Festival Santos Surf

Sinal verde no Quebra-Mar

0
622x415

Edson Vieira é um dos destaques da Master no Festival Santos Surf. Foto: Silvia Winik / FMA Notícias
 

Com a chegada de uma frente fria na região, a Associação Santos de Surf confirmou a realização do Festival Santos Surf para esta sexta-feira (5), nas ondas do Quebra-Mar. A competição, uma realização da Prefeitura com o patrocínio da Sthill será realizada num único dia, definindo os campeões municipais de 2014 nas categorias open, master, longboard, stand up paddle (Sup), júnior, mirim, iniciante, estreante, petit e feminina.

Neste ano, a Santos Surf e a Prefeitura deram prioridade a um circuito de duas etapas, exclusivo para santistas e com inscrições gratuitas, com as categorias de base, com o claro objetivo de revelar e formar novos valores da Cidade. Os resultados foram excelentes, com a conquista do título paulista petit para Yuri Beltrão o terceiro lugar da estreante para Vinicius Parra. Agora, para encerrar a temporada, além dos novos talentos, estarão reunidos as demais categorias.

“Nosso objetivo foi fortalecer a nova geração, para garantirmos que o surf de Santos volte a se destacar. E vamos prestigiar todas as categorias nesse festival, com a clara intenção de manter a modalidade em destaque”, comenta o presidente da entidade, Marcos Andrade.

O evento, também exclusivo para surfistas de Santos, começa às 8 horas com a categoria open. Destaque para Douglas Noronha, defendendo o título. Depois, entram no mar os mais experientes da master. Nomes como Edson Vieira, Diego Costacurta, Sérgio Panela, Alexandre Felício aparecem entre os principais competidores, querendo novos títulos. “É sempre bom competir em casa. Vai ser uma disputa boa, com uma galera que conhece bem as ondas do Quebra-Mar”, garante Vieira, sem dúvida um dos maiores vencedores quando se fala em título municipal de Santos.

Quem também está garantindo é Anderson Neguinho. Aos 48 anos, ele sempre esteve presente nos campeonatos, nunca quis se profissionalizar, e tenta o seu primeiro título em Santos. “Já fui vice, cheguei perto. Vamos tentar agora”, comenta o atleta. “Participei de todos os campeonatos. Sou da época do Circuito Natural Art, na década de 80”, recorda.

Antes das finais, ao meio-dia, o Festival contará com uma bateria demonstração do Pioneiros Surf Clube, surfistas experientes, que fazem parte da história e do crescimento da modalidade na cidade e no País. Já nas categorias de base, estarão competindo os quatro melhores do ranking, definidos nas duas etapas realizadas.

Entre as atrações, estará Vini Parra, líder em nada menos que três disputas, a estreante, sua faixa etária, a iniciante e a mirim, sendo as duas primeiras com 100% de aproveitamento. Outros atletas que prometem surfar bem são Vitor Luiz, empatado com Vini na mirim, e Jonas Wolthers, número um na júnior.

SHOW MUSICAL – As disputas dos títulos nas ondas serão comemoradas com uma “jam session” com quatro conhecidos músicos santistas, ao lado do palanque, no horário da premiação, por volta das 16 horas. Estarão reunidos Fildzz e Dudu Golzi, da Banda Aliados, Murilo Lima e Tite. “Será um presente para o público e para os atletas, com música de qualidade”, anuncia o presidente da Santos Surf, Marcos Andrade.

Além do sucesso do Circuito Santos Surf, que será encerrado nesta sexta-feira, a Associação festeja outras grandes conquistas neste ano, como a transformação em entidade de utilidade pública, com projeto de lei de autoria do vereador Sadao Nakai, a realização do encontro na Associação Comercial de Santos, abrindo novos horizontes para o mercado de surf, e as aprovações dos projetos do  Promifae, o Programa Municipal de Incentivo Fiscal e Apoio ao Esporte.

“Temos de destacar, também a excelente parceria com a Secretaria Municipal de Esportes, fundamental para a realização do Circuito e nos projetos do Promifae, que garantirão recursos para fomentarmos a revelação de novos atletas”, ressalta Marcos Andrade, lembrando que a Associação também tomou no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Santos, indo de encontro a mais uma de propostas defendidas.

O Circuito Santos de Surf 2014 é uma realização da Prefeitura de Santos, através da Secretaria Municipal de Esportes (Semes), com organização da Associação Santos de Surf, patrocínio da Sthill, apoios de Okumura Temakeria, TV Tribuna, FMA Notícias e Federação Paulista de Surf.