Simão Romão enche o tanque na Seletiva Petrobras

0

Simão Romão bateu reto e forte pra se dar bem na primeira etapa da Seletiva Petrobras. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
Numa decisão muito disputada, o jovem carioca Simão Romão, 19 anos, faturou o primeiro título do ano no Circuito Brasileiro de Surfe Profissional de 2005. A grande final da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino foi disputada em ondas irregulares de meio metro na praia de Rio Doce, no domingo de muito calor em Búzios, município de Nísia Floresta (RN).

 

Para faturar R$ 10 mil, Simão derrotou o cearense Angelino Santos (segundo lugar), o atual campeão brasileiro Renato Galvão (terceiro), de Ubatuba (SP), além do paraibano Jano Belo, que ficou em quarto lugar na competição que reuniu 160 surfistas de 13 estados do país.

 

Simão Romão comemora a vitória no Rio Grande do Norte. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
Um grande público compareceu para torcer para os surfistas potiguares, mas Joca Júnior e Danilo Costa acabaram barrados nas semifinais e terminaram empatados em quinto lugar.

 

A vitória foi conquistada nos últimos minutos da bateria final, quando em duas ondas seguidas Simão Romão recebeu notas 6,33 e 5,87 para somar 12,20 pontos. Com isso, superou por uma pequena diferença o cearense Angelino Santos e o paulista Renato Galvão, que computaram iguais 11,83 pontos.

 

No desempate, uma nota 7 deu o vice-campeonato da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino para Angelino Santos, com o atual campeão brasileiro, Renato Galvão, ficando na terceira colocação.

 

Depois de grandes apresentações durante todo o evento, Jano Belo não conseguiu achar boas ondas na decisão e começou em quarto lugar no primeiro ranking da Divisão de Acesso para o SuperSurf de 2006.


?Poxa, não estou nem acreditando. Eu não sabia que estava em primeiro lá dentro, porque estava difícil ouvir a locução. Quando descobri, nem acreditei, estou muito feliz por começar o ano já com uma vitória?, vibrou Simão Romão, que perdeu sua vaga na divisão principal do Circuito Brasileiro no ano passado.

 

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da Seletiva Petrobras

 

 

##

 

 

Angelino Santos, vice-campeão da Seletiva Petrobras. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
?Eu vejo muito os filmes do Andy Irons (tricampeão mundial) e botei na cabeça que vou fazer como ele, que perdeu a vaga no WCT e depois voltou para ser campeão mundial e eu vou lutar bastante para tentar ser campeão brasileiro da divisão de acesso nesse ano?, prometeu o campeão da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino, que ofereceu a vitória aos seus pais.

 

Uma das grandes surpresas nas ondas do Rio Grande do Norte foi o cearense Angelino Santos, que liderou boa parte da decisão, mas quebrou sua prancha em uma onda e acabou perdendo o ritmo da bateria.

 

 

Finalistas Seletiva Petrobras, praia do Rio Doce (RN). Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
?Faltou só um pouquinho de sorte, mas estou amarradão pelo segundo lugar, pois esse é o meu primeiro campeonato profissional e já comecei com o pé direito para tentar uma vaga para o SuperSurf?, disse o surfista de 25 anos de idade e que mora no Rio de Janeiro.

 

?Agora estou morando lá no Sul, tem uma galera lá me dando uma força e vou disputar todas as etapas para atingir este meu objetivo?.

 

Além dele, outros três cearenses chegaram no último dia da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino do Rio Grande do Norte, mas não passaram das quartas-de-final. Quem também ficou em sua primeira apresentação no domingo decisivo foi o paraibano Fábio Gouveia e o alagoano Tânio Barreto, barrados na primeira disputa por duas vagas nas semifinais por Renato Galvão e o paraibano Saulo Carvalho.

 

Outro favorito ao título eliminado nas quartas-de-final foi o baiano Armando Daltro. Já nas semifinais, o maior ídolo do surfe potiguar, Joca Júnior, foi derrotado por Angelino e Galvão junto com Saulo Carvalho na primeira bateria e na segunda Simão e Jano superaram o potiguar Danilo Costa e o gaúcho Daison Pereira.

