrigues.
Surfando com muita garra e determinação, a jovem dupla roubou a cena em Playa Venao e deixou Jeremy muito irritado com o julgamento do ISA Games.
Santiago levou a melhor com notas 7.00 e 8.80, seguido por Michael, autor de 7.30 e 8.04. Jeremy chegou a ocupar a zona de classificação durante boa parte do tempo, mas caiu para terceiro e terminou o duelo com 6.20 e 8.76 nas duas melhores notas.
Ao término da bateria, os integrantes da delegação brasileira correram emocionados em direção à equipe argentina, que celebrava a classificação de Santiago Muniz.
Abraçados e comemorando muito, brasileiros e argentinos protagonizaram uma cena rara no mundo esportivo, marcado por grande rivalidade entre os dois países.
Ranking do Billabong ISA Games depois do quarto dia
1 Austrália – 19120 pontos
2 Brasil – 17200 pontos
3 França – 15700 pontos
4 África do Sul – 15640 pontos
5 Venezuela – 14520 pontos