Guerreira

Silvana prepara retorno

0

Silvana Lima recupera-se de cirurgia. Foto: Arquivo pessoal Silvana.

Pouco mais de um mês e meio depois da cirurgia, a surfista profissional Silvana Lima recupera-se e já volta aos poucos à rotina de treinos, dessa vez fora da água.

 

A cearense operou os dois joelhos em agosto, depois de romper o ligamento cruzado anterior e menisco do esquerdo.

 

O joelho direito serviu como apoio e teve retirado o músculo para fortalecimento do que foi lesionado durante sessões de surf em Trestles, Califórnia.

 

Agora, a atleta está sob o trabalho de coordenação do preparador físico Gabriel Ferrão e o fisioterapeuta Fabiano Bastos.

Cearense volta à rotina de treinos, dessa vez fora da água. Foto: Arquivo pessoal Silvana.

“Silvana é mesmo uma guerreira e já está se recuperando bem. No início, comecei só com trabalho de tronco para ela não perder a remada. Agora já estamos aliando isso ao trabalho de força abdominal, coluna vertebral e exercícios de coordenação e equilíbrio para ganhar mais confiança. Mas ainda está muito cedo para colocar mais carga, não podemos exagerar” ,explica Gabriel, que está aplicando o método de coordenação e propriocepção no centro de treinamento Surfelates.
 
A atleta se machucou em julho, quando ainda estava competindo na penúltima etapa do Circuito Mundial na França, e ainda competiu machucada na última etapa na Califórnia, só para concluir o calendário de competições, finalizando como a quinta melhor surfista do ranking.

 

Atleta é orientada pela Surfelates durante recuperação. Foto: Arquivo pessoal Silvana.

“Estava competindo na França e, em uma sessão de surf, fiz um movimento e esqueci o joelho, o mesmo que tinha operado, mas continuei surfando e competindo. Foi então que, em uma manobra, numa passada, eu senti uma fisgada que pegou o menisco e travou. Ainda consegui sair do mar na boa, mas não esticava mais o joelho esquerdo”, lembrou.
 
De volta ao Brasil, a surfista seguiu diretamente para a mesa de cirurgia de José Luiz Runco, o mesmo médico que cuida do time do Flamengo e da Seleção Brasileira, e para a fisioterapia e hidroterapia.
 
“Estou me sentindo bem, mas só vou voltar a surfar mesmo a partir de janeiro. Até lá preciso me dedicar e muito à fisioterapia com Fabiano Bastos e ao trabalho de coordenação aqui no Surfelates. Agora é só ter bastante calma pra me recuperar e fortalecer bastante os joelhos”, comenta Silvana, que foi obrigada a cancelar uma surf trip para as Ilhas Maldivas por conta da lesão.
 
Para ela, essa está sendo uma boa oportunidade em avaliar o seu desempenho no circuito. “Essa pausa no surf veio a calhar nesse momento, pois quando está competindo é muita correria, com viagens, e o atleta acaba não encontrando muito tempo pra analisar a performance e dar continuidade a um treinamento funcional de qualidade”, explica a atleta, ainda mais focada no topo do ranking.
 
“Meus projetos de ser campeã mundial estão ainda mais firmes e fortes. O circuito está mais difícil, mais disputado e vai ser bem melhor de vencer. A nova geração está com fome de surf e isso só me dá motivação para ser campeã. É muito bom, adoro esse espírito de competição e não vejo a hora de começar essa disputa, pois já sei que a volta não vai ser tão difícil”, finaliza Silvana.
 
Para conhecer o método Surfelates, entre em contato pelo telefone (0xx21) 2113-3870.