#De alguns anos para cá tem sido freqüente o surgimento de novas bandas no cenário australiano. Deixando um pouco para traz grupos tradicionais como Midnight Oil, v. Spy v. Spy, Gang Gajang, entre outras que o público Brasileiro conhece muito bem, algumas bandas novas vêm se destacando e ganhando cada vez mais espaço entre o público e mídia australiana, como por exemplo Reguritator, Spider Bait e The Cruel Sea. Mas agora vocês vão ler uma entrevista concedida para a Waves, sobre um novo fenômeno musical como foi Midnight Oil e INXS, e que a galera do surf vem se identificando cada vez mais: Silverchair. Eles estão sendo apontados como uma das melhores bandas do mundo. Com o novo CD “Neon Ballroom”, os garotos vindo de Newcastle, pacata cidade costeira a duas horas ao norte de Sydney, estão se dando muito bem. Em um raro dia de descanso, o baterista Ben Gillies respondeu algumas perguntas para a Waves.
Qual o melhor lugar para viajar fora da Austrália? Por quê?
Canadá é legal porque as pessoas se parecem muito com os australianos e são muito mais sossegados do que os norte-americanos. No entanto, você tem que ir para lá no verão, porque o inverno ali é insuportável.
Qual foi a coisa mais estranha que você já viu acontecer em um dos teus shows?
Quando começamos a fazer shows tocamos no “Big Day Out”, em Sydney. Estava completamente lotado e estávamos tocando quando um cara começou a escalar um poste de luz. Ele se agarrou a uns 80 pés de altura sobre toda galera e começou a cantar nosso som aos berros. Acho que tinha mais gente olhando para ele do que para a gente. Este foi um sentimento muito estranho.
Vocês estão gostando da maneira que as coisas vem acontecendo com o novo CD “Neon Ballroom”?
Estamos felizes com o resultado. Queríamos nos aventurar um pouco mais neste álbum. Os dois anteriores foram feitos um pouco rápido demais, você sabe, entre escola e outros afazeres. Mas neste CD tivemos mais tempo de experimentar coisas novas e aproveitamos a chance de fazer um CD diferente dos anteriores, porém mantendo nossa simplicidade.
Vocês têm surfado bastante perto de casa, em Newcastle? Qual a praia?
Temos tentado dentro de nossas possibilidades. Existem algumas praias com excelentes ondas perto de onde vivemos em Merewether e temos nosso “secret spot”. Não é muito longe de onde moramos, mas não vou te dizer senão vai começar a crowdear nosso secret spot. E, no momento, poucas pessoas sabem sobre o lugar, que o torna ainda mais alucinante.
Quais os melhores surfistas para você? Por quê?
Eu. Porque eu ponho para baixo. Estou brincando. Para mim, Mark Richards, Matt Hoy e Luke Egan, devido ao fato de serem locais de Newcastle. Vocês recentemente tocaram com Kelly Slater e a banda dele The Surfers.
O que acharam do experiência?
The Surfers tocaram nos EUA quando estávamos mixando nosso novo CD. Estivemos com eles para dizer “oi” e depois de alguns acordes juntos só pudemos elogiá-los. O som dos caras é demais. Eles são superlegais. Pamela Anderson estava no crowd aquela noite. Você sabe, Kelly e ela eram amigos ou alguma coisa a mais. Não sei te dizer exatamente o quê. Enfim, não conseguimos conhecê-la.
Qual banda australiana vocês têm ouvido ultimamente?
Living End é provavelmente a minha favorita no momento. Tenho trocado algumas coisas com Scott, o baixista deles. Gosto de ouvi-los. Eles arrebentam. Eu recomendo.
Qual tipo de musica vocês acham que vai estourar daqui a dez anos?
Espero que seja Silverchair.
O que deixa vocês irados?
Quando alguém pede um pedaço da minha pizza quando estou faminto. Acho que algumas pessoas necessitam de um pouco mais de etiqueta.
O que vocês estariam fazendo se não tivessem uma banda?
Surfando, ficando bêbado? talvez indo para a faculdade.
Qual é o maior problema na Austrália hoje?
Pessoas que tentam morder a pizza das outras quando estas estão famintas.
Para finalizar, vocês do grupo têm se socado?
Estamos socando o nosso novo tecladista, o Sam. Isto faz parte do ritual de iniciação.
Para saber mais sobre o Silverchair acesse www.waypages.com/music/rock/S/Silverchair.HTM
e descubra uma série de links sobre a banda.