Estadual Pro

Simão é 10 no Grumari

Simão Romão, Estadual Pro 2009, Grumari, Rio de Janeiro (RJ)

Simão Romão descola nota 10 no Grumari (RJ). Foto: Pedro Monteiro / Feserj.

Com ondas de meio metro e um belo dia de sol, foram realizadas 22 baterias, no primeiro dia de competições do Sea Cult Rio Surf Pro 2009.

 

Com previsão de ondas muito pequenas para o fim de semana, a organização do evento resolveu colocar praticamente todas as baterias da categoria Profissional, ficando para o domingo a grande decisão.

Durante a primeira fase, o cearense Thiago de Sousa foi o atleta de maior destaque fazendo o maior somatório, 13 pontos de 20 possíveis.

 

Junto, passou na segunda colocação o carioca Diego Silva, que eliminou o baiano Leo Hereda na terceira posição e o potiguar Gustavo Saches, que terminou em quarto.

Leandro Bastos ataca a junção para garantir vaga na final. Foto: Pedro Monteiro / Feserj.

A sequência de baterias continuou, e entraram na água os cabeças-de-chave para segunda fase do evento.

 

Mostrando que tem muito surf no pé, o local do Recreio dos Bandeirante Alexandre Almeida obteve o maior somatório em sua estreia, totalizando 14.33, fazendo até o momento a maior nota: 7.83.

Com apenas 20 anos, Hugo Bittencourt, mostrou bom amadurecimento.

 

O atleta, que vem de ótimos resultados no estadual profissional, fez na sexta bateria a maior nota da segunda fase, sua nota 8, aconteceu numa bela onda onde o atleta usou bastante a borda da prancha para realizar manobras modernas.

Halley Batista decola no Grumari. Foto: Pedro Monteiro / Feserj.

Em baterias de quatro atletas, o evento chegava a sua quartas-de-final. Na estreia da fase, o atual bicampeão carioca Gustavo Fernandes não conseguiu parar Thiago de Sousa, que venceu a disputa deixando Guga na terceira posição.

Na mesma bateria Leandro Bastos fez a maior nota da fase. Acostumado a surfar as ondas do Grumari, Leandro realizou a nota 8.67 numa esquerda muito bem trabalhada.

Aconteceram no final do dia as eletrizantes baterias da semifinal, estavam classificados quatro cariocas e quatro atletas nordestinos, todos com residência na cidade maravilhosa.

A água ferveu na primeira disputa, que iria escolher os dois primeiros finalistas. O baiano Flávio Costa chegou a abrir a contagem liderando metade da bateria com a melhor nota do evento 9,50, mas por somar apenas 4,57, não passou para a semifinal.

Alexandre Almeida rasga com estilo. Foto: Pedro Monteiro / Feserj.

Thiago de Sousa estava na cola e chegou a fazer 8 pontos na sua sexta onda, mas Leandro Bastos mostrou que conhecia o pico e aproveitou os balanços das ondas para ganhar velocidade e projeção em suas manobras, Bastos fez 9,07 pontos que foi somado ao 5,17, totalizando 14,24 em vinte possíveis.

O show de Simão Romão estava por vir. Mesmo com todos os atletas somando sua segunda nota baixa, Simão lutou até o fim e exatamente no minuto final o atleta fez a maior e melhor nota possível, nota 10.

Os juizes consideraram a melhor onda do evento depois do atleta realizar uma bela rasgada seguida de um aéreo muito alto. O local do Arpoador terminou a bateria com somatório total de 15,80 pontos em 20 possíveis, o maior de todo evento.

A segunda semifinal foi marcada por poucas ondas e uma bateria muito acirrada. O carioca Alexandre Almeida venceu o confronto apertado somando um total de 10,46 pontos. O segundo a conseguir a vaga foi o pernambucano Halley Batista, que vinha de uma boa apresentação nas quartas, onde fez um belo aéreo 360º graus.

Deixando o evento com a quinta colocação final, o paraibano Jano Belo chegou a realizar bons aéreos mas acabou derrotado com a diferença de 0,31 pontos para o pernambucano. Quem ficou com o quarto lugar foi Hugo Bittencourt, que chegou a fazer uma boa nota mas não conseguiu a segunda nota para chegar à final.

A categoria Profissional só entra na água no domingo decisivo. As atenções no Grumari estão voltadas a partir deste momento para as categorias amadoras.

 

Paralela à etapa do Profissional, acontecem as disputas válidas pelo ranking ASAG (Associação de Surf e Amigos do Grumari) 2009.

Os confrontos rolam nas categorias Iniciantes, Mirim, Open, Junior, Máster, Feminino e Longboard.

Exit mobile version