O sábado começou quente na praia do Rosa, com o carioca Simão Romão estabelecendo um novo recorde de 15,83 pontos para a Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Imbituba, litoral Sul de Santa Catarina.
Ele é um dos doze surfistas classificados para o domingo decisivo da primeira etapa da competição mais importante da Divisão de Acesso do Circuito Brasileiro.
A vitória vale 2000 pontos e R$ 10 mil, do total de R$ 40 mil distribuídos a partir da rodada dos 24 melhores que fechou o sábado de ondas irregulares de meio a 1 metro de altura na paradisíaca praia do Rosa.
“A bateria foi difícil, mas eu e Tomas (Hermes) conseguimos achar boas ondas e passamos juntos de novo”, disse Simão Romão, que fez nova dobradinha com o catarinense à tarde.
“Surfei com uma outra prancha hoje e ela funcionou bem aqui. Estava indeciso em qual usar, mas acho que agora acertei a prancha e vou com ela até o fim. As ondas baixaram hoje e vamos ver amanhã”.
O paulista Odirlei Coutinho defendia o título da Seletiva Petrobras de Imbituba e ainda foi o campeão brasileiro da Divisão de Acesso no ano passado.
Só que ele foi barrado pelo atual líder do ranking 2010, o catarinense Jean da Silva, e pelo paulista Flávio Nakagima, na primeira participação no sábado.
E outro catarinense, Tomas Hermes, já lhe tirou o segundo lugar na classificação geral, com os resultados do sábado em Imbituba atualizados no ranking da Divisão de Acesso.
“O mar foi ficando cada vez mais difícil, mas aqui no Rosa sempre tem uma ondinha abrindo e precisa mesmo se concentrar para escolher as certas”, opinou Tomas Hermes.
“A segunda bateria de hoje pegou fogo, mas consegui achar duas ondinhas boas para vencer, com o Simão passando de novo junto comigo para a próxima fase. Agora subi mais no ranking e encostei no Jean, quem sabe não saio daqui liderando o ranking, mas tem mais baterias muito difíceis no domingo, com certeza”.
Difícil mesmo, até porque Jean da Silva já está melhor de saúde e ganhou as duas baterias que disputou no sábado em Imbituba.
“Agora é só alegria. Me recuperei da intoxicação alimentar de ontem, me alimentei bem e estou amarradão pelas baterias que fiz hoje. O mar ficou difícil de tarde porque as ondas baixaram bastante, o vento aumentou, a maré encheu, mas ficou ruim para todos. No final da bateria, peguei uma direita que me salvou para passar em primeiro pra amanhã, show”.
##
Quem também se destacou no sábado da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino na Praia do Rosa foi o jovem capixaba Krystian Kymmerson.
Ele deixou três tops da elite do Brasil Surf Pro 2010 pelo caminho e pode até conseguir um lugar na lista dos dez surfistas que o ranking de acesso vai classificar para a primeira etapa da nova Divisão Principal do Circuito Brasileiro, nos dias 7 a 11 de abril na praia de Itamambuca, em Ubatuba (SP). Essa é a primeira prova do capixaba este ano.
Kymmerson primeiro despachou o baiano Bernardo Lopes, campeão da etapa de abertura do Circuito Nordestino em Fernando de Noronha (PE), depois superou David do Carmo (SP) e Márcio Farney (CE) para passar atrás do gaúcho Rodrigo Dornelles para o domingo decisivo em Imbituba.
“A bateria foi bem disputada e muito difícil. Todo mundo quebrou, mas acertei um aéreo rodando e consegui a nota para me classificar em segundo. Estou muito feliz”, vibrou Krystian Kymmerson.
Ele e Rodrigo Dornelles vão enfrentar o baiano Bruno Galini na segunda bateria do domingo. As duas primeiras vagas para as quartas-de-final da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino de Imbituba serão disputadas por Simão Romão, Tomas Hermes e o paulista Hizunomê Bettero. Jean da Silva está na terceira bateria, com o cearense Edvan Silva e Patrick Tamberg, que é de Fernando de Noronha (PE). E a última terá Pedro Henrique (RJ), Alan Jones (RN) e Dunga Neto (CE).
Lista dos 10 A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino já provocou quatro mudanças na lista dos dez que a Divisão de Acesso irá indicar para a etapa de abertura do Brasil Surf Pro 2010 em Ubatuba. Este grupo só será definido no próximo final de semana na prova do Circuito Gaúcho de 1.000 pontos em Torres.
Já a Seletiva Petrobras vale o dobro, é mais decisiva e já apresentou quatro novos nomes no sábado, com o paulista Flávio Nakagima, o niteroiense Guilherme Herdy, o cearense Dunga Neto e o noronhense Patrick Tamberg entrando na zona de classificação em Imbituba.
A única alteração ainda possível é a do capixaba Krystian Kymmerson na vaga do baiano Dennis Tihara, mas isso só se ele chegar às semifinais na praia do Rosa.
As outras duas etapas da Seletiva Petrobras estão marcadas para 22 a 25 de julho na praia do Cupe, em Ipojuca (PE), e para os dias 16 a 19 de setembro na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ).
Quinta fase
1 Tomas Hermes (SC), Simão Romão (RJ) e Hizunomê Bettero (SP)
2 Rodrigo Dornelles (RS), Krystian Kymmerson (ES) e Bruno Galini (BA)
3 Jean da Silva (SC), Patrick Tamberg (FN) e Edvan Silva (CE)
4 Dunga Neto (CE), Pedro Henrique (RJ) e Alan Jones (RN)