 

Entre os finalistas, o grande favorito era o ubatubense Renato Galvão, que no ano passado conquistou o título brasileiro do SuperSurf.

 

?Comecei bem a final com uma nota 5,5 e um 6,33, só que depois não consegui mais onda boa, pois as condições do mar estão muito difíceis, mas foi show começar na primeira final do ano?, disse Renato Galvão, 23 anos, que elogiou a realização da Seletiva Petrobras de Surfe Masculino no Rio Grande do Norte.

 

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da Seletiva Petrobras

 

 

##

 

 

Atual campeão brasileiro, Renato Galvão ficou em terceiro lugar.. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
?Achei alucinante essa iniciativa da Petrobras, que vai fortalecer o surfe nordestino. Aqui é um lugar que tem grandes talentos que precisam de incentivo, de patrocínio. A galera daqui nos últimos anos tem ido morar lá no Sul devido a falta de apoio e de eventos aqui no Nordeste. Acho que é muito importante que existam grandes eventos aqui para que eles possam competir em casa também, então parabéns para a Petrobras pela iniciativa?.

 

A Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) também ficou contente principalmente com a organização local para a realização do evento.

 

 

Jano Belo, outro nome forte da nova geração vindo da Paraíba, encerrou em quarto lugar. Foto: Clemente Coutinho / Seletiva Petrobras.
?O Nordeste há muito tempo não recebia uma etapa importante da Divisão de Acesso, então a ABRASP queria aproveitar a realização do Hang Loose em Noronha para encaixar um evento no mesmo período aqui no Nordeste. A Petrobras se interessou e corremos atrás, contanto com um grande apoio das entidades de surfe locais do Rio Grande do Norte, que fizeram de tudo para que o evento fosse um sucesso, como foi?, elogiou Marcelo Andrade, diretor-executivo da ABRASP.

 

?Nosso objetivo é dar oportunidade para os surfistas do Nordeste aparecerem e terem um intercâmbio maior com os surfistas do Sul, pois isso é muito importante para que eles ganhem motivação para seguir carreira no surfe. Estiveram aqui grandes nomes do surfe brasileiro, como Fábio Gouveia, Renato Galvão, Armando Daltro, Léo Neves, enfim, surfistas de ponta do Brasil até no cenário internacional, mas tudo isso só foi possível graças às entidades locais que trabalharam e muito bem na realização do evento?, completou Marcelo Andrade, destacando a participação conjunta da FESURF/RN, ANS e ASBT.

 

A Seletiva Petrobras de Surfe Masculino é uma realização da RM Sports com patrocínio da Petrobras e esta primeira etapa teve apoio da Ecológica, Pittsburg Sanduicheria, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Rádio 95 FM e Prefeitura Municipal de Nísia Floresta, com organização da ABRASP, em conjunto com a FESURF RN (Federação de Surf do estado do Rio Grande do Norte), ANS (Associação Norte-Riograndense de Surf) e ASBT (Associação de Surf de Barra de Tabatinga). 

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos da Seletiva Petrobras

 

Seletiva Petrobras de Surfe Masculino

 

Resultado e Ranking 2005 da Divisão de Acesso

 

1 Simão Romão (RJ) – 1.000 pontos

2 Angelino Santos (CE) – 860

3 Renato Galvão (SP) – 730

4 Jano Belo (PB) – 670

5 Joca Júnior (RN) – 610

5 Danilo Costa (RN) – 610

7 Daison Pereira (RS) – 555

7 Saulo Carvalho (PB) – 555

9 Tânio Barreto (AL) – 500

9 Rodrigo Dornelles (RS) – 500

9 Claudemir Lima (CE) – 500

9 Armando Daltro (BA) – 500

13 Fábio Gouveia (PB) – 450

13 Yuri Sodré (RJ) – 450

13 Martins Bernardo (CE) – 450

13 Messias Félix (CE) – 450